O moderno projeto norte-americano do compacto sportfishing da Sedna da Sedna.
Por Angelo Sfair / Redação Revista Perfil Náutico
Tanto para passear quanto para pescaria, o Sedna XF 335 é um barco de pesca que surpreende. Sua excelente construção faz deste modelo uma embarcação de nível internacional, sem deixar nada a desejar se comparado com outros barcos de sua categoria. Conforto e desempenho para esportivos de pesca é a marca registrada do estaleiro brasileiro, que tem no modelo 335 seu compacto de luxo.
A embarcação conta com uma boca bem larga, o que colabora diretamente no aproveitamento dos espaços. Os quatro metros de largura proporcionam um espaço interno muito maior do que costumamos ver em barcos na faixa dos 30 pés.
A XF 335 é um barco de pesca construído por engenheiros. Desta forma, observa-se uma grande preocupação com a performance, sobretudo, na relação custo-benefício. O projeto é uma parceria entre a Sedna e o escritório americano Donald Blount Associates.
“Percebemos a necessidade de uma embarcação deste porte que fosse moderna e que oferecesse muitas soluções técnicas e de projeto para o usuário ter o que há de mais moderno e eficiente no mercado mundial”, comenta Alberto Clark, um dos sócios da Sedna.
NAVEGABILIDADE
Prática, compacta, ágil e versátil, a XF 335 possui atributos fundamentais para uma boa sportfishing. O seu casco foi projetado especificamente para as condições oceânicas do Atlântico Sul, superando com destreza os mares abertos.
A proa alta, o parabrisas elevado e o teto amplo garantem uma navegação segura e precisa, independentemente das condições climáticas. Um dos grandes trunfos da XF 335 é a sua capacidade de navegar em mar aberto com a mesma segurança e confiabilidade que um barco de 50 ou 60 pés, mas com um consumo de combustível muito menor.
A embarcação também surpreende pela sua navegabilidade. A Sedna XF 335 oferece um ótimo padrão de navegação e supera grande parte dos barcos que se encontram à disposição no mercado náutico brasileiro.
“Nossos clientes fazem pescarias a 100 milhas da costa, pernoitam no barco e já enviamos duas unidades do XF 335 para a Bahia por mar em travessias que duraram 55 horas, ou seja, é um barco preparado para enfrentar qualquer condição de mar em função do seu projeto”, explica Clark.
Casco
Talvez o maior desafio de projetos com menos de 35 pés seja o equilíbrio do casco. Com distribuição de peso semelhante ao de uma lancha de maior porte, a XF 335 faz manobras com facilidade e se comporta bem em condições adversas de navegação. Segurança garantida, seja para um pequeno passeio com a família, seja em grandes viagens oceânicas.
O resultado da parceria entre a Sedna e o estúdio Donald L. Blount and Associates é uma sportfisher única. Viagens mais rápidas e mais suaves, graças a uma propulsão que trabalha parcialmente embutida em semi-túneis, reduzindo o calado e aumentando a eficiência ao reduzir o ângulo dos eixos.
Cockpit
Moldado em uma única peça, o cockpit é muito bem-acabado. Desta forma, ele confere maior resistência e menor índice de vibração e ruídos. O sócio do estaleiro explica que caso fosse executado em várias partes sobrepostas, como é de costume no Brasil, a qualidade cairia muito.
O banco de piloto oferece espaço para duas pessoas. Além disso, um sofá em L localizado ao lado do banco pode recepcionar mais pessoas no posto de comando. O cockpit possui também gabinetes para gelo e cuba, cujas tampas também podem ser utilizadas como assentos.
Espaços internos
Com pé-direito de quase dois metros de altura, o salão é confortável e permite uma boa circulação. Através de um acionamento elétrico, uma excelente dinete se transforma em uma grande cama, na qual se podem abrigar mais convidados para o pernoite.
O camarote principal também possui um bom pé-direito e é muito espaçoso. Os barcos do estaleiro são decorados por uma arquiteta e privilegiam a utilização de materiais sustentáveis.
A cozinha fica a boreste no salão e é completa com cuba, água quente e fria, cooktop, micro-ondas e refrigerador. Já o banheiro é muito amplo e também segue com pé-direito de 2 metros. O vaso sanitário com dimensões residenciais oferece maior conforto.
Pescaria
A área externa é onde os esportistas vão aproveitar a pescaria. Com ótimo aproveitamento de espaços, a XF 335 tem uma popa com quase 6,5 metros quadrados e um solário de proa com porta-copos e objetos. A plataforma de popa tem porta e beiral rebatível.
A embarcação ainda abriga porta-varas, cadeiras de pesca, móveis com viveiros aerados eletricamente para a manutenção das iscas, além de armários e diversas gavetas para melhor acomodação dos equipamentos de pesca.
Já na lista de opcionais, quem quiser pode contar com uma torre de pesca Tuna ou Marlin, plataforma de popa com escada embutida, equipamentos e outras comodidades normalmente encontradas somente em modelos de maior porte.
Motorização
A facilidade de acesso e manutenção da casa de máquinas é outro destaque desta embarcação. A XF 335 leva vantagem neste quesito, pois outros barcos deste porte têm acesso bem complicado.
A facilidade é tamanha devido aos dois pistões hidráulicos que impulsionam a entrada. Quando o barco está navegando, uma tampa no cockpit também dá acesso à casa de máquinas, que possui contramoldes em gel.
“O Sedna XF 335 utiliza dois motores, com potências que variam entre 370 HP e 480 HP, com propulsão de eixo e hélice, e o conjunto propulsor é em Aquamet e Nibral”, aponta Clark.
Desta forma o barco de pesca da Sedna atinge uma velocidade de cruzeiro de 28 nós. Já a velocidade máxima pode chegar a 32 nós. Os motores são a diesel e o tanque de combustível comporta 900 litros. Em velocidade de cruzeiro o consumo fica em 80/ 100 litros por hora, chegando a 140 litros em velocidade máxima.
Com todos estes diferenciais, a XF 335 é para quem gosta de navegar e quer um barco de pesca seguro e confiável.
“O barco é um convertible, isto é, tanto para passear quanto para pescar ele atende aos requisitos de nossos clientes”, finaliza Alberto Clark.
Especificações Técnicas
Comprimento total de casco: 10,22 metros
Comprimento da linha d´água: 8,21 metros
Boca máxima: 3,98 metros
Calado carregado com propulsão: 0,82 metros
Calado leve (descarregado) com propulsão: 0,73 metros
Pontal: 1,95 metros
Ângulo do “V” do casco na popa: 14,5°
Deslocamento carregado: 9,69 toneladas
Deslocamento leve: 7,45 toneladas
Capacidade dos tanques de combustível: 900 litros
Capacidade dos tanques de água: 200 litros
Lotação Máxima (tripulação + passageiros): 12 –
Pernoite: 4
Pé-direito (região da entrada): 1,95 metro
Motorização (pé-de-galinha): 2 x (370 a 480) HP