Quase todos os vencedores deste ano foram definidos nas regatas disputadas no último dia de competição.

Foram 120 barcos, mil velejadores e 70 regatas. O balanço da 45ª Semana de Vela de Ilhabela foi extremamente positivo, tanto pela participação maciça dos velejadores, quanto pela disputa acirrada em praticamente todas as categorias.

Largada disputada nas últimas regatas da Semana de Vela de Ilhabela. Foto: Perfil Náutico.
Largada disputada nas últimas regatas da Semana de Vela de Ilhabela. Foto: Perfil Náutico.

A competição de 2018 foi considerada por organizadores e competidores como uma das melhores da história, marcada pelo equilíbrio e pela ajuda de São Pedro, que caprichou nas condições climáticas.

O diretor de vela, Mauro Dotti, afirma que o evento superou as expectativas. Foto: Perfil Náutico.
O diretor de vela, Mauro Dottori, afirma que o evento superou as expectativas. Foto: Perfil Náutico.

“A expectativa inicial era um pouco de medo. A gente estava com um pouco de receio pela situação do País. Mas tivemos uma grande ajuda de São Pedro. A organização não teve nenhum problema e a adesão de participantes foi bem expressiva. O balanço é extremamente positivo e animador para o próximo ano. Este último dia de regata ainda foi lindo, competitivo. Fechamos com chave de ouro. Estamos com o coração feliz. Que venha a 46ª semana de vela”, comentou Mauro Dottori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, organizador do evento e também velejador.

Além das regatas disputadíssimas em mar, a Semana de Vela de Ilhabela trouxe algumas novidades. Uma delas foi a estreia da classe Multicascos. Seis catamarãs dividiram a raia com os tradicionais veleiros presentes na competição.

Na noite da premiação, que reuniu autoridades e velejadores, o clima foi confraternização e comemoração. O secretário da Turismo da Ilhabela, Ricardo Fanzzini, destacou a maciça participação dos velejadores e da população. Neste edição a ocupação da ilha foi de cerca de 90% de sua capacidade, segundo a organização.

Secretário destaca a participação maciça de velejadores e população no evento. Foto: Edu Grigaitis
Secretário destaca a participação maciça de velejadores e população no evento. Foto: Edu Grigaitis

O velejador Edson Flávio Tomé, que está em sua terceira participação no evento e agora levou o primeiro lugar na categoria Bico de Proa A, garante que ano que vem estarão de volta.

“Estamos muito felizes em ter participado da Semana de Vela de Ilhabela. Terminar com uma vitória foi melhor do que a gente imaginava. Certamente ano que vem estaremos aqui novamente”, comentou.

Crioula brilha como o grande campeão

O barco gaúcho Crioula sagrou-se o grande campeão da 45ª Semana de Vela de Ilhabela. A equipe do Veleiros do Sul teve o melhor desempenho nas categorias ORC e IRC nas oito regatas realizadas ao longo da semana, além de escrever o seu nome na história do evento, com o recorde da regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil (6h01min42).

Veleiro Crioula foi um dos destaques da Semana de Vela. Foto: Perfil Náutico.
Veleiro Crioula foi um dos destaques da Semana de Vela. Foto: Perfil Náutico.

Com todas essas vitórias o Crioula acumulou o título do Sul-Americano de ORC e IRC, disputado em paralelo, e os títulos das duas categorias na Semana de Vela de Ilhabela.

O velejador Fabrício, do Crioula, comemora o bom momento. Foto: Perfil Náutico.
O velejador Fabrício, do Crioula, comemora o bom momento. Foto: Perfil Náutico.

“Para a gente foi muito bom estar na Semana de Vela de Ilhabela. Estamos planejando desde o início do ano participar deste campeonato. Estamos em ritmo legal de regatas, com a equipe em sintonia. Grande parte do grupo já navega junto há uns nove anos. Ficamos muito felizes!”, comentou o velejador Fabricio Streppel, do Crioula.

C 30 disputada até os últimos minutos

Uma das disputas mais equilibradas da Semana de Vela de Ilhabela foi a da classe C-30, formada por barcos iguais de 30 pés. No sábado, antes de iniciarem as regatas finais, pelo menos quatro veleiros tinham chances de conquistar o título. O Caiçara UV.Line, que um dia antes levou o título no Brasileiro, estava iluminado e também levou a melhor na Semana de Vela.

Os campeões do Caiçara comemoram logo após o final da última regata. Foto: Perfil Náutico.
Os campeões do Caiçara comemoram logo após o final da última regata. Foto: Perfil Náutico.

Veja todos os campeões

BDP A – Tranquilo II
BDP B – Cambada 1
Clássicos – Madrugada
HPE25 Geral – Ginga
HPE25 Silver – Espetáculo
C30 – Caiçara U.V.Line
IRC Geral – Asbar IV
IRC A – Crioula
IRC B – Asbar IV
ORC Geral – Crioula
ORC A – Crioula
ORC B – Mad Max
ORC e IRC – Crioula
RGS Geral – Rainha Empresta Capital
RGS A – Zeus
RGS B – BL3
RGS C – Rainha Empresta Capital
Multicascos – Mente Sã

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here