O maior veleiro de passeio da América Latina tem quase 100 anos

O que dá para se fazer de novo quando se tem quase 100 anos? O barco Atrevida, por exemplo, foi lançado ao mar em 1923 e disputou em 2019 sua primeira Refeno. A regata foi uma novidade para a maioria da tripulação, que chegou ao Recife pela primeira vez.

Veleiro atrevida/Divulgação

O Atrevida foi construído em 1923 em Boston, nos Estados Unidos, com o nome de Wildfire. A embarcação foi feita para disputar regatas e conquistou a primeira logo no ano de estreia, a Vincent Ator Cup, em Nova York.

O barco ganhou a nomenclatura atual em 1946, ano em que chegou ao Brasil. São 95 pés de comprimento (29 metros), números que o dão o título de maior veleiro de passeio da América Latina. Já com a bandeira brasileira, na década de 1950, virou ponto de encontro de reis, rainhas, presidentes artistas.

No início dos anos 2000 acabou afundando na baía de Guanabara e, anos mais tarde, foi vendido como sucata para o atual dono. Após uma grande reforma, o barco voltou a desfilar por águas brasileiras. Possui dois mastros com cinco velas que chamam a atenção até mesmo de quem não entende do esporte.

Tecnologia de última geração 

Desde que atracou em águas brasileiras, a embarcação já passou por diversos proprietários. O veleiro é feito de madeira, aço e chumbo. Ao todo, são 85 toneladas de peso.

O tamanho do Atrevida sempre impressionou por onde passou. O jornal “Diário Carioca”, do Rio de Janeiro, relatou em 1946 a passagem do barco pelo Recife. O periódico definiu a presença da embarcação pelo porto recifense como “uma grande novidade” para o público.

O Atrevida não deixa nada a desejar em tecnologia a nenhum outro veleiro da atualidade. Desde GPS até cordas, é tudo de última geração.

Atrevida: um clássico centenário, jovem e atual

O Atrevida é um clássico. Um lindo barco que mantém algumas características bem próximas das originais, como o convés. É claro que várias mudanças foram feitas ao longo dos anos, mas sempre buscando mandar o design original.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here