A evolução dos Barcos elétricos

O Boat Show de Cannes no ano passados teve um recorde de barcos híbridos ou elétricos expostos. Um dos eventos mais importantes da navegação no mundo apostou alto no que pode ser o futuro dos mares.

barcos-elétricos-motor

Os carros elétricos já fazem parte do mercado. O símbolo antes era o hibrido Prius, da Toyota. Mas a Tesla mostrou que pode fazer automóveis de ponta 100% impulsionados por energia elétrica.

tesla
interior Tesla

Os carros são fabricados em modelos esportivos com diversos motores, aparatos tecnológicos e outras amenidades que fazem você viajar para o futuro. Estas novidades e o custo baixo de abastecimento fizeram dos carros elétricos uma realidade.

Barcos elétricos estão dando os primeiros passos

barcos-elétricos-futuro

A escolha de uma energia mais limpa e barata, diferente da terra, ainda está engatinhando no mar. Inclusive os estaleiros que constroem esses barcos “importam” soluções e ideias das empresas automobilísticas.
Um dos motivos que faz o mercado dos barcos crescer são novas legislações ambientais nos Estados Unidos e na Europa. Estas leis proíbem barcos normais de navegarem em reservas, fontes de água limpa e locais históricos. As mesmas proibições não se aplicam aos barcos elétricos.

Ferramentas de tecnologia avançada ainda não são um quesito de escolha na hora de comprar um barco. Mas diversos equipamentos podem fazer sua navegação mais fácil, econômica e segura.

Evolução de armazenamento de energia

Autonomia baixa e valor de compra são os principais fatores que assustam os compradores de barcos elétricos. O mesmo aconteceu, e ainda acontece, com os automóveis.
Mas a tecnologia de armazenamento de energia está andando a galope. Cada vez as baterias são menores e mais poderosas.

jet-ski-eletrico Barcos Elétricos devem movimentar 20 bilhões de dólares até 2027
Já existem mais de 100 estaleiros no mundo produzindo barcos ou navios elétricos de acordo com um estudo da IDTechEx. O mesmo estudo aponta que o setor é fragmentado, mas altamente lucrativo. Até 2027 os barcos elétricos devem movimentar mais de 20 bilhões de dólares.

barcos-elétricos-jet
Barcos recreativos elétricos dominam o mercado. Pequenos submarinos individuais e até jet skis híbridos são encontrados atualmente. Os navios comerciais também já têm uma parcela no mercado dos motores elétricos ou híbridos. Isto seria uma ótima notícia para o meio ambiente, pois o transporte marítimo é umas das industrias com maior emissão de co2 no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here