Começou a ser comercializada em 1986

Carbrasmar 41
Carbrasmar 41

A Carbrasmar 41 é prova de que modelos antigos resistem ao tempo e podem continuar sendo competitivos. A lancha do estaleiro Carbrasmar está sendo vendida no Brasil desde 1986 e, desde então, tornou-se um ícone para a pesca oceânica esportiva e está entre as mais vendidas do estaleiro. Assim como todas as embarcações do estaleiro, a 41 foi projetada pelo renomado Joaquim Kuster, que ainda deixou seus conhecimentos ao seu único estagiário e aprendiz ao longo de sua carreira: Cláudio Freitas, atual engenheiro-chefe da Carbrasmar.

Dentre os diferenciais da 41 estão baixo custo de manutenção, projeto estrutural todo em divinycell e resina e uma navegação adequada às características da costa brasileira. Esses diferenciais e algumas outras peculiaridades da embarcação, segundo o diretor-presidente da Carbrasmar, Marcus Campos, são possíveis devido ao fato de o estaleiro ser 100% nacional e o mais antigo do país.

“Temos um longo processo de pesquisa e expertise em atender reclamações, o que nos tornou um estaleiro que conhece os diferenciais da costa brasileira”, explica Campos. “Isso nos permitiu criar barcos especialmente feitos com materiais e técnicas para se navegar no mar brasileiro.”

Pelo que tudo indica, apesar da “maturidade”, a Carbrasmar 41 está longe de ser aposentada ou se tornar obsoleta. De acordo com o diretor-presidente, para se manter atual, a lancha vem passando por algumas modernizações, como nos materiais de construção e na iluminação. Mas a fórmula para tanto sucesso vai mais além. “O segredo de continuar no mercado há tanto tempo é o próprio barco. Ele foi um sucesso desde o seu lançamento porque é perfeito para o que se destina.”

Sportfischerman na competição e cruiser para a família

Carbrasmar 41
Carbrasmar 41

Apesar de ser um projeto lançado há tantos anos, a Carbrasmar 41 tem acompanhado as tendências da indústria náutica. Segundo Marcus Campos, além de ser um barco projetado para atender o público que quer praticar a pesca esportiva, a Carbrasmar 41 ainda conseguiu, ao longo dos anos, se adequar às necessidades de levar a família a bordo. “É uma sportfischerman na hora da competição e uma cruiser quando o assunto é família.” Isso porque o barco alia segurança e esportividade em sua estrutura. “Conseguimos atender os dois lados”, simplifica Campos.

O conforto da embarcação fica por conta das três cabines, que comportam quatro pessoas para pernoite. Uma delas é suíte, equipada com materiais de primeira linha e alta qualidade. A lancha ainda pode ser customizada no design interior e nos acabamentos para dar um toque mais pessoal de acordo com o gosto do cliente. A cozinha vem com bancadas em silestone, metais de primeira linha, armários com portas basculantes e gavetas com corrediças telescópicas.

Porém, segundo o diretor da Carbrasmar, o grande diferencial do design do barco é o projeto estrutural todo em divinycell e resinas nobres. Como essa é uma tecnologia implantada ao projeto cerca de doze anos atrás, não está no projeto original da Carbrasmar 41. “Essa foi uma das mudanças que fizemos ao longo dos anos na lancha”, conta. O divinycell é uma espuma de PVC de alta densidade que não absorve absolutamente nada de água. Ou seja, o peso da embarcação é mantido ao longo dos anos, ao contrário do que acontecia antigamente.

De igual para igual com os estrangeiros

Carbrasmar 41
Carbrasmar 41

No quesito tecnologia, a Carbrasmar 41 também não deixa por menos. A embarcação utiliza painéis certificados e importados dos Estados Unidos, além de ter todos os acessórios dos barcos mais modernos, como GPS, piloto automático (opcional), tecnologia de som e imagem (TVs de LED e MP4). “O nível do nosso barco é como qualquer outro de estaleiros de outros países; não ficamos devendo nada por sermos 100% nacional”, diz Campos.

O desempenho da 41 chega a 34 nós, revelando uma ótima velocidade de cruzeiro.

Especificações técnicas:

  1. Material do casco: Fibra de vidro
  2. Comprimento/Boca: 13,40 / 4.20
  3. Calado com propulsão: 1,16
  4. Ângulo do V na popa: 18
  5. Peso (com motor mais usado): 14.000
  6. Combustível/Água: 1.000 / 360
  7. Pessoas (dia/noite): 12 / 4
  8. Camarotes/Banheiros: 2 / 1
  9. Pé-direito (cabine/banheiro): 1.95 / 1.95
  10. Motorização: 2 X 435 HP, centro

Estaleiro Carbrasmar

A fábrica da Carbrasmar fica na Penha Circular, no Rio de Janeiro, onde tudo começou, há 58 anos, quando o estaleiro foi fundado e foi um dos pioneiros em lanchas de passeio no Brasil. A direção da Carbrasmar é feita atualmente por três irmãos: Marcus, Marcelo e Márcio Campos. Segundo Marcus, o estaleiro foi comprado por sua família por volta de 1994, quando a Carbrasmar deu uma paralisada na sua produção.

“Nosso pai foi um grande colaborador e usuário. Então comprou a marca e assumiu. Foi uma paixão que virou negócio.” Literalmente.

(21) 2105-1333
www.carbrasmar.com
Rua do Alho, 948 Penha Circular – Rio de Janeiro

Por Amanda Kasecker

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