A CBVela – Confederação Brasileira de Vela se faz presente na Semana de Monotipos com sua equipe técnica, liderada pelo gerente de eventos Walter Böddener. O torneio vale também como o 6º Campeonato Sudeste Brasileiro da Classe SNIPE e a 2ª Etapa do Circuito “Rei da Ilha” de Kitesurf Hydrofoil.

Walter, primeiro a esquerda – Ilhabela/Divulgação

Estão programadas seis regatas para todas as classes. Especificamente para a classe Kitesurf Hydrofoil, a programação é de dez regatas. As regatas contam com mais de 200 competidores. E a CBVela entra com apoio institucional e técnico, tanto na comissão de regatas como nos protestos. A Confederação Brasileira de Vela tornou-se a entidade nacional responsável pela vela no país a partir de 2013, com o apoio das Federações Estaduais de vela, representando os velejadores, classes e clubes.

”É um evento sensacional em Ilhabela, estivemos presentes com as autoridades locais. Há muitas coisas acontecendo por aqui.  Na abertura, o vento demorou a entrar, mas logo os atletas foram para água e puderam competir com vento leste de até 15 nós”, contou Walter Böddener.

Abertura- Ilhabela/Divulgação

A Semana de Monotipos antecede a Semana Internacional de Vela

”A Semana de Monotipos é um evento tradicional e que tem total apoio da CBVela. Sempre participam atletas de todas as idades, incluindo a nova geração em Ilhabela. Vivemos um período especial com nossa vela jovem, Top 10 no Mundial da Juventude e com resultados expressivos no mundial de Optimist. Estamos satisfeitos com a adesão de tantos participantes, mais de 200 inscritos”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) e logo após os atletas foram as regatas. A partir de sábado (16), as provas têm início às 13h. A taxa de inscrição da Semana de Monotipos foi uma cesta básica por embarcação.

”Os velejadores são os artistas principais deste evento. Nada aconteceria sem eles e a equipe de apoio. Temos um orgulho muito grande de ter estruturado melhor a Escola de Vela, que já está rendendo frutos para Ilhabela e para o Brasil”, declarou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Ilhabela – Foto: Caio Souza/On Board Sports

A Semana de Monotipos antecede a Semana Internacional de Vela e reforça o título de Capital Nacional da Vela, fomentando o turismo, a geração de renda, além de movimentar a economia da cidade durante a baixa temporada.

O secretário de Esportes, Harry Finger destacou a importância de promover a vela. ”Somos conhecidos como a Capital Nacional desse esporte. Todos os meses temos regatas, campeonatos Sul-Americanos, Brasileiros e Mundiais e a nossa Semana de Vela”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here