Uma aventura de proporções inéditas no Brasil, envolvendo um dos projetos mais inovadores das embarcações a vela do país!

Há praticamente dois anos, a FAMÍLIA SCHURMANN vem se dedicando à construção de Kat, uma das peças fundamentais da Expedição Oriente. Nas redes sociais, os seguidores da primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro acompanharam cada etapa do processo. E assim, no estaleiro em Itajaí, Santa Catarina, mais um sonho acaba de virar realidade.

Veleiro Kat no mar catarinense, pronto para zarpar em 21 de setembro
Veleiro Kat no mar catarinense, pronto para zarpar em 21 de setembro

A praticamente um mês da partida da Expedição Oriente, o novo veleiro da FAMÍLIA SCHURMANN chega ao mar pela primeira vez. Reunindo elementos de alta tecnologia, inovação e sustentabilidade, a embarcação foi oficialmente batizada como Kat em homenagem à encantadora Kat Schurmann, filha caçula do casal, falecida em 2006. Seguindo a tradição de marinheiros de todo o mundo, a FAMÍLIA SCHURMANN se reuniu para uma cerimônia, que incluiu a mística quebra de uma garrafa de champanhe no casco da embarcação para proteger o veleiro de eventuais perigos do mar.

Heloísa Schurmann quebra garrafa de champanhe no batismo oficial do veleiro Kat
Heloísa Schurmann quebra garrafa de champanhe no batismo oficial do veleiro Kat

Pronto e devidamente batizado, o novo veleiro fica em Santa Catarina até o dia 21 de setembro de 2014, data da partida da FAMÍLIA SCHURMANN em sua Expedição Oriente.

Durante dois anos, Kat percorrerá cerca de 30 mil milhas e passará por quatro oceanos, cerca de 50 portos em 29 países distribuídos em cinco continentes. Terceira grande aventura ao redor do mundo a bordo de um veleiro, a Expedição Oriente coloca a FAMÍLIA SCHURMANN na rota de polêmicas teorias que defendem os chineses como os primeiros grandes navegadores e, consequentemente, descobridores do planeta. Para esta missão, os Schurmann construíram o próprio veleiro, associando alta tecnologia e sustentabilidade. Kat conta, por exemplo, com geradores eólicos, painéis solares, bicicletas ergométricas capazes de gerar energia, sistema de tratamento de efluentes de águas, composteira para lixo orgânico, entre outras inovações.

Tudo começou há… 30 anos, quando a FAMÍLIA SCHURMANN decidiu romper padrões e convenções para realizar um sonho. Em 14 de abril de 1984, Vilfredo e Heloísa Schurmann partiram de Florianópolis, em Santa Catarina, com os filhos Wilhelm, David e Pierre – na época, aos 7, 10 e 15 anos, respectivamente – com o objetivo de dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Para isso, deixaram para trás, casa, carro, trabalho, escola e o conforto da vida em terra firme. A viagem que inicialmente duraria dois anos se estendeu para dez. E, com a realização de um sonho, os Schurmann entraram para a história.

Em 1997, uma nova aventura: a Expedição Magalhães Global Adventure, acompanhada por milhões de pessoas no Brasil e em mais 43 países, via internet e TV. Já com a recente Expedição U-513 – Em Busca do Lobo Solitário, a FAMÍLIA SCHURMANN conseguiu, pela primeira vez na história do país, encontrar um submarino alemão, afundado na costa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. A poucas semanas de uma nova aventura, de proporções inéditas, a tripulação Schurmann está pronta para a fascinante Expedição Oriente, que conta com o patrocínio da Estácio, HDI Seguros e Solvi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here