Prinses Margriet

A primeira encarnação do iate Sherakhan foi como Prinses Margriet, um famoso navio de treinamento para a marinha mercante da Holanda, lançado em 1966 para o Instituto Marítimo Holandês Willem Barentsz, operando em Terschelling. Ele serviu seu país preparando os marítimos para uma carreira segura na água, primeiro como embarcação de treinamento e, posteriormente, como albergue para os cadetes. Mas após quatro décadas de serviço, o Prinses Margriet foi desativado e deixado atracado na costa de Terschelling com um futuro incerto pela frente.

Prinses Margriet/1966/Foto: Sand People Communication/Divulgação

Como um navio de treinamento de ponte dupla, pesada e volumosa, ele ofereceu pouco apelo estético óbvio e, para os não capacitados, era um alvo improvável para uma grande reforma. Mas o mais importante é que seu casco de aço estava em perfeita ordem, apesar de 45 anos de trabalho duro no ambiente do oceano salgado. O metal galvanizado havia se deteriorado em apenas um milímetro desde o seu lançamento e ainda tinha três centímetros de espessura (comparado a muitos cascos modernos de iate, que precisam ter apenas oito milímetros).

Em 2002 foi adquirido por Jan Verkerk

Não é incomum que os grandes iates tenham uma história interessante, mas a fascinante história da transformação do luxuoso iate Sherakhan é única em todos os aspectos. Sherakhan é um iate com casco de aço de 69,7 metros que acomoda 26 pessoas em 13 cabines, com uma tripulação de 19 a bordo. Em 2002, ele foi adquirido pelo empresário holandês de hotelaria Jan Verkerk e passou por uma reforma intensiva de três anos, que incluiu uma revisão técnica completa e uma atualização completa do interior com o design da Rijntjes Interior Design. Sua reforma mais recente no interior foi concluída em 2017. Desde o seu lançamento no cenário de fretamentos de super iates, ele se tornou uma embarcação altamente popular, com uma forte reputação por atrair clientes fiéis.

Iate charter inovador

Aqui, revelamos os detalhes notáveis ​​de como Jan Verkerk, um empresário visionário e marinheiro apaixonado, transformou em realidade seu sonho de criar um iate charter inovador.

Depois de décadas de reforma, conversão e construção de muitos barcos e iates, respaldados por sua extensa experiência em mecânica, uma vida inteira de vela, um olhar sagaz para o potencial e um amor pelo desafio, Jan Verkerk, estava pronto para iniciar um novo projeto.

A transformação para o luxuoso iate Sherakhan

Em 2002, quando a curiosidade e a ambição cresceram, Verkerk e Rijntjes foram procurar um iate maior para afretar. Os dois viram o potencial para um novo projeto: um que pudesse acomodar mais do que o número de convidados permitido em embarcações certificadas para iate, podendo oferecendo luxo e conforto em um ambiente caseiro. Os desenhos foram elaborados para um projeto de nova construção e, quando Verkerk encontrou o Prinses Margriet adormecido e em uma condição tão marcante, ele sabia que o barco oferecia a solução perfeita.

Sua condição de casco foi a principal razão para comprá-lo, diz Verkerk, mas sua conformidade com SOLAS existente também foi de grande benefício. Isso significava que ele tinha o potencial de ser adaptado para se parecer com um super iate, mas teria permissão legal para levar mais de 12 passageiros, desde que as adaptações permanecessem dentro dos rígidos padrões regulamentares.

Grande reestruturação para o seu novo papel no iatismo

E assim, em 2002, Verkerk assumiu o desafio mais técnico de sua carreira até agora: um projeto de três anos para converter o Prinses Margriet em um super iate de ponta cabeça que causaria um impacto significativo no mercado de fretamentos. Verkerk trabalhou incansavelmente com Rijntjes para planejar tudo até o último detalhe, chamando sua formação em engenharia para informar as decisões técnicas enquanto Rijntjes mergulhava na reforma do interior.

Os desenhos finais foram elaborados com o KMC & KHMB Enkhuizen, que envolveu uma grande reestruturação da superestrutura e da popa.

 O aço pesado seria substituído por alumínio e o arco elevado para torná-lo mais proeminente e alinhado com as proporções clássicas dos iates. Uma grande área foi removida da popa da canoa para permitir uma passarela de embarque e uma seção de abertura para o embarque da popa à embarcação.

Substituídas 200 toneladas de aço por 60 toneladas de alumínio

No total, foram substituídas cerca de 200 toneladas de superestrutura de aço por 60 toneladas de alumínio. O projeto concluído exigia 75 toneladas de alumínio, 40 toneladas de aço e 10 toneladas de aço inoxidável.

Do convés principal para baixo, todos os equipamentos e sistemas técnicos precisavam ser substituídos, exceto o eixo da hélice em banho de óleo com 212 mm de diâmetro, um gerador de emergência, três bombas de reator, alguns guindastes de lançamento restaurados recentemente e os botes salva-vidas originais em conformidade com SOLAS.

Casa de máquinas mantida no local, mas   conteúdo completamente atualizado

Verkerk decidiu manter a casa das máquinas em sua localização original, mas seu conteúdo deveria ser atualizado completamente. Nos 45 anos de serviço prestado pelo motor, ele acumulou mais de 100.000 horas e, portanto, precisava ser substituído. Um único Caterpillar 2512 B DI-TA de 1.014kW foi cuidadosamente selecionada para atender às novas necessidades das operações do iate. Como um super iate de deslocamento em aço, a nova velocidade máxima do luxuoso iate Sherakhan seria de respeitáveis 13 nós.

Novos geradores foram instalados , além de um conjunto de modernos sistemas hoteleiros e medidas de segurança e incêndio. Foi dispensada atenção especial e inúmeras horas de trabalho na redução de ruído e vibração para proporcionar o máximo conforto aos hóspedes a bordo, a ponto de nem conseguirem saber se o gerador ou o ar-condicionado estavam ligados.

O design interior do iate Sherakhan foi realizado inteiramente por instinto por Rijntjes e Verkerk. Devido às limitações da conformidade com SOLAS, havia muitos desafios criativos na seleção de materiais que podiam ser utilizados. Uma combinação de tons e acabamentos naturais compensados ​​por obras de arte impressionantes empresta uma atmosfera confortável e caseira.

 Salão é destaque no convés principal do luxuoso iate

Sem dúvida, a característica mais eminente do iate é o seu impressionante salão, que ocupa um lugar de destaque no centro do convés principal e superior do iate. Com 20 m de comprimento e 9 m de largura, é ainda mais grandioso graças ao seu teto de altura dupla que se estende por 7 m além da galeria de um menestrel acessada por duas escadas de vidro e aço com varandas de piso aberto. A luz banha a sala de cima através do fundo opaco de vidro de uma enorme piscina de spa, que foi especialmente cortada na superestrutura com design especializado e habilidade de engenharia, devido ao seu peso de 350 kg.

O piso de mármore grego com tons de caramelo e guarnição de teca envernizada é cercado por um carpete esbranquiçado. À popa do salão, há uma área de descanso com duas áreas de assentos assimétricas, de frente para uma grande televisão e lareira, respectivamente. Um piano de cauda branco fica ao lado do bar e uma pista de dança de bijuteria para se divertir após o jantar, enquanto a galeria acima serve como um excelente local para uma reflexão tranquila durante o dia ou coquetéis antes do jantar. As portas duplas do salão levam a uma grande área de refeições ao ar livre com capacidade para 26 hóspedes.

No terraço, esplêndida piscina de spa para 18 pessoas

O amplo terraço conta com a esplêndida piscina de spa para 18 pessoas com fundo de vidro e um bimini fixo para sombra, cercado por espreguiçadeiras. Uma área de churrasco e um bar na parte de trás do terraço são o local perfeito para um coquetel de sol.

A suíte máster de 50m2 , localizada na parte frontal do iate proporciona as melhores vistas a bordo. Compreende um lounge, banheiros para ele e ela (que podem ser convertidos em uma cabine adicional) para complementar o quarto grande. O quarto também possui um terraço privado.

As 10 cabines adicionais de 30 m2 (quatro no convés principal e seis no convés inferior) têm camas de casal ou duas camas king-size, duas das quais com um quarto infantil conectado com beliches duplos. Nomeado em homenagem a autores célebres, cada um dos quartos é decorado de forma exclusiva e recebe espaço adequado para relaxar, caso os hóspedes prefiram um pouco de privacidade. Também se encontra no convés inferior a biblioteca, decorada no estilo de um clube de cavalheiros, além de um salão de beleza com equipe permanente e pessoal certificado.

No convés inferior Spa, sauna e piscina central elevada

Além das comodidades de bem-estar disponíveis, está o Spa de la Sirene, no convés inferior, um vasto espaço que inclui sauna e piscina central elevada, com mosaicos metálicos representando uma sereia olhando para um banho independente. Uma academia completa a oferta, convenientemente localizada ao lado da sauna pós-treino e das opções de banho. Como esse espaço é localizado abaixo da linha de água, Rijntjes incorporou inteligentemente vigias com iluminação traseira e luzes coloridas para garantir uma atmosfera relaxante.

Desde sua conversão e relançamento inicial em 2005, o luxuoso iate Sherakhan se beneficiou de várias atualizações e reformas menores para garantir que ele esteja sempre em ótimas condições para os hóspedes. A última e mais extensa reforma foi concluída no estaleiro holandês ICON Yachts em dezembro de 2017, incorporando uma paleta nítida e contemporânea de brancos discretos e esbranquiçados, complementada por uma variedade de texturas refinadas. Sherakhan continua a evoluir de acordo com os gostos contemporâneos e as novas tecnologias disponíveis, mas continua fiel à sua essência original, criada por Verkerk ao longo das inúmeras horas gastas em imaginar o iate perfeito para o entretenimento. Uma casa longe de casa, ela é e sempre será o anfitrião perfeito para todos aqueles que a alugam.

 

 

 

 

 

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