Destino português tem virada do ano e queima de fogos digna de Livro dos Recorde

A Ilha da Madeira, região autônoma de Portugal, é um destino encantador para ser visitado o ano todo. E a partir de dezembro, o destino se prepara para receber turistas do mundo todo com decoração, luzes e uma agenda cheia de comemorações. Unindo as tradições da ilha portuguesa aos costumes religiosos, o resultado são várias semanas de festas inesquecíveis e ideais para receber o Ano Novo.

Queima de Fogos de Artifício – Réveillon Ilha da Madeira – Foto: Turismo da Madeira

A programação das festas de Natal e Réveillon na Ilha da Madeira contará com um rico e extenso programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas de 1º de dezembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023.

Festejos começam no inicio de dezembro

O pontapé inicial dos festejos é a inauguração das iluminações decorativas nas ruas do Funchal no começo de dezembro. E o auge das festas é o famoso espetáculo de fogos de artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guinness em 2006, como o maior espetáculo do mundo.

Neste período de festas, Funchal enche-se de luz, cor e melodia. A Placa Central da Avenida Arriaga terá atrações diárias com bandas filarmônicas, grupos de folclore e concertos. Espetáculos de luz se espalham por toda a cidade e trazem ainda mais alegria e emoção a esta época e um Presépio de Natal, com as doze figuras tradicionais dos festejos natalinos, servirá de cenário para representação do nascimento do menino Jesus.

À meia-noite do dia 31 de dezembro haverá um show pirotécnico grandioso com a queima de fogos de artifício, com efeitos que combinam design moderno e efeitos nunca vistos na passagem de ano na região. O espetáculo terá duração de oito minutos e será distribuído em 59 postos localizados no Anfiteatro do Funchal.

Queima de Fogos de Artifício – Réveillon Ilha da Madeira – Foto: Hugo Reis

Confira outras atrações na Ilha da Madeira: 

Mercadinho de Natal

Composto por várias casinhas com decoração natalina, o Mercadinho de Natal é o local perfeito para o visitante encontrar os mais diversos produtos regionais como a gastronomia caraterística da época, as plantas, as frutas, o vinho Madeira, o mel de cana e seus derivados. O mercadinho de Natal fica na Avenida Arriaga, mesmo local onde se encontra o Pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional, um espaço para ver e adquirir bordado e artesanato regional, além de degustar iguarias de Natal com vinho Madeira.

 

Aldeia Etnográfica

Instalada no Largo da Restauração, a Aldeia Etnográfica representa ao vivo várias tradições, artesanato, gastronomia, folclore e dois presépios tradicionais, promovendo a cultura madeirense.

ogos de Artifício – Réveillon Ilha da Madeira – Foto: Francisco Correa (

Cantar dos Reis

Este concerto aberto ao público comemora a chegada dos Reis Magos e o encerramento dos festejos. Na ocasião, a tradição madeirense do Bolo-Rei é reavivada. Diz a tradição que o bolo contém em seu interior uma fava e um brinde. Quem receber a fatia com a fava terá que comprar o bolo no ano seguinte e quem receber a fatia com o brinde, comprará as bebidas. O Cantar dos Reis acontecerá no auditório do Jardim Municipal, dia 5 de janeiro de 2023, às 21 horas.

 

Viagem solo pelo arquipélago da Madeira

A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, é ideal para viajar em qualquer época do ano e agrada todo tipo de perfil de viajante. Existem atrações para famílias, casais, grupo de amigos e para quem está desacompanhado(a).

Para quem viaja solo, é possível percorrer a ilha toda de forma segura e tranquila, alugando um carro que dará liberdade e autonomia, em um itinerário com atividades perfeitas e incríveis para curtir sozinho(a).

Porto Santo – Foto: Andre Carvalho

Com um território montanhoso que atinge grandes altitudes, a Ilha da Madeira conta com diversos pontos que oferecem vistas deslumbrantes. Esses cenários incluem mar, uma charmosa capital, montanhas e a Floresta Laurissilva. O mirante mais conhecido é o Cabo Girão, localizado em Câmara do Lobos a 580 metros de altura e que conta com uma passarela suspensa de vidro, conhecida como skywalk.

Na mesma cidade fica o Curral das Freiras, único ponto da ilha de onde não se pode ver o mar, e o Estreito de Câmara de Lobos, onde se fabrica o vinho Madeira, a principal iguaria da região.

Canais de irrigação construídos há mais de 400 anos

Por toda a Ilha da Madeira, existem antigos canais de irrigação conhecidos como levadas, construídos há mais de 400 anos para levar água do norte para o sul da Madeira. São mais de 200 levadas ao longo de cerca de 3 mil quilômetros que formam caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa, onde se pode fazer longas e agradáveis caminhadas.

Outra maneira popular e incrível de aproveitar os belíssimos cenários naturais da Ilha da Madeira é sobre duas rodas. Basta alugar uma bicicleta e explorar uma das inúmeras trilhas que passam por diferentes lugares e em percursos de diferentes níveis. Para finalizar o roteiro solo pela Madeira, é imprescindível passar pelo menos um dia nas praias de Porto Santo e desfrutar do sol e da brisa do mar para relaxar.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here