Ideal para pescaria em águas costeiras
A Oceania 30WA é um barco direcionado à pesca esportiva, que comporta até quatro pescadores. Seu casco estilo walk-around permite a livre circulação ao redor, item de extrema importância para a categoria, oferecendo conforto a bordo e uma navegação segura, com “V” acentuado na proa, adequado para o uso em águas agitadas. No entanto, os diversos itens de série que acompanham esta lancha a tornam bastante completa, proporcionando conforto também para passeios com a família ou amigos em até 11 pessoas.
O barco, desenvolvido pelo estaleiro Oceano Yachts da Espanha, em parceria com a Sailor Brasil, é fabricado na China e tem versões diferenciadas para Espanha, Noruega, Rússia, Nova Zelândia, Austrália e Brasil, sendo a brasileira a mais completa de todas, para atender a exigência do nosso público. “O projeto surgiu da demanda, inicialmente europeia e agora também no Brasil, de cascos que permitissem o uso durante o ano inteiro, independentemente das estações do ano, tanto em sol como na chuva”, declara Fábio Réa, gerente geral da Sailor Brasil. “Pensamos também em detalhes de conforto que normalmente não se consideram em barcos de pesca, como refrigerador, duchas pressurizadas de água doce e salgada, banheiro amplo e com ducha separada, vaso sanitário elétrico com tanque de retenção e etc., permitindo assim fazer o uso misto, entre pescar com amigos ou passear com a família”.
Sofisticação e itens exclusivos
Para o padrão brasileiro, a Oceania 30WA não é um barco barato, mas também não há no mercado nacional nenhuma lancha parecida, tanto em estilo quanto em material empregado em sua construção. As ferragens fabricadas na Coreia do Sul são de aço inox 316 L, o que significa ausência total da ferrugem comum no guarda-mancebo, nos cunhos e nos parafusos. Guincho para âncora, limpador de para-brisa e sistema completo de água doce e salgada, vaso sanitário elétrico e o grande viveiro para iscas vivas no espelho de popa fazem parte da longa lista de equipamentos de série. A caixa para armazenar peixes, no entanto, é item opcional.
O para-brisa, de vidro laminado, é amplo e vai de bordo a bordo sem emendas no centro, resultando em uma visibilidade ampla, de 360 graus – um dos pontos fortes desse barco, garantindo ao piloto maior segurança. Alguns itens raramente inclusos em outras lanchas, como os drenos existentes em ambos os bordos no convés a meia-nau (para evitar em parte que a água que escorrer pela proa atinja o cockpit) e o degrau de madeira bem no bico de proa, para facilitar o desembarque pela frente da lancha, são detalhes importantes e que revelam o grau de maturidade deste estaleiro.
Áreas úteis confortáveis
A cabine de comando possui uma poltrona de piloto bem confortável, e comporta com folga mais dois adultos na parte superior, que podem se acomodar na mesa de dois bancos que se converte em um pequeno sofá. A ventilação é feita por duas janelas laterais e por uma gaiuta no teto, que, quando aberta, garante temperatura agradável ao ambiente, já que o pé-direito é bem alto, de 1,94 m.
Na popa, os bancos, confeccionados com espuma e tecidos de qualidade e são rebatíveis, o que deixa o cockpit totalmente livre no momento mais importante a bordo de uma lancha de pesca: quando um peixe morde a isca. Há uma mesa de centro que transforma o cockpit em um ambiente de uma lancha de passeio, acondicionando todos os comes e bebes.
Na proa, um banco em “U” acomoda até quatro pessoas quando o barco está parado ou navegando em baixa velocidade. O espaço para circulação ao redor da cabine é muito bom, devido ao casco walk-around, que sacrifica um pouco o volume do ambiente interno em prol da facilidade de circulação no convés, item essencial em uma lancha de pesca. Para maior segurança, os espaços ocos do casco são preenchidos com espuma de poliuretano, que garante a flutuação em caso de danos no casco.
A cabine tem duas camas de casal de bom tamanho e gavetas para colocar alguns pertences. Mas o forte dessa lancha, além da imensa praça de pesca, é sua qualidade construtiva, a quantidade de acessórios de fábrica e a comodidade que o posto de comando fechado traz, tanto em dias de frio quando de sol quente.
Excelente performance
A performance do barco, com os maiores motores disponibilizados pelo estaleiro (totalizando 600 HP), impressiona, podendo chegar a 47,9 nós (89km/h) de velocidade máxima, desempenho de uma lancha esportiva. Com os dois motores de popa, a lancha é muito ágil e manobra como se tivesse oito pés a menos no comprimento. Se o propósito for somente a pesca, a motorização ideal seria um par de motores de popa de 225 HP cada, um meio-termo entre a motorização mínima e a máxima determinada pelo estaleiro. Porém, somente com os motores Evinrude E-Tec de 250 HP ou de 300 HP é que se tem a opção de usar os comandos eletrônicos como os desta lancha, que são macios, precisos e cheios de recursos. Para maior autonomia e menor custo no momento do abastecimento, a motorização a diesel é indicada.
O barco se sai melhor em mar agitado, dando confiança para empreender viagens mais longas. O conforto de estar dentro da cabine, principalmente quando fechamos a porta para diminuir o ruído dos valentes motores de popa da Evinrude, livres do frio e do sol, é incomum em uma lancha 30 pés.
Especificações técnicas
- Compriment0: 9,19 m / Largura: 3 m / Calado com propulsão: 0,75 m / Tanque de águas servidas: 50 L / “V” da popa: 17 graus / Peso sem motor: 3.300 kg / Tanque de combustível: 600 L / Tanque de água: 100 L / Capacidade dia: 11 pessoas / Capacidade pernoite: 4 pessoas / Motorização de popa: 2×150 a 300 HP cada / Motorização de centro-rabeta: 1×300 HP (diesel) / Performance: 3500 rpm – 24,7 nós de velocidade / Consumo 58 L/h / Rendimento de 0,34 milhas por litro ou 3,12 litros por milha / Autonomia de 171 milhas
1 comentário
Legal, barco muito bonito!