NAUFRAGADA DURANTE O TEMPORAL QUE VARREU A REGIÃO DE ILHA BELA, EM ABRIL DE 2019.

Foram quase 10 (dez) dias entre preparação dos equipamentos, planejamento e carregamento das embarcações. 3 embarcações, 1 caminhão, dois tratores, 1 caminhonete, 18 pessoas, drones, bombas de sucção, geradores, cintas de elevação, correntes, cabos, cilindros (90 unidades), máscaras de comunicação, compressores, narquiles, bote de apoio, etc.

Plano de salvatagem e reboque previamente autorizado pela Capitania dos Portos de São Sebastião – SP.

A operação iniciou com dois dias de buscas com o uso de sondas de alta capacidade, equipamentos de arrasto de fundo desenvolvidos pela Costa Norte e investigação em terra para obtenção de informações sobre a localização da embarcação. Ao final do segundo dia, próximo às 16h, a lancha foi encontrada – sendo feita constatação do naufrágio para a Seguradora, com imagens subaquáticas.

A Marinha acompanhou a bordo de nossa embarcação a operação do começo ao final com sua equipe.  

A Capitania acompanhou a marcação do local com boias de sinalização, estrobo e emitiu alerta orientando/prevenindo os navegantes, pois, se tratava de local de alto tráfego de embarcações na borda do canal.

Na segunda etapa foram usados 6 (seis) lift bags (balões de elevação) da empresa líder mundial nesse tipo de equipamento chamada Subsalve. Sendo 4 (quatro) de 6 toneladas e outros 2 (dois) de duas toneladas cada um. Os balões foram enchidos de cima com mangueiras.

Condições de mar, tempo, vento e correnteza estavam bem desfavoráveis, o que dificultou ainda mais o serviço.

Com a carga inicial colocada a lancha veio à tona e foi rebocada logo na sequência para local mais abrigado e mais raso.

 

Na terceira etapa foram colocados mais balões de elevação no fundo do casco para retirar toda a “borda” fora da linha de água, para que fosse possível secar a lancha com as bombas de sucção. Nesse momento foram usados lift bags de diversas configurações, capacidades e tipos, totalizando uma carga de 70 (setenta) toneladas para elevar até um ponto que as bombas conseguissem retirar a água.

As entradas de água foram estancadas.

Balões foram reposicionados para o reboque até a base da empresa em Ubatuba -Sp, no Saco da Ribeira.

A Costa Norte, que atua há 32 anos no ramo náutico, é também especialista em serviços subaquáticos.

A empresa atende todo tipo de sinistro de embarcações – naufrágio, encalhe, fogo, entre outras situações que podem levar à situação de sinistro.

Ao longo dos últimos anos, a Dive tem atendido as principais seguradoras do País, além de marinas e proprietários. Em seu portfólio de salvatagens destacam-se os trabalhos com lanchas de grande, médio e pequeno portes, veleiros, barcos pesqueiros, tratores. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente especializados, além de equipamentos de alta qualidade, a saber: os balões de elevação importados dos EUA (lift bags); compressores; bombas de sucção; máscaras de comunicação subaquática; entre outros.

Mais informações:www.marinacostanorte.com.br – (12) 3842 1235

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here