Turn The Tide On Plastic, Vestas 11th Hour Racing e Dongfeng Race Team aproveitam os ventos de médio pra fraco na altura do Recife para traçar suas estratégias rumo a Newport
A disputa pela vitória da oitava etapa da Volvo Ocean Race 2017-18, maior regata de volta ao mundo, ficou mais clara depois que os barcos Turn The Tide On Plastic, Vestas 11th Hour Racing e Dongfeng Race Team mostraram suas estratégias no Oceano Atlântico.
As equipes estão liderando a perna neste sábado (28), com diferença menor do que 12 milhas náuticas entre eles. Todos agora caçam o Turn the Tide On Plastic, que é comandado pela britânica Dee Caffari.
“Ainda somos os caçados! Conseguimos ver o Vestas desde as primeiras horas da manhã no visual. Eles estão um pouco à margem de nós em uma corrente mais favorável. Ontem à noite os ventos deram uma trégua e conseguimos descansar um pouco”, disse Dee Caffari.
A regata da brasileira Itajaí (SC) até Newport (Estados Unidos) é disputada nesse momento na altura de Recife (PE). Team Brunel e team AkzoNobel não estão longe, mas a diferença dos ponteiros aumentou nas últimas 24 horas.
Em sexto está o MAPFRE e ainda mais atrás, fechando a flotilha, o Sun Hung Kai | Scallywag.
O trio da frente passou a se aproximar da costa nordestina para aproveitar melhor as rajadas – ainda que fracas – dos alísios. Os ventos, também chamados de comerciais – são registrados nos trópicos. Média de 8 a 12 nós de vento!
”Podemos ver o Turn the Tide on Plastic, o que significa que chegamos neles um pouco durante a noite”, contou Tom Johnson, do Vestas 11th Hour Racing. ”Nós navegamos bem. Sifi (navegador Simon Fisher) vem fazendo um ótimo trabalho e realmente toda a equipe vem se saindo bem. É bom estar em segundo lugar, navegando bem e estamos muito felizes com o local onde estamos”.
A oitava etapa tem ao todo 5.700 milhas náuticas e as equipes já navegaram mais de 2.100 milhas náuticas desde a largada da prova ocorrida no domingo (22), em Itajaí.