Ubatuba tem mais de 90 praias. Conheça algumas e seus principais atrativos.

 Acompanhe a Família Mueller explorando um dos destinos mais bonito do litoral de São Paulo. Especial em três partes para a Perfil Náutico. Veja a PARTE I e PARTE II.

Texto e fotos por Família Mueller, especial Revista Perfil Náutico.


Praias do norte

Famosa por suas ondas, Itamambuca é uma das mais procuradas pelos surfistas, muito bonita e preservada. No canto direito da praia, o quiosque Kayak oferece a locação de caiaques para uma boa remada pelo rio. Outra opção para explorar o Rio Itamambuca é alugar uma prancha de stand up paddle ou aprender a surfar com os professores da escola local, que desenvolveram uma técnica que garante que o aprendiz torne-se um “surfista iniciante” em apenas duas horas de aula. Fato que pudemos comprovar na prática.

Para os amantes da observação de aves, Itamambuca é um paraíso. Aves raras, de cores incríveis, comportamentos curiosos e cantos surpreendentes. Foi com base nesse cenário que o Itamambuca Eco Resort decidiu investir no projeto ecológico Aves do Itamambuca Eco Resort, visando à preservação da avifauna local através da divulgação dessa diversidade. Já foram fotografadas e catalogadas mais de 200 espécies de aves que frequentam a área preservada do Eco Resort. A maior parte destas aves pode ser avistada no percurso da Trilha dos Guaiamuns, uma trilha suspensa de, aproximadamente, 500 metros de extensão, construída com madeira de eucalipto de reflorestamento.

Birdwatching

Praia do Félix

Logo após Itamambuca, a Praia do Felix, a 15 quilômetros do centro, pode ser observada a partir de um mirante. Siga até a praia onde ondas fortes arrebentam no canto esquerdo; no canto direito, o mar é calmo como uma piscina natural. Deste canto sai uma trilha que segue para a Prainha do Félix, de águas calmas e transparentes, boa para o mergulho. Do lado esquerdo, outra trilha dá acesso à Praia do Lúcio ou das Conchas. Esta pequena e deserta praia é formada por pedras enormes que, com o mar de cor esverdeado e as conchas que misteriosamente compõem o solo da praia, formam um cenário exótico e romântico.

Seguindo pela rodovia, a Cacheira do Prumirim é uma das mais procuradas de Ubatuba, principalmente pelo fácil acesso. Uma sequência de pequenas quedas d’água deságua numa piscina natural. Um banho doce após o dia na praia.

A Praia da Almada conserva características de uma vila de pescadores. Preservada, com vegetação abundante, areias claras e águas tranquilas. Para alugar um caiaque, informe-se no Bar da Praia de Almada. Aproveite para provar a casquinha de siri, o robalo com pirão e a caipirinha. No canto esquerdo da praia há uma escadaria que leva à Praia do Engenho, seguindo por uma trilha moderada, chega-se à Praia Brava de Almada.

Praia da Almada – Ubatuba

Parque Estadual da Serra do Mar

Situado na Praia da Fazenda, o centro de visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar está o Núcleo Picinguaba. Uma breve caminhada leva o visitante até a praia. Para percorrer as outras trilhas dentro do parque é preciso contratar um monitor cadastrado pelo núcleo. Pegando novamente a rodovia, ainda dentro da área do parque, estão as Ruínas da Casa da Farinha – antigo Engenho construído no final do século passado.

A rústica Vila de Picinguaba, rodeada pela Mata Atlântica e tombada pelo Patrimônio Histórico, encanta quem procura simplicidade e tranquilidade. Sua bela praia é ponto de partida e chegada das embarcações que misturam a antiga cultura caiçara, representada pelas canoas, com as modernas lanchas, iates, barcos e caiaques que partem para as ilhas, praticamente desertas, onde realizam mergulhos ou simplesmente aproveitam o dia. O mar calmo de Picinguaba é ótimo para realizar um passeio de caiaques oceânicos, visitando as ilhas próximas.

A Aroeira Outdoor organiza estas remadas em fins de semanas programados. Outra opção para visitar as ilhas é contratar um barco de pescador na praia. A dica é a visita à Ilha das Couves, onde o mergulho livre é imperdível. Leve água e comida para um bom piquenique, pois não há estrutura nenhuma na ilha.

Praias do sul

Uma maneira diferente de conhecer algumas das praias do sul é contratar um passeio de buggy. O passeio que optamos tem início na Praia da Enseada de onde seguimos de buggy para a Praia da Lagoinha, com aproximadamente 3 quilômetros de extensão, areia compactada e as águas calmas,  muito procurada por famílias, para banho e esportes náuticos.

Praia da Lagoinha – Ubatuba

Do canto esquerdo da praia sai a trilha que segue para a Praia do Bonete, com passagem pelas Praias do Oeste e do Peres. A caminhada agradável leva por volta de 45 minutos pelo morro, dentro da Mata Atlântica. Atravessando a Praia do Bonete seguimos para a Praia Grande do Bonete, bela e praticamente deserta, com 2 quilômetros de extensão. À direita há uma saída para o vilarejo de pescadores. Lá encontram-se restaurantes caiçaras que servem petiscos e almoço. Daqui se pode continuar pela trilha mais longa até a Praia da Fazenda. Estas praias também são visitadas por barcos, próprios ou que saem da foz do Rio Lagoinha (no canto direito da praia).

Ruínas da Lagoinha

De volta ao buggy seguimos até as Ruínas da Lagoinha, o que sobrou da antiga Fazenda Bom Retiro, do século 19. Aqui fazemos uma parada para ouvir a história e visitar a cachoeira que fica a 20 minutos de caminhada. A Praia da Enseada também é bastante procurada, com águas tranquilas e areia firme. Daqui também saem alguns dos passeios de escuna.

Especial Turismo Náutico: Ubatuba: Parte I, Parte II.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here