O primeiro veículo elétrico estará no mercado dentro dos próximos dois anos
A BRP anunciou seu plano para lançamento de veículos elétricos em todas as linhas de produtos de suas marcas Can-Am e Sea-Doo, até o fim de 2026. Para isso, serão investidos US$ 300 milhões pelos próximos 5 anos, no desenvolvimento de produtos, equipamentos e ferramentas, infraestrutura e para a produção dos novos modelos.
“Sempre dissemos que a eletrificação não era uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando’. Estamos muito entusiasmados em revelar mais detalhes do nosso plano para produzir e oferecer produtos alinhados às necessidades e expectativas do mercado, que visam aprimorar a experiência dos nossos clientes”, disse José Boisjoli, presidente e CEO. “Estamos aplicando o nosso know-how de engenharia e capacidade de inovação, para definirmos a melhor estratégia para o desenvolvimento de produtos elétricos”, acrescentou.
Tecnologia própria para motores elétricos movidos à bateria
Depois de analisar as diferentes tecnologias e conceitos de mobilidade elétrica, a BRP tomou a decisão de desenvolver sua própria tecnologia de motores elétricos movidos à bateria, sob a marca Rotax.
Além de expandir a infraestrutura de desenvolvimento de motores em sua unidade instalada em Gunskirchen, na Áustria, a empresa também anunciou a criação de um Centro de Desenvolvimento de Veículos Elétricos BRP em sua sede, Valcourt, Quebec, no Canadá.
O novo centro será equipado com ferramental de última geração, incluindo áreas sofisticadas para testes em dinamômetros, e uma célula de produção robotizada ultramoderna concentrará o desenvolvimento das baterias.
“Estamos entusiasmados com a criação desse Centro de Desenvolvimento de Veículos Elétricos, o que representa nossa entrada definitiva para a mobilidade elétrica, disse Bernard Guy, Vice-Presidente Sênior de Estratégia Global de Produtos. “Estamos reunindo recursos humanos, tecnológicos e financeiros para criar um ambiente de desenvolvimento ágil e criativo”, acrescentou.
A jornada elétrica da BRP
No início de 2019, a BRP adquiriu ativos da Alta Motors, fabricante de motocicletas elétricas, por meio da qual passou a comercializar o Rotax Sonic E-Kart, que atualmente está em operação no Rotax MAX Dome em Linz, Áustria. Alguns meses depois, a BRP apresentou e-concepts no Club BRP 2019, que trazia um pouco da visão de futuro que a marca já preparava para os seus veículos.
Em diversos momentos de sua história, a BRP produziu vários veículos elétricos movidos à bateria, elétricos híbridos e até elétricos que utilizam células de combustível.
Com esse anúncio, a empresa torna o seu foco e planos definitivos para sua jornada elétrica para toda as suas linhas de produtos.
Expansão da equipe de desenvolvimento
A grande agilidade com que avança o plano de desenvolvimento dos motores e baterias elétricas tem demandando, em igual velocidade, a expansão das equipes de engenharia de seus principais centros de desenvolvimento no mundo: Quebec, Áustria, Finlândia e Estados Unidos. Para acompanhar as etapas do plano de eletrificação, a BRP tem diversas contratações de engenheiros e técnicos especializados nessas regiõe.