São Paulo (SP) – As primeiras regatas da temporada da 24ª Copa Mitsubishi mostraram que 2024 deve ser repleto de emoções para as tripulações da Classe C30. Foram quatro provas com três vencedores diferentes: Relaxa Building, Tonka e Kaikias EMS, todos de Ilhabela. Os barcos disputaram espaço casco a casco nas raias da Capital Nacional da Vela, incluindo-se Bravo, de Santos, e o atual campeão Caiçara KAT Technologies.

Kaikias EMS – Imagem: (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Como bem definiu o comandante do líder Relaxa Building, Tomás Mangabeira, vencedor de duas regatas, “foi um fim de semana de gala”. Neste ano, o vice-líder Tonka vem reforçado pelo experiente tático Geison Mendes, que em julho de 2023 ajudou o Loyalty com sedes em Porto Alegre (VDS) e Rio (ICRJ) a conquistar o inédito título da Semana Internacional de Vela de Ilhabela na Classe C30.

Apenas cinco pontos separam os quatro primeiros que voltam a competir neste fim de semana (09 e 10/3)

“A regata de percurso na abertura do campeonato (sábado) foi muito emocionante, com nós do Tonka, o 05 (Relaxa Building) e o Bravo velejando lado a lado. Tivemos chance de vencer, mas acabamos em terceiro. No domingo, fizemos duas boas regatas. Largamos bem, fomos bem no popa, mas não acertamos muito o contravento porque ainda estou me adaptando ao barco. A tripulação mostrou que tem potencial e vai evoluir já a partir das próximas regatas”, afirmou Geison.

Tonka,Caiçara e Kaikias EMS – Imagem: (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

O Relaxa Building soma 8 pontos perdidos, seguido por Tonka (11), Bravo (12), Kaikias EMS (13) e Caiçara KAT Technologies (16). As demais classes têm como líderes parciais da primeira etapa, Phoenix (ORC), Zeus (RGS), Mantra (Clássicos) e Ginga (HPE 25). A competição reuniu 37 equipes no Yacht Club Ilhabela (YCI) no primeiro fim de semana. A premiação da etapa e a tradicional canoa de cerveja são as atrações da tarde de domingo (10/3) na varanda do YCI.

 

Relaxa Building: líder – Imagem: (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

De acordo com o site muitobonsventos.com.br , de Ilhabela, o vento deverá soprar de nordeste no sábado e de sudoeste no domingo, o que abre a perspectiva de a Comissão de Regatas montar a raia no centro do Canal de São Sebastião, em frente ao clube. Em ambos os dias a intensidade estará ligeiramente acima dos dez nós a partir do meio-dia, horário previsto para as largadas. A temperatura chegará a 28 graus com o fim de semana nublado e possibilidade de chuva fraca nos finais de tarde.

 

Bravo e Relaxa Building – Imagem: (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Flotilha nacional da Classe C30 

01 – Tonka – Demian Pons – Yacht Club Ilhabela (YCI) 02 – Kairós – Sophia Setti – MCP Yachts – Guarujá  03 – Kaikias EMS – Hilsdorf/Aurichio – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)04 – Bravo – Jorge Berdasco – ICS 05 – Relaxa Building – Tomas Mangabeira – YCI  06 – Loyalty – Alexandre Leal – Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ) 07 – Katana Portobello – Cesar Gomes Neto – Iate Clube S.Catarina (ICSC)08 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC09 – Caiçara KAT Technologies – M. Cesar – Pindá Iate Clube (PIC)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here