Em palestra no Clube dos Jangadeiros, Cristian Yanzer e Eduardo de Oliveira esclareceram detalhes sobre os aplicativos.

Os cruzeiristas que compareceram na terça-feira à noite no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, puderam conferir duas palestras repletas de aprendizado e tecnologia. Que foram ministradas com o objetivo de orientar sobre segurança e eficiência na navegação desportiva e de cruzeiro. O cruzeirista e comandante de linha aérea Cristian Yanzer e o instrutor de vela Eduardo Bojunga de Oliveira falaram sobre meteorologia e navegação por meio da utilização do Windy e do Navionics. Aplicativos que foram apresentados pelos palestrantes de forma detalhada e precisa.

A interatividade deu o tom do evento, o que fez com que os presentes, através de seus smartphones e tablets, pudessem acompanhar Yanzer e Bojunga em tempo real. Solucionando assim dúvidas e recebendo orientações indispensáveis à navegação segura. Conhecimentos básicos sobre a meteorologia na nossa região também foram transmitidos aos presentes.

ardo de Oliveira em divulgação dos apps
Cristian Yanzer e Eduardo de Oliveira em divulgação dos apps

Windy e seu sistema de alerta

O Windy, aplicativo relacionado às questões meteorológicas, foi detalhado pelo cruzeirista Cristian Yanzer. Segundo ele, o app traz uma precisão apurada no que se refere às chuvas, velocidade e direção dos ventos. E para aqueles que pretendem velejar em alto mar, o aplicativo ainda disponibiliza as condições das ondas e correntes marítimas. Tudo facilmente configurado. Yanzer comentou que sempre que o usuário optar pela utilização do sistema europeu (ECMWF) a margem de erro irá girar em torno de 9km no destino em que se busca a previsão. Já se o sistema escolhido for o americano (GFS), a margem de erro aumenta para aproximadamente 22km. Ponto para os europeus.

Um dos tópicos positivos do Windy é seu sistema de alerta, que permite ainda mais segurança para quem navega. O usuário configura o que deseja receber como aviso e o app o faz com maestria via e-mail. Por exemplo: o velejador deseja saber quando os ventos irão aumentar em determinada localidade. Basta programar o aplicativo para receber no smartphone, por e-mail, um alerta da direção e velocidade dos ventos naquele destino, com boa margem de segurança e antes da ocorrência severa. E não é apenas a direção e velocidade dos ventos que o programa avisa. Ele também alerta para a quantidade de chuva, alagamentos e as ondas, tudo pela proteção de quem navega. A ferramenta de alerta de alagamentos, em específico, também objetiva o bem estar das grandes cidades, declarou o palestrante. Uma vez que durante a primavera e o outono, épocas de transição meteorológica, os mesmos são bastante comuns.

Navionics é capaz de criar rotas automáticas que disponibilizam trajetos mais seguros

O instrutor de vela do clube, Eduardo Bojunga de Oliveira, abordou o Navionics HD. App que, assim como o Windy, está disponível em smartphones e tablets. Por no máximo 16 dólares e uma atualização de 50% desse valor, o usuário tem acesso a várias informações úteis para quem busca navegar com proteção. Eduardo argumentou que o app é capaz de criar rotas automáticas que disponibilizam trajetos mais seguros e com a maior quantidade de água possível, afim de evitar que as embarcações encalhem. O aplicativo também desenha o caminho contrário, ou seja, a rota inversa. Usando como base a rota já pré-estabelecida pelo usuário no app, o que confere ao velejador um suporte essencial. Essas mesmas rotas, segundo Eduardo, podem ser gravadas pelo app e enviadas a outras pessoas e dispositivo. Possibilitando o compartilhamento dos lugares e das experiências.

De acordo com o instrutor de vela, o Navionics tem as suas limitações. Quem navega deve ficar atento: os waypoints (pontos marcados pelo velejador) não podem ser editados depois de salvos. Arquivos KMZ (que o próprio Navionics gera) não podem ser importados por smartphones de contas diferentes, mas apenas por dispositivos GPS tradicionais de mão e chartplotters, os dados entregues durante a utilização do programa são limitados (COG, SOG, DTW, ETA, Lght e Time).

À frente da organização de mais esse evento, o diretor de cruzeiro, Henrique Freitas, argumentou que as palestras aconteceram com o objetivo de conscientizar os presentes sobre a importância da navegação segura.

“Tanto o Windy quanto o Navionics são ferramentas que, quando bem utilizadas, trazem benefícios a quem veleja. Então nada mais justo do que compartilhar com os cruzeiristas detalhes sobre os aplicativos”, relatou Freitas. Segundo ele, compartilhar o conhecimento pode resultar em uma navegação tranquila e com mais proteção.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here