Fernanda Oliveira, Isabel Swan, Martine Grael e Kahena Kunze celebram a evolução do esporte entre as mulheres durante a IV Copa Brasil de Vela.

No Dia Internacional da Mulher, a vela brasileira encontrou razões para ressaltar a força feminina durante a IV Copa Brasil de Vela, em Porto Alegre. A competição tem a presença das quatro brasileiras medalhistas olímpicas da modalidade: as pioneiras Fernanda Oliveira e Isabel Swan, bronze nos Jogos de Pequim 2008 na classe 470; e as jovens Martine Grael e Kahena Kunze, que subiram no lugar mais alto do pódio da 49er FX nos Jogos Rio 2016. E elas destacaram a evolução da participação das mulheres no esporte.

“O esporte vem aumentando substancialmente o número de velejadoras. Antigamente eu era uma das poucas. É importante ter referências e hoje a gente tem resultados expressivos que motivam as jovens meninas que estão chegando”, disse Fernanda Oliveira, velejadora com cinco participações olímpicas na classe 470, que disputa a IV Copa Brasil ao lado de Ana Barbachan.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan - crédito: Jefferson Bernardes/Agência Preview/CBVela
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan – crédito: Jefferson Bernardes/Agência Preview/CBVela

Isabel Swan, que mudou de classe e agora compete ao lado de Samuel Albrecht pela Nacra 17, ressaltou a capacidade feminina de enfrentar e superar os desafios.

“Para enfrentar ventos fortes é preciso ter força. O Dia da Mulher é importante para lembrarmos sempre da força que temos dentro de nós”

 Isabel Swan e Samuel Albrecht. Foto: Gustavo Roth/Agência Preview/CBVela
Isabel Swan e Samuel Albrecht. Foto: Gustavo Roth/Agência Preview/CBVela

 

Martine Grael e Kahena Kunze, que além do ouro olímpico também já conquistaram o título mundial da 49er FX em 2014. Neste evento, elas estão na disputa da 49er, classe masculina. Venceram uma regata no primeiro dia e estão na terceira colocação geral.

“Aqui em Porto Alegre, estamos correndo com homens. Tomando este exemplo, diria para as mulheres nunca deixarem de fazer nada do que querem. O gênero não importa”, disse Martine.

“Nós, mulheres, somos guerreiras. Batalhamos e, independentemente do resultado, somos vitoriosas”, acrescentou Kahena.

Martine Grael e Kahena Kunze. Foto: Gustavo Roth/Agência Preview/CBVela
Martine Grael e Kahena Kunze. Foto: Gustavo Roth/Agência Preview/CBVela

Sobre a IV Copa Brasil de Vela e a II Copa Brasil de Vela Jovem

 A IV Copa Brasil está sendo disputada nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 (Misto), Kitesurfe Hidrofoil Open (Tubular e Foil) e Kitesurfe Hidrofoil Amador (Tubular). Paralelamente, está sendo disputada a II Copa Brasil de Vela Jovem, que dá uma oportunidade valiosa para os jovens velejadores terem contato com os atletas das classes olímpicas, com regatas de RS:X (Masc e Fem.), Laser Radial (Masc e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc e Fem.) e Hobie Cat 16 (Aberto). São mais de 100 velejadores inscritos, representando cinco países (Argentina, Brasil, Equador, França e Uruguai) e totalizando mais de 80 barcos.

O evento é uma seletivo para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2017. Os atletas vencedores da IV Copa Brasil de Vela e os velejadores sub-23 mais bem classificados nas suas respectivas classes passarão a fazer parte do plano de investimento da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) para participação nas principais competições internacionais deste ano. Eles serão constantemente analisados no Programa de Desenvolvimento Individual de Atletas durante todo o ciclo olímpico, até Tóquio 2020. A competição também vale pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Vela (World Sailing).

A IV Copa Brasil de Vela e a II Copa Brasil de Vela Jovem têm organização da CBVela, com patrocínio máster do Bradesco, patrocínio do Grupo Energisa para a Vela Jovem e apoios da Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul, do Clube dos Jangadeiros e do Veleiros do Sul.

SERVIÇO

IV Copa Brasil e II Copa Brasil de Vela Jovem

Onde: Clube Jangadeiros e Clube Veleiros do Sul

Quando: até o próximo sábado, 11 (as regatas de Finn começam no dia 8 e as de Kitesurfe no dia 9)

Horário: a partir das 13h, com previsão de até duas regatas por dia

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.cbvela.org.br

 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here