Dez dicas de como preservar seu motor nas melhores condições

  1. Manutenções periódicas: são recomendadas pelo fabricante, via de regra, a cada 50 horas de uso ou seis meses, em que são verificadas as trocas de óleo, filtros de combustível, ânodos, e outras peças que possam apresentar desgaste pelo tempo ou uso. Recomenda-se que os serviços sejam realizados sempre por técnicos autorizados e com treinamento junto aos fabricantes.
  2. Combustível da embarcação: seja o motor a diesel ou gasolina, o usuário da embarcação deve ter cuidado com o tempo em que o combustível é armazenado no tanque. Não só em razão dos gases, mas passados alguns dias, em razão da mistura com o álcool do combustível no Brasil, ele entra em decomposição, formando uma borra que pode entupir bicos injetores, filtros e bombas, ocasionando danos ao motor.
  3. Filtros de combustível: devido ao item 2, também devem ser verificados periodicamente para que não haja entupimentos, do contrário o motor pode apresentar falhas de desempenho.
  4. Funcionamento: É aconselhável o funcionamento do motor pelo menos uma vez na semana e evitar longos períodos sem uso.
  5. Óleo de rabeta: responsável pela lubrificação das engrenagens da rabeta, sem o uso do óleo correto pode haver um desgaste e até a quebra da mesma.
  6. Rotor de água: é uma peça que deve ser verificada constantemente. É o responsável pela captação de água para o sistema de refrigeração e com o tempo pode ressecar e ocasionar um superaquecimento.
  7. Ânodos de sacrifício: também são essenciais para a manutenção da vida útil do motor. Como o nome já diz são peças de desgaste, responsáveis por combater a corrosão e o impacto da maresia.
  8. Correias: Alguns motores ainda possuem correias que podem ressecar e se romper se não possuem a devida manutenção.
  9. Voltagem da bateria: um dos principais problemas encontrados pelos usuários da embarcação é a manutenção das baterias, já que sem o uso contínuo e manutenção essa tende a perder parte da carga. O aconselhável é que quando estiver parado na marina seja ligada em um carregador de bateria semanalmente para manter sua vida útil.
  10. Elétrica: Além das baterias é bom revisar a parte elétrica como um todo, terminais de bateria, conexões com os acessórios, lâmpadas, entre outros, que também podem comprometer a boa navegação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here