Hoje é o último dia do São Paulo Boat Show, mas ainda dá tempo de ver alguns dos lançamentos do evento.
Um desses é o novo iate de quase 19 metros da Azimut Yachts. São mais de 150 m² de área útil, 3 suítes, lounges externos privativos e versáteis, móveis exclusivos feitos por artesãos italianos e alta tecnologia como sistema elétrico de pilotagem, que se adapta ao perfil do comandante e às condições do mar.
O modelo passou a ser fabricado no Brasil recentemente, pela filial produtiva da Azimut Yachts. O iate pode ser comparado a uma mansão no mar com 3 espaçosas suítes, móveis exclusivos feitos à mão por artesãos especializados e lounges externos com layouts personalizáveis, características inéditas em um barco dessas dimensões.
O design interior, além de todo o mobiliário, é assinado pelo italiano Achille Salvagni. Ele é um dos 100 melhores designers do mundo segundo a AD Collector e incluído na lista “A” elaborada pela Elle Decor USA. O estilo sofisticado de um iate e a atmosfera intimista criada por Salvagni introduz uma linguagem inovadora à náutica inspirada na arquitetura residencial.
Linhas esportivas e volumes maiores também marcam, com a chegada da Azimut 62, de uma nova geração no mundo náutico.
O desenho externo foi concebido pelo igualmente renomado profissional de embarcações de luxo, Stefano Righini. Destaque para as grandiosas janelas que contornam as laterais da embarcação, do chão ao teto, e oferecem uma visão panorâmica para o exterior. A criação de lounges privativos no exterior para relaxamento, encontros, refeições e banhos de sol, tanto na proa quanto no flybridge, são mais diferenciais.
Tecnologia de última geração é mais uma novidade nessa categoria de iate,. Trata-se da direção eletrônica por meio do programa ECS – Enhanced Cruising Solutions. Ele ajusta a compensação de forma contínua durante a navegação, reduzindo o atrito e otimizando o consumo. Isso permite que o proprietário personalize as funções de controle do barco e o esforço de direção de acordo com a velocidade e o estilo de seu comando.
Interiores da nova Azimut 62
– Os móveis projetados ao interior seguem as linhas fluidas da embarcação. Conforme o projeto de Achille Salvagni foram feitos à mão por artesãos especializados italianos. Para os resultados e criação de seções curvas foram necessárias a utilização e a combinação de cerca de 40 modelos de suas peças de design.
– São 3 variedades de madeira usadas alternadamente em seu interior. São elas: carvalho escovado de cor escura e madeira tai perolada de poros fechados, embelezada com mogno maciço com acabamento de 100 gloss, latão cromado e bandas de aço.
– Além de opções de pisos tradicionais, o iate traz alternativas resistentes à água e que proporcionam a sensação de conforto térmico.
– Para o projeto de iluminação, há seis modos de luzes pré-definidas para o convés principal.
– Salão principal é integrado, em um único nível, entre central de comando com sala de jantar, estar e cozinha. Eles são amplamente mobiliados e equipados, incluindo eletrodomésticos da Miele, além de adega climatizada como opcional. Couro italiano, mármore, madeiras e cristal marcam presença. Destaque também para as vistas panorâmicas graças às janelas de 1,50 metros de altura por 2,30 metros de comprimento.
– Os sofás na sala de jantar, desenhados por Salvagni, com estofados em Batyline, refletem as linhas fluidas dos interiores e criam um efeito suspenso original.
– Abaixo do convés principal, o layout é formado por três cabines e três banheiros. Com um design de casa, a suíte do proprietário ocupa todo o centro do iate. Além de ampla, pelas peças de design, linhas fluidas, espaços notáveis de armazenamento e belíssima vista ao mar.
– Além das 3 suítes com decor autêntica, há a cabine da tripulação (com acesso separado). Essa última pode ter duas configurações: com duas camas ou com uma com ampliação de espaço para armazenamento.
Exteriores da Azimut 62
– No solário de proa, no convés, foi criado um lounge privativo representando uma revolução para os iates desse tamanho, com uma grande área de descanso que pode ser customizada e transformada em uma área de estar privativa, com a utilização de dois grandes sofás para até 6 pessoas.
– Acima do convés, o flybridge é extremamente espaçoso, versátil e dividido em três ambientes. Ali se encontra a segunda estação de comando com duas poltronas, bar e sala de jantar, que pode ser personalizada. Outro ambiente de estar na proa do flybridge é mais um convite para o relaxamento. Além disso, a criação de uma terceira área foi possível graças ao projeto do designer exterior Stefano Righini. O projeto permitiu a ampliação da superfície do flybridge em direção à popa criando um salão isolado. Ele é equipado por sofás e almofadas estofadas em Batyline, um tecido tecnológico, leve, durável e de fácil manutenção.
– Conforto no fly também é garantido pelo hard top (similar ao teto solar) operado eletronicamente.
– A elegância dos exteriores é igualmente destacada por mesas, no cockpit e no flybridge. Elas são em mármore sintético com borda sólida em teca: durável e altamente sofisticada.
– A plataforma de banho, submergível, pode transportar um bote de 3,25 metros.
A Azimut 62 está equipada com dois motores MAN i6 de 800 mhp. Ou, alternativamente, 900 mhp Volvo D13, ambos oferecendo uma velocidade máxima de até 31 nós.