Equipe formada por gaúchos ganha match race final contra os donos da casa

A Seleção Brasileira de Vela venceu nesta quarta-feira (14) o 54º CISM World Military Sailing realizado em Piraeus, na Grécia. A equipe militar venceu a Grécia na final por 3 regatas a 0 e contou com Geison Mendes, Tiago Quevedo, Gustavo Thiesen, Breno Kneipp e Georgia Rodrigues. A medalha de bronze ficou com a Itália, que bateu a França na disputa do terceiro lugar.

Mundial Militar – Imagem fornecida por Assessoria de Comunicação do Veleiros do sul / Divulgação

Classificados direto para as finais, depois de uma fase qualificatória impecável, a delegação do Brasil se fez superior mais uma vez na fase final contra a Grécia. A decisão foi realizada no formato de melhor de cinco em Match Race, na qual a nossa seleção venceu por 3×0, garantindo mais uma vez o título do Mundial Militar.

Além dos atletas, o Brasil contou com o comandante Luís Araújo como chefe da missão, a tenente Daniela Sêda, como chefe de equipe, o almirante Rossatto como chefe de delegação do país e Nelson Horn Ilha como árbitro internacional.

Mundial Militar – Imagem fornecida por Assessoria de Comunicação do Veleiros do sul /Divulgação

Os militares brasileiros passaram em primeiro na fase classificatória com 12 vitórias em 32 regatas. As provas do evento chancelado pelo CISM – International Military Sports Council foram realizados a bordo de monotipos Platu 25, iguais para todas as nações.

Entrosamento do grupo foi fundamental para o sucesso no 54th CISM World Military Sailing

“A tripulação estava bem entrosada! Não tinha nenhuma manobra que não saia…Nosso entrosamento começou nos treinos em Porto Alegre e o feeling de aprender a velejar no barco que nunca velejamos foi um diferencial. Além de prezar pela comunicação e correta distribuição de responsabilidades dentro do barco. Muito feliz com a equipe que fez um excelente trabalho”, disse Geison Mendes, que liderou o time.

Antes de embarcar para a Europa, os atletas realizaram uma semana intensa de treinos no Veleiros do Sul em Porto Alegre, trabalhando o entrosamento da equipe, com treinamentos físicos em terra e na água, junto de análises teóricas do campeonato. A tripulação também praticou no formato Match Race ainda em solo gaúcho, buscando o aperfeiçoamento do time para o Mundial.

Mundial MIlitar – Imagem fornecida por On Board Sports / Divulgação

Com a conquista do 54th CISM World Military Sailing, o Brasil defende o título de campeão mundial militar de vela, visto que o país garantiu o título em 2018, na Finlândia. A dupla do Veleiros do Sul, Geison Mendes e Gustavo Thiesen, torna-se bicampeã, visto que também estavam presentes na tripulação vitoriosa do último mundial.

O Mundial Militar na Grécia contou com nove nações. Além dos gregos que sediaram o evento e o Brasil, que foi campeão, as regatas tiveram barcos do Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Polônia e Ucrânia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here