Graham é um dos maiores nomes da história dos veleiros. O marinho ficou conhecido por dar a volta ao mundo com apenas 16 anos de idade.

Robin-Lee-Graham-the-dove-movie

Desta aventura surgiu um Best Seller que o fez famoso no mundo todo. Dove, que também é o nome do de seu barco, vendeu milhões de cópias e inspirou muitos jovens navegadores em todos os mares. Graham publicou uma continuação com mais detalhes da viagem na década seguinte.

A história primeiro veio a público pela revista National Geographic, e acabou virando um filme em 1974.

A aventura de Graham

No verão de 1965, o jovem Robin disse para os pais que queria um barco para poder viajar até as ilhas do Pacífico Sul. Mesmo com desconfiança da família, o jovem de 16 anos embarcava 4 meses depois no Dove, para o que seria a maior aventura de sua vida.

Robin-Lee-Graham-the-dove-book

A primeira parte da viagem, de Los Angeles até o Havaí, durou 23 dias e não apresentou maiores problemas. Seus pais moravam nas ilhas, e lá sua ambição de conhecer o mundo a bordo de seu veleiro de 24 pés ficou ainda maior.

A facilidade de ter chegado até o Havaí o fez pensar, porque não continuar? Ele tentou arranjar alguns parceiros para sua viagem, mas os pais dos outros garotos não eram liberais como os de Graham.

Robin-Lee-Graham-the-dove-livro

O sonho de navegar ao redor do mundo era dividido com seu pai. Mas a guerra e outros fatores de saúde o impediram de tentar o feito. O pai de Robin se empenhou com afinco na viagem do filho, eles treinavam intensamente no Havaí, e faziam diversas melhoras no Dove. Virou quase uma obsessão, Robin falou que foi a época que eles eram mais unidos. Além de técnico, o pai era agente e assessor de imprensa do garoto.

Perna do Pacífico

Robin saiu do Havaí com 75 dólares no bolso, seus dois gatos e chegou nas Ilhas Fannin em apenas 14 dias. Quanto mais longe de Honolulu, mais sozinho e saudoso se tornava o marinheiro. A viagem até Samoa foi mais dura, ele teve uma pane no caminho e ficou alguns dias à deriva.

Robin-Lee-Graham-the-dove-filme

Em Samoa, Graham recebeu suplementos da família, ele levava muitas roupas para trocar com os moradores locais. Foram 5 meses parados para concertar o barco e depois mais alguns dias para a temporada dos furacões acabar.

No Oceano Indico as coisas não ficaram muito mais fáceis. Mais uma vez seu barco ficou avariado e ele teve que mudar a rota de Darwing até as Ilhas Maurício. Além de perder um dos seus gatinhos que pulara ao mar, as condições financeiras não eram nada boas.
De lá ele navegou até as Ilhas Reunião, e depois aportou em Durban, na África do Sul. Ele ficou 9 meses no país, casou com sua namorada, e passou a lua de mel no Kruger National Park.

O final da Viagem

Robin-Lee-Graham-the-dove

A perna do Atlântico teve menos imprevistos, e Graham pode explorar como poucos o caribe durante mais de um ano. A parte final da jornada e a travessia do canal do Panamá foram feitas em companhia de sua esposa.
Em 1970, Robin finalmente chegava em Long Beach na Califórnia. Sua jornada inspirou muitos jovens a se lançarem ao mar, e fez os veleiros voltarem com tudo no gosto de donos de barcos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here