A capota rígida vem sendo um dos itens mais procurados por quem procura barcos entre 30 e 35 pés.
Apesar de ainda jovem, o mercado náutico brasileiro vem se desenvolvendo nos últimos anos. Seja por meio da aplicação de tecnologias, como por soluções inovadoras aos modelos de embarcações de motor e lazer. É o caso do Hard Top, comumente conhecido como HT. A capota rígida, similar ao teto solar, que pode ser aberta ou fechada (eletronicamente ou manualmente) protege a área do cockpit (pavimento principal do barco) em alguns modelos. Este vem sendo um dos itens mais procurados pelos navegadores, especialmente para quem procura barcos entre 30 a 55 pés.
Confira algumas vantagens e cuidados, segundo especialistas da Triton Yachts, estaleiro referência na utilização desta tecnologia, na hora de adquirir um barco com HT, a capota rígida:
1.Design
Segundo o diretor da Triton Yachts, Allan Cechelero, o design é um aspecto importante a ser observado.
“Certamente, o HT gera mais imponência ao desenho externo de uma embarcação. No caso dos nossos modelos Triton 360 HT, Triton 450 HT e Triton 520 HT, fazemos questão de prezar pelo acabamento, o que resulta em um design que se equilibra perfeitamente com o casco, tanto para quem observa à distância quanto para quem analisa de perto. É importante essa avaliação do proprietário no momento de escolher o barco ideal”, explica.
2. Proteção climática
A proteção climática é outra vantagem no momento de optar por uma lancha com a capota rígida. Isso porque é possível cobrir o barco em períodos noturnos, nos dias mais frios ou de chuva. Além disso, pode ser aberta para aproveitar melhor a navegação em dias de bom tempo. Ainda pode deixar o cockpit mais arejado no verão.
3. Aproveitamento de espaços
Este é mais um atrativo versátil que o hard top proporciona. Quando fechado, o HT confere à embarcação um ambiente adicional.
4. Precauções
Apesar dos inúmeros benefícios quando o assunto é Hard Top, a Triton Yachts alerta sobre alguns cuidados no momento da compra de um barco com esse item.
“É comum ouvirmos no mercado que quanto mais alto o HT, melhor. Contudo, é importante destacar que a altura do HT pode afetar na estabilidade da embarcação na água e, consequentemente, na segurança. A altura, por sua vez, deve ser criteriosamente proporcional ao tamanho do barco e realizada por profissionais com vasta experiência”, alerta.
5. Desempenho
“Desenvolver um projeto náutico é algo complexo. Além da altura do HT, é importante um projeto náutico impecável para que não afete também o seu desempenho, a navegabilidade. Qualquer peso adicional em um barco, se não calculado de maneira correta, pode gerar esse transtorno”, complementa.
6.Visibilidade
No momento da escolha do barco com HT também é importante se certificar que o equipamento não irá interferir na visibilidade do navegador.