Prestes a completar 100 anos de história, o Iate Clube do Rio de Janeiro tem uma das vistas mais privilegiadas da Baía de Guanabara.

Apesar da tradição forte na vela e na pesca – tendo formados grandes atletas por lá – poucos sabem que a instituição tinha a vocação para a aviação em sua fundação.

Conversamos com o Contra Comodoro do Iate, José Roberto Braile, para saber um pouco mais do que o clube oferece nos dias atuais e os planos para o futuro. Confira!

– Conte-nos um pouco da história do Iate Clube do Rio de Janeiro

O iate foi fundado na antiga praia da Saudade. Inicialmente se chamou Fluminense Iate Clube e tinha como principal atividade a aviação. Depois veio a náutica e, com a proibição da aviação, os esporte passaram a ser a vela e a pesca. Hoje com 98 anos, o Iate se orgulha da quantidade de eventos esportivos e sociais realizados e dos grandes velejadores e pescadores que por aqui foram formados.

– Quais os principais serviços oferecidos?

Ótimo restaurante, estacionamento, piscina social, hangares para guarda de embarcações, área fronteira para guarda de embarcações na água, docas, guindastes, área de reparo de embarcações, varanda com a mais bela vista da baía de Guanabara, escola de desportes náuticos, embarcações de apoio, academia de ginástica, quadra de tênis, quadra polivalente, salão de bilhar, salão de carteado, excelentes vestiários e banheiros.

– Tem que ser sócio para participar das atividades?

Sim, porém cada sócio pode convidar seus tripulantes para uma regata à vela, para uma pescaria ou para curtir a varanda, piscina e restaurante.

– Existe uma área de marina para associados?

São 40 vagas, todas ocupadas.

Atualmente a marina está toda ocupada.

– Vimos que são muito focados em esportes aquáticos, em especial a vela. O Iate é sede de atletas profissionais?

Temos alguns atletas olímpicos que são sócios e outros que vem treinar com nossos velejadores e pescadores, como a campeã Olímpica (2016) Kahena Kunze.

– Quais os planos para o futuro?

Continuar formando mais velejadores e pescadores. Melhorar, cada vez mais, a gestão do clube e preparar uma linda comemoração para os nossos 100 anos.

2020 é o ano

A campanha de comemoração ao centenário do Iate Clube do Rio de Janeiro contempla uma série de atividades esportivas e festas. As atividades iniciam já em setembro. Um dos destaques fica por conta da 31ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro, de 06 a 09 de setembro, a 68ª Regata Santos-Rio em 27 de outubro e ainda o Campeonato Sul Americano da Classe Star, que acontece em novembro.

 

Para mais informações acesse https://www.icrj.com.br/site/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here