Escolha o vinho certo para o seu iate

Os vinhos amadurecem mais rapidamente a bordo de um iate do que em terra. Graças à oscilação do barco e à vibração dos motores, há um movimento em nível molecular no vinho, onde os taninos que dão estrutura ao líquido começam a se combinar e a se precipitar.

O mestre em vinhos, Rod Smith, degustou vinhos que cruzaram o Atlântico e eram notavelmente mais maduros do que garrafas da mesma safra que ficavam na terra firme.

Mas isso não deve fazer com que você não guarde vinho a bordo do seu iate; guarde o vinho certo e você não terá surpresas desagradáveis.

Treine a tripulação

Assegure-se de que a sua tripulação está bem treinada e atualizada com o seu conhecimento sobre o vinho, inscrevendo-os num curso.

Guarde o vinho no lugar certo

“Idealmente, o vinho deve ser armazenado na área da tripulação, onde há o menor movimento”, explica Chatt-Collins. “Isso também significa que ele não precisa ser movido constantemente.”

Rod Smith, um mestre em vinhos que presta consultoria para Vins Sans Frontières, concorda que as condições de armazenamento é o grande problema. A umidade e o movimento na embarcação podem acelerar a maturidade do vinho, o que pode desapontar os convidados que conhecem seus vinhos e se perguntam por que têm sabor mais antigo que suas safras.

O outro problema é, obviamente, o espaço. “Quando eu digo à equipe que eles podem armazenar garrafas com tampas de rosca e espumantes em pé, isso é uma grande surpresa para eles”, diz ele. “Na verdade, a maioria dos vinhos não sofrerá alteração de sabor se eles ficarem de pé por mais ou menos um mês. Vinhos com sedimentos precisam ficar em pé por 24 horas antes de ser apreciado.”

Invista em no armazenamento

Para celebrar seu aniversário de 170 anos, a Penfolds, a principal vinícola da Austrália, contratou o marceneiro britânico David Linley para criar uma caixa exclusiva sob medida para exibir uma garrafa imperial (seis litros) excepcionalmente rara, única, e de edição limitada do 2010 Penfolds Bin 170 Kalimna Shiraz (foto acima). É um vinho notável e a caixa de madeira é um item impressionante para exibi-lo. Apenas sete caixas foram feitas e estão disponíveis por £ 33.000.

Quando se trata de dispor vinho em sua embarcação, incluir uma adega dedicada no design do iate é uma decisão inteligente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here