A história do finlandês Risto Piispa é um tanto inspiradora. Risto foi diagnosticado com um tumor cerebral em 2008. Com apenas 28 anos de idade, ele recebeu a notícia do médico que teria apenas 7 anos de vida.

Em vez de entrar em desespero, Risto decidiu aproveitar cada momento como se fosse o único. A vitória sobre o tumor aconteceu. O curioso, é que sua inspiração para viajar até a África em cima de um Sea-Doo RXT 260 não veio da cura.

Em uma conversa com seu filho de 5 anos, foi desafiado se poderia ir de Jet Ski da Finlândia até a África. Em vez de rir, ou racionalizar a fantasia do pequeno, Risto aceitou o desafio.

A viagem – Maior Jornada em um Jet Ski – Guiness

Além de entrar no Guiness, sua viagem de 2005 foi usada para levantar fundos para uma instituição que ajuda crianças com câncer.Para quem venceu uma doença terrível, tudo parecia possível.

Risto saiu de Helsinki, e 40 dias depois, estava atracando na cidade espanhola de Celta, na ponta da costa norte africana. Nos 3,074 km, ele documentou todas maravilhas e contratempos da aventura.

 

Usando um sistema de GPS, sua primeira parada foi a Estônia. De lá, Risto, foi descendo a costa europeia, passando pela Lituânia, Polônia até atingir o mar aberto na Alemanha.

Após descer a costa espanhola, chegou a seu destino final, entrando para o seleto livro de recordes.

O mais incrível é que 1,746 km, que foram navegados em águas internas, acabaram não contando no número final do Guiness. O antigo recorde pertencia ao português Frederico Rezende, que viajara de Lisboa até a Ilha da Madeira em um Jet Ski.

Rito teve ajuda de uma van que o abastecia com alimentos e combustível, e algumas vezes ajudavam em algum reparo. O finlandês não teve nenhum tipo de suporte marítimo durante a viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here