Brasileiras estão em 2º lugar no Campeonato da Oceania e disputam o mundial em Auckland a partir do dia 3 de dezembro 

Foto: Matias Capizzano

Preparativos finais para o Mundial da classe 49erFX

A dupla campeã olímpica de Vela Martine Grael e Kahena Kunze está em Auckland, na Nova Zelândia, nos preparativos finais para o Mundial da classe 49erFX. As brasileiras estão disputando o Campeonato da Oceania e abriram o segundo dia de competição com vitória, seguida por uma regata não completada e um terceiro lugar. Martine e Kahena estão em segundo lugar geral, com 16 pontos, empatadas com as líderes Stephanie Roble e Maggie Shea, dos EUA. As neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech estão em terceiro com 19 pontos.

“Estamos bem contentes com as preparações deste ano em geral e contentes de ter retomado o trabalho com o Javier Torres. A organização está nota 10 fora da água, é o primeiro evento com coleta seletiva de lixo, proibição de garrafas de plástico e incentivo à descontinuar consumo de coisas descartáveis. E também nota 10 dentro d’água, o Campeonato da Oceania é um teste para o Mundial, tanto para os atletas quanto para a organização. Está sendo ótimo”, conta Martine Grael.

A competição serve como um aquecimento para o Mundial 

A competição reúne também barcos de 49er e Nacra 17 e serve como um aquecimento para o Mundial das três classes que acontece na mesma raia a partir do dia 3 de dezembro. O nível é o mais alto possível. Entre os participantes do Campeonato da Oceania estão nada menos do que 14 medalhistas olímpicos de ouro e diversos campeões da America’s Cup. Tudo isso porque o Mundial, que acontece na sequência, vai distribuir vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Somente na classe 49erFX serão 6 países que vão carimbar a viagem para o Japão. Vale lembrar que o Brasil já tem vaga garantida, conquistada por Martine e Kahena no Mundial de Vela de 2018.

Na temporada 2019 a dupla brasileira já conquistou a Midwinter Miami, a etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela, o Troféu Princesa Sofia, na Espanha, o Campeonato Europeu, na Inglaterra, os Jogos Pan-Americanos, em Lima, e o evento-teste de Tóquio 2020, em Enoshima.

Resultados – 49erFX – Campeonato da Oceania

1º) Stephanie Roble / Maggie Shea (USA) – 16 pontos

2º) Martine Grael / Kahena Kunze (BRA) – 16 pontos

3º) Alexandra Maloney / Molly Meech (NZL) – 19 pontos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here