A marca italiana, reconhecida pelas inovações ao mercado triple A, incorpora o conceito de “barefoot luxury” ao mundo náutico.
Outubro, 2025 – O mercado global de iates de luxo deve ultrapassar US$ 10,14 bilhões em 2025 e alcançar US$ 17,33 bilhões até 2032, crescimento médio anual de 8%, segundo relatório da Fortune Business Insights. Mas a expansão reflete uma mudança cultural: a de que o luxo se tornou mais silencioso, mais sensorial e mais humano. A era do brilho ostensivo dá lugar ao chamado “barefoot luxury”, o luxo descalço, filosofia que celebra a natureza e a liberdade de viver experiências genuínas.

A filosofia que se dissemina por hotéis boutique, resorts 6 estrelas, design de interiores de empreendimentos de alto luxo e experiências de viagens é traduzida ao mundo náutico pela líder global em fabricação de embarcações de luxo, a Azimut Yachts, a qual tem centro de produção (filial) no Brasil.

A máxima qualidade, o conforto e a exclusividade seguem como DNA da marca, porém, implementadas com alto grau de detalhismo, de maneira suave e fluida, para um público de alta exigência e, além disso, cada elemento é pensado para ser, de fato, aproveitado, para promover a sensação de qualidade de vida e de liberdade a bordo com amigos e com a família.

“Minimalismo, conforto e autenticidade se tornaram a nova linguagem do alto padrão. O luxo que antes se traduzia em algo mais chamativo e inacessível hoje se revela em tempo de qualidade, na liberdade de estar presente , de forma natural, relaxado e, muitas vezes, descalço.

O design para a Azimut Yachts faz parte da essência da marca e estabelece uma conexão direta com a experiência de nossos clientes e, por isso, por saber que essa definição é parte da expressão de lazer e descanso da agitada vida moderna, é que implantamos a filosofia de uma nova era e lançamos mais uma tendência ao mundo náutico” explica Andrea Consolini – CFO da Azimut Yachts Brasil.

No design dos iates, a imponência cede espaço à leveza. Ambientes amplos, janelas panorâmicas, texturas orgânicas e iluminação natural dão origem a espaços que priorizam o bem-estar e o prazer de estar a bordo.

Entre os destaques de iates que trazem esse conceito, está a Azimut Grande 25 Metri, que teve a sua première global este ano no Brasil. O modelo que representa o luxo sensorial se tornou, em pouco tempo, sucesso de vendas e já soma seis unidades vendidas no Brasil. Trata-se de um “gigante” sobre as águas.

“O que observamos não é apenas um aumento em volume, mas uma evolução profunda na forma como as pessoas se relacionam com o mar. Há dez anos, o foco estava em tamanho, potência e exclusividade. Hoje, o que move o comprador é a experiência e o desejo de viver algo autêntico e livre de formalidades. Esse movimento é global e tem impacto direto sobre a maneira como desenhamos e produzimos nossos barcos. O resultado ficou belíssimo e tem surpreendido o mercado brasileiro e global”, destaca Andrea Consolini

Com 25 metros de comprimento, a Azimut Grande 25 Metri combina imponência, desempenho e elegância em um projeto que privilegia amplitude e leveza.

Sua superestrutura em fibra de carbono, mais uma inovação da marca, molda com perfeição os acabamentos, reduz o peso e amplia os espaços internos, enquanto as janelas panorâmicas ficam ainda mais amplas e o design contínuo entre interior e exterior reforçam a sensação de liberdade.

Um dos grandes diferenciais do modelo é a varanda lateral retrátil, que se abre para o mar e amplia o contato direto com o entorno, transformando o ambiente em uma extensão natural do oceano.

O recurso traduz na prática o conceito de “barefoot luxury”, um luxo vivido com os sentidos, em harmonia com a natureza. A experiência de navegar deixa de ser apenas sobre tecnologia e desempenho e passa a envolver silêncio, luz, textura e presença. No interior, materiais nobres e texturas orgânicas em tons suaves evocam a serenidade do mar para criar uma atmosfera que acolhe e desacelera.

“O luxo do futuro será cada vez mais emocional e menos material. Na prática, essa definição pode parecer mais simples para as marcas, mas é completamente ao contrário, porque desafia a engenharia e traz uma complexidade altíssima em termos de design, além de trazer uma série de novos elementos que, agora, não representam uma vida de ostentação e, sim, representam a vida em toda a sua essência. Hoje, o verdadeiro privilégio está em viver o tempo de forma plena, com quem se ama, cercado por beleza e propósito. . É essa experiência que buscamos oferecer em cada iate, o luxo de se reconectar com o essencial”, conclui Andrea Consolini.
https://www.azimutyachts.com.br/

