Close Menu
Perfil Náutico
  • Barcos
    • Barcos de Pesca
    • Iates
    • Jets / Infláveis
    • Lanchas
    • Veleiros
    • Wake / Ski
    • Outros
  • Mundo Náutico
    • Estaleiros
    • Eventos
    • Marinas
    • Mercado
    • Serviços
    • Técnica
  • Viver Náutico
    • Estilo
    • Viagem
    • Gastronomia
    • Planeta Água
  • Esportes Náuticos
Últimos Posts
21/10/2026

Yamaha lança novos motores de popa

21/10/2026
19/10/2026

Couro de peixe na S P Fashion Week

19/10/2026
17/10/2026

Empresários conhecem fábrica da Fibrafort

17/10/2026
14/10/2026

Conheça a história do fundador da Fluvimar

14/10/2026
O que está em alta
21/10/2026

Yamaha lança novos motores de popa

21/10/2026
19/10/2026

Couro de peixe na S P Fashion Week

19/10/2026
17/10/2026

Empresários conhecem fábrica da Fibrafort

17/10/2026
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, outubro 23
Facebook X (Twitter) Instagram
Perfil NáuticoPerfil Náutico
  • Barcos
    • Barcos de Pesca
    • Iates
    • Jets / Infláveis
    • Lanchas
    • Veleiros
    • Wake / Ski
    • Outros
  • Mundo Náutico
    • Estaleiros
    • Eventos
    • Marinas
    • Mercado
    • Serviços
    • Técnica
  • Viver Náutico
    • Estilo
    • Viagem
    • Gastronomia
    • Planeta Água
  • Esportes Náuticos
Perfil Náutico
Home»Esporte»48ª Regata Volta a Ilha de Santa Catarina acontece nesse sábado
09/12/2016

48ª Regata Volta a Ilha de Santa Catarina acontece nesse sábado

09/12/2016
Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copy Link

 


Evento mais aguardado da temporada tem largada programada para 10h, em frente à Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina. 

Após uma longa temporada, composta por nove regatas, a Copa Veleiros de Oceano chega a seu momento derradeiro com a realização da mais esperada etapa do calendário de vela oceânica do estado. A 48ª Volta a Ilha de Santa Catarina será realizada nesse sábado (10), com largada às 10h, em frente à Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina.

A Volta a Ilha de Santa Catarina é a principal regata oceânica do estado e uma das mais tradicionais do país, sempre com disputas emocionantes e que duram praticamente o dia todo. Os veleiros cumprem um percurso de aproximadamente 65 milhas náuticas, contornando a Ilha por bombordo (à esquerda do rumo da embarcação).

Estão elegíveis para disputar a 48ª Volta a Ilha de Santa Catarina os veleiros das classes ORC, IRC, C30, Multicascos, RGS (A, B e Cruzeiro) e Visitantes A (Barcos cabinados com LOA igual ou maior que 26 pés). As demais classes – Início/Retorno, HPE, Carmelitas e Visitantes B (Barcos cabinados com LOA entre 21 e 25,9 pés) – participam da 10ª Regata Ilha do Largo.

Katana é o atual bicampeão do Troféu Fita Azul - Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action
Katana é o atual bicampeão do Troféu Fita Azul – Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action

O percurso da regata menor larga no mesmo local da Volta a Ilha de Santa Catarina em direção ao sul contornando a Ilha do Largo por bombordo. Os veleiros seguem em direção ao vão central das Pontes Colombo Salles/Pedro Ivo Campos e contornam a Ilha de Ratones Pequeno por Bombordo, antes de cruzar a linha de chegada em frente ao Trapiche do Grupo de Busca e Salvamento, próximo ao Forte Sant´Ana.

A Regata Volta a Ilha de Santa Catarina é a mais importante competição de vela oceânica do estado e anualmente encerra o calendário de atividades náuticas do Clube. O recorde da regata pertence ao veleiro Mano Champ´s, comandado por Avelino Alvarez, que em 2011 completou o percurso em 8h43m01s. Atual bicampeão do Troféu Fita Azul (primeira embarcação a cruzar a linha de chegada), o Katana (da classe C30) chega como equipe a ser batida.

E as previsões para o sábado são otimistas para os velejadores. Apesar da chuva que se aproxima as condições de vento para a largada são muito boas, com chances de vento leste virando pra sudeste na parte da manhã com intensidade de 14 a 20 nós, o que seria o ideal para a largada.

Transmissão ao vivo da Regata Volta a Ilha:

Nesse ano será possível acompanhar a 48ª Regata Volta a Ilha em tempo real. Os barcos serão monitorados por GPS através de um software de celular durante todo percurso. Dessa forma, o público poderá visualizar o posicionamento das embarcações no mapa através do link: https://spotwalla.com/locationViewer.php?id=399

Projeto de Lei de Incentivo:

A Copa Veleiros de Oceano é realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Ministério dos Esportes. Buscando dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo clube junto a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto chega a sua quarta fase e para este ano 16 eventos farão parte do Calendário Esportivo Náutico da Cidade de Florianópolis. O presente projeto, além de manter uma estrutura técnica para as classes de vela Optimist, Laser e Snipe e Dingue e também continua estruturando o clube com equipamentos/estrutura adequada, além das competições do clube.

O PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2016 – CIDADE DE FLORIANÓPOLIS – Nº SLIE: 1509512-64 – PROCESSO Nº 58701.002408/2015-93., conta com os patrocínios das empresas ENGIE Tractebel Energia, Tickets Serviços, Clemar Engenharia, ST Importações, Diprape, Oscitec, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.


 

Artigo AnteriorSirena debuta com seu novo 64 na próxima Boot Dusseldorf 2017
Próximo Artigo 10 dicas essenciais para viajar de trem pela Europa

Artigos Relacionados

Novidade no Brasileiro de Oceano

14/09/2026
Continue Lendo

Primeiro Troféu Perpétuo Miss Blue

13/05/2026
Continue Lendo

Mubadala tem melhor resultado da temporada

02/03/2026
Continue Lendo

Temporada histórica para o Brasil no SailGP

30/11/2025
Continue Lendo

Qual Sea-Doo combina com o seu esporte aquático?

29/09/2025
Continue Lendo

Circuito de Regatas Marina Itajaí

24/02/2025
Continue Lendo
Deixar uma resposta Cancelar Resposta

Pesquisar
Arquivos
Principais Notícias

Limpeza na Baía de Guanabara

19/02/20253.974

Conheça os 5 luxuosos iates mais caros do mundo

26/09/20242.073

Tirreno: novo padrão em embarcações sport

09/12/20241.995

Robin Lee Graham, a lenda vida da navegação

16/01/20251.868
Não Perca

Yamaha lança novos motores de popa

21/10/2026

As novidades incluem os F150H, F250N e F300F, integrantes da Linha SDI (Sistema de Direção…

Continue Lendo
19/10/2026

Couro de peixe na S P Fashion Week

19/10/2026
17/10/2026

Empresários conhecem fábrica da Fibrafort

17/10/2026
14/10/2026

Conheça a história do fundador da Fluvimar

14/10/2026

O Portal Perfil Náutico é uma multiplataforma digital especializada em comunicação náutica. Os seus canais digitais oferecem um conteúdo 360º divulgando o melhor do perfil técnico de embarcações e equipamentos ao melhor do estilo de viver náutico.

Contate-nos: redacao@perfilnautico.com.br
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Barcos
  • Mundo Náutico
  • Viver Náutico
  • Esportes Náuticos
© 2026 PN Mídia Comunicação Ltda . Artigos assinados ou comentários não representam necessariamente a opinião da PN Perfil Náutico. As imagens sem créditos foram fornecidas para divulgação pela empresa ou pessoa citada na publicação. Todas as informações técnicas devem ser atualizadas com a empresa de origem.

Portal desenvolvido por MKT2BIS Negócios Online.

Digite acima e pressione Enter para procurar. Pressione Esc para cancelar.