Destaque na casa dos brasileiros, a área gourmet vem saindo do papel de coadjuvante nas embarcações
Por Amanda Kasecker especial para Perfil Náutico
Já se foi o tempo em que a cozinha era o lugar de menor preferência nas casas brasileiras. Atualmente cozinhar também é hobby, terapia e lazer com os amigos. Isso fica visível na nova configuração das casas e apartamentos mais recentes, com as cozinhas americanas, em que esse cômodo fica bem mais integrado, separado da sala apenas por um balcão. Seguindo essa mesma tendência, as áreas gourmets dos barcos estão ganhando cada vez mais destaque.
Da teoria à prática, muitas vezes fazer uma cozinha bem estruturada, equipada e ainda bonita para as embarcações, não é das tarefas mais fáceis. A criatividade e o bom aproveitamento de espaços são muito importantes, já que, embora tão essenciais quanto as cozinhas de nossas casas, as áreas gourmets das embarcações dificilmente têm o mesmo tamanho.
Para explorar esse assunto, a Perfil Náutico foi conversar com alguns dos principais estaleiros e descobrir quais os truques eles utilizam para montar as cozinhas de suas embarcações de todos os tamanhos e ainda o que não pode faltar nas áreas gourmets dos barcos.
De coadjuvante à protagonista
Se cozinhar virou lazer e é tendência no Brasil e no mundo, o meio náutico também mergulhou de cabeça nessa história. “Se a cozinha passou a ser um hobby, nossas embarcações terão cozinhas bacanas para a prática desse novo hábito. Se antes pensávamos na cozinha como algo funcional, hoje essa visão se sofisticou e sem dúvidas se tornou um espaço de extrema importância”, resume Marcos Soares, responsável pelo Grupo Sailing, distribuidor da Beneteau no Brasil.
Para a Azimut, estaleiro italiano com uma das maiores redes comerciais de iates e megaiates, com o dia a dia acelerado, as pessoas têm valorizado mais as alternativas para aproveitar seus momentos de lazer. “E, sem dúvidas, um espaço belo, agradável e bem equipado faz toda a diferença”, complementa o diretor do estaleiro, Davide Breviglieri.
Nas embarcações, geralmente há dois espaços de destaque para a gastronomia. Além da cozinha, que não pode faltar; as churrasqueiras também já se tornaram um item praticamente indispensável, coisa de “jeitinho brasileiro”. Segundo o gerente de vendas do estaleiro Schaefer, Guilherme Andrade, a churrasqueira é tão importante que se tornou um item até decisivo na hora da compra de um barco, pela característica de bom anfitrião que o brasileiro tem.
Mas e, afinal, o que não pode faltar? Uma cozinha de um barco é igual a uma cozinha para a nossa casa? Segundo o estaleiro Azimut, em uma embarcação, um dos elementos fundamentais é gerar uma conexão com as demais áreas de convivência. Ou seja, posto de comando principal, sala de estar, área de jantar e área externa da popa formando um ambiente de convívio. Dessa forma, o chef do dia (ou da noite) prepara a refeição cercado pelos amigos.
Já o gerente de marketing do estaleiro Ferreti, Diego Chrstiansen, acredita que a boa ventilação é uma característica fundamental. “O ambiente não é muito grande, então temos que encontrar soluções diferentes”, explica.
Para o estaleiro Intermarine, o projeto da cozinha de um barco deve priorizar o melhor espaço de aproveitamento, levando em consideração a ergonomia, a praticidade, a segurança e o espaço para acomodar todos os equipamentos como geladeira, cooktop, micro-ondas, pia, exaustor, entre outros, além dos espaçosos para guardar pratos, talheres, copos, taças, panelas, utensílios e alimentos.
“Pensar em uma cozinha em alto-mar vai além do básico, precisamos escolher a dedo o material usado, pensando na duração dos mesmos, além do espaço reduzido, que deve ser muito bem aproveitado”, complementa Soares, da Beneteau. A estabilidade para os usuários e utensílios também é uma questão ímpar, segundo o representante do estaleiro. E, para isso, existem móveis e funções próprias para as embarcações.
Da teoria à prática
A Perfil Náutico quis saber como foram pensados os projetos das embarcações dos mais variados tamanhos. Confira a seguir as cozinhas mais compactas – dos barcos de até 40 pés, as camaleoas – de embarcações até 60 pés, e ainda as maiores – dos barcos acima de 60.
As compactas: 30 a 40 pés
Quanto menor o tamanho da embarcação, maior o desafio. As cozinhas de embarcações de 30 a 40 pés são mais compactas e por isso exigem mais trabalho para deixá-las tão usáveis quanto as de um barco de 80 pés, por exemplo.
Para isso, um ponto-chave nas cozinhas desses barcos é o planejamento e a otimização do espaço interno. A Sessa Marine afirma utilizar muito esse recurso, tanto é que muitos modelos do estaleiro já vêm com cozinha m versão completa, como na C36 e C40. Isso significa dizer fogão, exaustor, forno de micro-ondas e geladeira (130 litros na C40 e de 110 litros na C36), além de espaço para uma bancada de apoio com painel de espelho, que integra o ambiente e facilita a preparação dos alimentos.
E não é por ser pequena que as cozinhas desses barcos têm menos “capricho”. Nessas duas embarcações, são priorizados os detalhes em madeira, pontos de iluminação e acabamentos com materiais refinados, com armários laqueados e metais italianos. Para garantir a ventilação e a iluminação, a Sessa projetou uma vigia em frente à pia e aberturas de vidro no teto do salão.
Já no cockpit a aposta é em uma minicozinha de apoio, que, junto com a churrasqueira, a mesa e o sofá, formam um espaço gourmet que acomoda até seis pessoas sentadas. Nesse espaço ainda é possível a instalação de um minibar.
No estaleiro Beneteau, a Gran Turismo 40 dá destaque para o espaço gourmet externo com a Churrasqueira Kenyon, grande pedida dos brasileiros que gostam de confraternizar com os amigos. Nesse espaço, a pia possui duas temperaturas de água: fria e quente e icemaker.
Camaleoas: 40 a 60 pés
Nem tão grandes, mas também nem tão pequenas, as cozinhas dos barcos que vão de 40 a 60 pés são verdadeiras camaleoas. Apesar de não terem um espaço grande, já há mais flexibilidade para colocar objetos com dupla utilidade e, em geral, também sobram espaços para itens como micro-ondas e lava-louças.
A Azimut 48, por exemplo, tem uma cozinha bem ampla. Segundo o estaleiro, a maior da categoria. Conta com mesa de jantar, que pode ser transformada em uma superfície de trabalho, destacando as soluções versáteis para as embarcações. Ainda tem pia de aço, fogão, exaustor, forno de micro-ondas, geladeira de 190 litros, compartimento para máquina de lavar louças e compartimentos que podem aumentar a capacidade de armazenagem.
Seguindo também a tendência nacional, na Azimut 48 há ainda a área de refeições do fly com churrasqueiras, ligada aos espaços de relaxamento.
Já o estaleiro Intermarine, com a sua lancha de 60 pés, tem a cozinha no deck principal integrada ao salão. Há duas opções de layout. Na primeira, a cozinha está mais à frente, próxima da área do comando do barco. Na segunda opção, lançada recentemente, a cozinha está logo na entrada no salão, mais integrada com a praça de popa. Independentemente da opção escolhida, a cozinha conta com duas geladeiras de 120 litros, cooktop de 4 bocas, micro-ondas com forno elétrico integrado, pia, exaustor, uma ampla bancada para trabalho, armários e gavetas.
Do estaleiro Sessa, a lancha Fly 42 também é posicionada na parte inferior, integrada com o salão e já vem completa na versão de série, com geladeira 125l + 40l de freezer, fogão, exaustor, forno de micro-ondas, pia em corean e armários com acabamento laqueado. Um dos segredos do estaleiro é planejar bem o interior para que sejam criados mais nichos para guardar louças e utensílios.
As maiores: acima de 60 pés
Um pouco maiores, as cozinhas das embarcações de mais de 60 pés já conseguem proporcionar mais conforto aos tripulantes. Nessa categoria, o estaleiro Intermarine destaca os barcos 65 e 75. No de 65 pés, a cozinha está localizada próxima ao posto de comando. Possui duas geladeiras de 120 litros, cooktop de 4 bocas, micro-ondas com forno elétrico integrado, pia, exaustor, uma ampla bancada para trabalho, armários e gavetas.
Já na Intermarine 75 o layout padrão pode ser modificado de acordo com as necessidades do proprietário. Por ser um barco maior, grande parte dos proprietários já tem até cozinheiro a bordo. Dessa forma, a cozinha que originalmente é localizada próxima ao posto de comando pode passar por uma modificação: ela vira um espaço menor, de apoio no salão, e a cozinha principal vai para o deck inferior, na área dos marinheiros. Com isso, o preparo de grandes refeições acontece em uma área isolada da área social do barco.
A cozinha da 70 pés da Azimut segue uma linha de integração. Segundo o estaleiro, o objetivo é proporcionar um ambiente prazeroso tanto para quem cozinha, quanto para quem está fazendo companhia. O salão da embarcação ainda é conectado ao posto de comando e living, proporcionando uma grande área de lazer e confirmando a ideia de que a cozinha já se tornou uma área para encontro de amigos.
O estaleiro Ferreti posicionou todas as suas cozinhas da linha 530 a 660 na popa dos barcos. A ideia que aparece mais uma vez é a da integração. Nas embarcações ainda maiores, como a Ferretti 800, as cozinhas são posicionadas mais na proa e com um acesso ao passadiço lateral para tripulação, fazendo assim que os tripulantes não tenham que circular pela sala do barco para servir a popa.
Conheça as características das cozinhas de acordo com os tamanhos dos barcos:
Até 40 pés
- Espaços bem otimizados
- Aberturas e janelas estratégicas para dar sensação de amplitude
- Priorizam itens essenciais como geladeira, pia e fogão
- Ampliam a área gourmet colocando churrasqueira na popa
De 40 a 60 pés
- Mais espaço para armazenagem
- Funções duplas para um objeto: mesa que vira balcão para cozinhar
- Luz natural dá sensação de maior
- Possibilidade de dois layouts de salão e cozinha
- Micro-ondas e lava-louças já podem fazer parte do ambiente
Mais de 60 pés
- Ideia de amplitude ainda maior, unindo ambientes
- Mais acessórios
- Bancadas de trabalho maiores
- Design mais arrojado
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