A Baleia Azul é um dos animais mais incríveis e misteriosos que vivem e viveram nos oceanos.  Mesmo de cor cinza, seu nome vem do reflexo da água cristaliza que a dá uma aparência incrível de azul.

Existem 3 subespécies de baleia azul. Elas são dividias por regiões, mas também apresentam pequenas diferença morfológicas.  Elas vivem entre 80 e 110 anos.

Medindo até 100 pés e pesando quase 200 toneladas, este é o maior animal que já habitou nosso planeta. Maior inclusive que todos os extintos dinossauros.

baleia-azul-brasil

Sua língua tem o peso de um elefante, e seu coração é mais pesado e robusto que um automóvel.

A Baleia Azul se alimenta somente de Krill

Um dos fatos amis interessantes sobre a este animal, é que ele abastece esse corpo enorme e robusto apenas com krill. O krill é nome coletivo dado a um conjunto de espécies de animais minúsculos e invertebrados semelhantes ao camarão.

baleia-azul-peso

Em certas épocas do ano, uma só baleia pode consumir 4 toneladas de Krill por dia.  Estes animais tem um sistema de filtragem na boca e no estômago, deis de ingerir e expelir grandes quantidades de água, o Krill fica retido no organismo.

As baleias azuis podem emitir sons que podem ser ouvidos a uma distância de até 1700 quilómetros. Os cientistas acreditam que elas usem os sons para se comunicar, mas também como sonar em águas profundas.

Conservação da Baleia Azul

baleia-azul-caça

A baleia azul foi caçada sem piedade nos 1900s. Pescadores em busca do seu valioso óleo quase levaram a espécie a extinção total. Entre 1900 e 1960, estimasse que 360,000 baleias foram mortas. Em 1966 finalmente foi criada a Comissão Internacional das Baleias. A recuperação da espécie foi pequena desde então.

As baleias azuis têm poucos predadores naturais, entre eles orcas e tubarões, principalmente quando estão em idade avançada ou doentes. Algumas delas também acabam morrendo em colisões com navios.

baleia-azul-região

Hoje em dia os biólogos estimam que existe uma população entre 10,000 e 25,000 indivíduos em todos os oceanos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here