Close Menu
Perfil Náutico
  • Barcos
    • Barcos de Pesca
    • Iates
    • Jets / Infláveis
    • Lanchas
    • Veleiros
    • Wake / Ski
    • Outros
  • Mundo Náutico
    • Estaleiros
    • Eventos
    • Marinas
    • Mercado
    • Serviços
    • Técnica
  • Viver Náutico
    • Estilo
    • Viagem
    • Gastronomia
    • Planeta Água
  • Esportes Náuticos
Últimos Posts
17/05/2025

Férias de julho no Jalapão e Serras Gerais

17/05/2025
12/05/2025

Verão no Alentejo: calma e encantamento

12/05/2025
11/05/2025

Primeira onda de Medina no Beyond the Club

11/05/2025
09/05/2025

Conheça o Novo Y6 da YYachts

09/05/2025
O que está em alta
17/05/2025

Férias de julho no Jalapão e Serras Gerais

17/05/2025
12/05/2025

Verão no Alentejo: calma e encantamento

12/05/2025
11/05/2025

Primeira onda de Medina no Beyond the Club

11/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
domingo, maio 18
Facebook X (Twitter) Instagram
Perfil NáuticoPerfil Náutico
  • Barcos
    • Barcos de Pesca
    • Iates
    • Jets / Infláveis
    • Lanchas
    • Veleiros
    • Wake / Ski
    • Outros
  • Mundo Náutico
    • Estaleiros
    • Eventos
    • Marinas
    • Mercado
    • Serviços
    • Técnica
  • Viver Náutico
    • Estilo
    • Viagem
    • Gastronomia
    • Planeta Água
  • Esportes Náuticos
Perfil Náutico
Home»home»Barco movido a hidrogênio verde
05/05/2025

Barco movido a hidrogênio verde

05/05/2025
Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copy Link
Imagem: Projeto JAQ - Explorer H2 / Divulgação

Protótipo movido a hidrogênio verde, único com produção on board no mundo, é exibido no Brasil

Maio, 2025. “O hidrogênio verde não é o futuro, é o presente. Queremos provar que é viável navegar sem emitir carbono”, afirmou Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e que também comanda a JAQ, uma das unidades do grupo. 

A apresentação foi feita no painel “Transição Energética e COP30 – Desafios e caminhos para um futuro sustentável”, realizado na tarde de terça-feira (29), na Marina da Glória, durante o Rio Boat Show. Hoje, 80% das mercadorias comercializadas globalmente são transportadas por navios e a previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) é que, até 2027, o comércio marítimo global cresça 2,1%.

Pesquisas indicam que os navios são, atualmente, uma das maiores fontes de poluição no setor de transporte, e um cruzeiro, por exemplo, emite, em média, o dobro de CO2 por passageiro comparado a um avião na mesma distância.

Entretanto, um novo projeto brasileiro promete inaugurar uma nova era na transição energética náutica e naval no mundo, com a produção dos primeiros barcos movidos a hidrogênio verde produzido a bordo e com emissão zero de carbono. Liderada pelo JAQ junto ao Itaipu Parquetec, centro referência na produção de hidrogênio verde (H2V) no Brasil, a iniciativa contempla a criação de duas embarcações, a Explorer H1 e a Explorer H2, ambas 100% sustentável.

Imagem: Projeto JAQ – Explorer H1 / Divulgação

O protótipo da Explorer H1 também foi apresentado ao público durante o evento náutico, O barco pronto será exposto pela primeira vez na COP30, em novembro de 2025, em Belém (PA).

“A náutica sempre fez parte da minha vida e é nossa missão contribuir com soluções que impactam no desenvolvimento e também na sustentabilidade, não apenas no mundo náutico, mas também no setor naval de maneira mais ampla. Passei a entender melhor sobre o potencial do hidrogênio verde e enxergar como uma grande solução limpa para a indústria”, comenta Paciornik. “Como presidente de Grupo Náutica e de unidades como a Boat Show Eventos e a JAQ, que atuam nesse setor, tenho a convicção de que a sustentabilidade será o futuro”, completa.

De acordo com Paciornik, o projeto será estruturado em três fases distintas e conta com um investimento de cerca de R$ 150 milhões. A primeira fase contempla o lançamento da Explorer H1, uma embarcação que funcionará exclusivamente em exposições e terá suas áreas internas ‘alimentadas’ por hidrogênio verde, sem emissão de carbono. Na segunda fase, o mesmo modelo será adaptado para operar com motores híbridos: 20% de hidrogênio e 80% de óleo diesel.

Essa mudança permitirá reduzir em até 80% as emissões de CO2 do barco. No entanto, durante essa fase, o Explorer H1 ainda precisará ser abastecido em postos de hidrogênio, já que não terá capacidade de produzir o combustível a bordo. Por fim, na terceira fase, prevista para o próximo ano, será lançado o Explorer H2, que terá a capacidade de extrair água do mar, dessalinizar e gerar on board o hidrogênio necessário para sua propulsão, operando assim de forma 100% sustentável e sem emissões de carbono.

“Nossa inovação é criar um sistema que gera hidrogênio diretamente do barco, o que é um grande desafio devido às condições do mar, como as ondas e o clima. O processo, chamado de eletrólise, começa com a água do mar. Primeiro, a água é dessalinizada, ou seja, o sal é retirado, e depois o hidrogênio é separado do oxigênio. Esse processo quebra a molécula de água, liberando oxigênio puro. Na sequência, o hidrogênio se une novamente ao oxigênio, o que gera eletricidade para o barco e a emissão de vapor de água, que torna o processo 100% limpo. Se o barco for movido por motores elétricos, essa energia vai para os motores. É um ciclo totalmente sustentável. E o mais importante: este é o primeiro sistema do mundo que faz isso a bordo de um barco”, explica Eduardo Colunna, diretor de Inovação Marítima do JAQ e presidente da Associação Náutica Acobar.

Conheça as embarcações

 Explorer H1 – Com 36 metros de comprimento, está equipada com um sistema de hidrojatos, projetado para navegação em águas rasas, e será a primeira a ser apresentada na COP30. Atualmente, encontra-se no estaleiro Inace, em Fortaleza (CE).

Explorer H2 – Com 50 metros de comprimento, está em fase de desenvolvimento no Estaleiro do Arpoador, no Guarujá (SP), e será destinada a apoiar operações de mergulho, além de realizar coleta de dados hidrográficos e oceanográficos. Este modelo contará com um motor da marca alemã MAN, que pode operar tanto com diesel quanto com hidrogênio. Após a apresentação da Explorer H1, a segunda fase do projeto será focada na conclusão e entrega da Explorer H2, com previsão para 2026.

Artigo AnteriorRio Boat Show: atrações seguem até domingo
Próximo Artigo PRIME YOU entrega a primeira ilha privativa compartilhada do mundo

Artigos Relacionados

Férias de julho no Jalapão e Serras Gerais

17/05/2025
Continue Lendo

Verão no Alentejo: calma e encantamento

12/05/2025
Continue Lendo

Primeira onda de Medina no Beyond the Club

11/05/2025
Continue Lendo

Conheça o Novo Y6 da YYachts

09/05/2025
Continue Lendo

Volta ao mundo: 7 anos de navegação repletos de emoções

08/05/2025
Continue Lendo

Rio Boat Show: 30 mil visitam 1ª estação náutica

07/05/2025
Continue Lendo
Deixar uma resposta Cancelar Resposta

Pesquisar
Arquivos
Principais Notícias

Limpeza na Baía de Guanabara

19/02/20253.897

Tirreno: novo padrão em embarcações sport

09/12/20241.816

Jet Skis: 30, 50 ou 70 mil? Selecionamos os melhores preços por marca

11/06/20181.543

Robin Lee Graham, a lenda vida da navegação

16/01/20251.359
Não Perca

Férias de julho no Jalapão e Serras Gerais

17/05/2025

Turismo de aventura inclui hospedagem em glamping, alimentação, transporte e passeios pelo Cerrado Para quem…

Continue Lendo
12/05/2025

Verão no Alentejo: calma e encantamento

12/05/2025
11/05/2025

Primeira onda de Medina no Beyond the Club

11/05/2025
09/05/2025

Conheça o Novo Y6 da YYachts

09/05/2025

O Portal Perfil Náutico é uma multiplataforma digital especializada em comunicação náutica. Os seus canais digitais oferecem um conteúdo 360º divulgando o melhor do perfil técnico de embarcações e equipamentos ao melhor do estilo de viver náutico.

Contate-nos: redacao@perfilnautico.com.br
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Barcos
  • Mundo Náutico
  • Viver Náutico
  • Esportes Náuticos
© 2025 PN Mídia Comunicação Ltda . Artigos assinados ou comentários não representam necessariamente a opinião da PN Perfil Náutico. As imagens sem créditos foram fornecidas para divulgação pela empresa ou pessoa citada na publicação. Todas as informações técnicas devem ser atualizadas com a empresa de origem.

Portal desenvolvido por MKT2BIS Negócios Online.

Digite acima e pressione Enter para procurar. Pressione Esc para cancelar.