São Paulo (SP) – Neste fim de semana, as emoções da Classe C30 ficaram restritas ao sábado com uma regata de percurso com cerca de 15 milhas (27 km) entre o terminal da Petrobrás e a Ponta Azeda, ao norte de Ilhabela. No domingo, a Comissão de Regatas (CR) chegou a dar duas largadas, mas ambas foram abortadas devido à falta de vento. Assim, o Caiçara KAT Technologies, com a vitória de sábado, lidera a 3ª Etapa da 24ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.
O Bravo, do Iate Clube de Santos, (ICS) foi o segundo colocado, seguido pelo Relaxa Building, do Yacht Club Ilhabela (YCI). A terceira e penúltima etapa de 2024 será concluída no próximo fim de semana (28 e 29/9). O vento sul/sudoeste permitiu que a CR montasse a raia em meio ao Canal de São Sebastião, o que proporcionou ao público na orla de Ilhabela acompanhar as manobras das embarcações.
A CR estabeleceu boias intermediárias no percurso, próximas ao Pindá Iate Clube (PIC) e à Praia do Viana. O Bravo, de Jorge Berdasco, ultrapassou o Relaxa Building para assumir o segundo lugar. “O vento sul estava bom, em torno de 15 nós. No começo da regata havia forte correnteza no canal, em algumas classes os barcos tiveram dificuldade para largar”, relatou o comandante Berdasco.
“Na Classe C30, o Caiçara achou um vento na largada e foi direto para a primeira boia e depois administrou bem a liderança. Nós não largamos bem, mas nos recuperamos e ultrapassamos o 05 (Relaxa Building) na boia em frente ao Pindá. Com as boias bem espaçadas, podemos dizer que foi uma regata tranquila. Com o cancelamento das regatas de domingo, a decisão ficará para o próximo fim de semana”, afirmou Berdasco, do Bravo, líder do campeonato com apenas um ponto perdido a menos do que o Relaxa Building (32 a 33).
Nas demais classes, os líderes da etapa são: Xamã Matrix (ORC), Sossegado (BRA-RGS), Brazuca (divisão C BRA-RGS) e Ginga (HPE 25). No próximo sábado, além da tradicional canoa de cervejas, o Yacht Club Ilhabela oferecerá almoço às tripulações após as regatas. São esperadas mais de 30 embarcações.
Classificação da C30 após 1ª e 2ª Etapas
1 – Bravo (ICS) – 32 pontos perdidos
2 – Relaxa Building (YCI) – 33 pp
3 – Tonka (YCI) – 40 pp
4 – Kaikias EMS (GVI) – 40 pp
5 – Caiçara KAT Technologies – 54 pp