O “Espaço da Marinha Brasileira” foi inaugurado na terça-feira e reuniu convidados em Porto Alegre.

Sócios e convidados se reuniram no Clube dos Jangadeiros para celebrar a inauguração do Espaço da Marinha Brasileira. A homenagem é em forma de um busto do Almirante Tamandaré e um canhão holandês doado ao Clube e que costumava fazer parte da fachada da Escola Naval da Ilha de Villegagnon, no acesso frontal à entrada da Baía de Guanabara.

Na solenidade, o vice-almirante Victor Cardoso Gomes, Comandante do 5º Distrito Naval, junto com o presidente do Conselho do Jangadeiros, Paulo Renato Paradeda e com o comodoro Manuel Ruttkay Pereira destacaram a relação de cooperação entre as duas instituições.

“Era um sonho nosso reunir esses dois elementos onde pudéssemos fazer homenagens à Marinha Brasileira por meio deste canhão, que representa a disponibilidade para defender as nossas terras, e também do Almirante Tamandaré. A ideia é que todo o associado do Clube, ao passar pelos lindos caminhos que levam à Escola de Vela e ao pavilhão de monotipos, possa lembrar-se da relação sempre fraterna que o nosso Clube tem com a Marinha”, destacou Manuel Ruttkay Pereira.

O vice-almirante Victor Cardoso Gomes, comandante do 5º Distrito Naval, também agradeceu ao Jangadeiros por todo o seu trabalho em divulgar os preceitos da maritimidade que, segundo ele, apesar da vasta costa brasileira, nem sempre são lembrados.

Em sua fala, o vice-almirante saudou ainda o patrono da Marinha do Brasil.

“Ele teve uma vida de dedicação à pátria e nunca fez questão de receber honraria alguma. Em seu túmulo, só quis a inscrição ‘aqui jaz um marinheiro’. Lá no Comando do 5º Distrito Naval, atrás da minha cadeira, tem um quadro com a foto de Tamandaré. Eu sempre falo que, quando as coisas ficam meio enevoadas, eu viro e peço ajuda. E, por incrível que pareça, essa ajuda sempre vem e a decisão tomada é sempre a melhor”, finalizou.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here