Competição reuniu veleiros de diversas partes do Brasil
na Baía de Todos-os-Santos
Sol, chuva, vento, cartões postais…a Bahia sempre será a Bahia e irá surpreender com seus encantos e axé. E assim foi. De 1º a 5 de novembro, a Baia de Todos-os-Santos recebeu – pela primeira vez – o 17° Campeonato Brasileiro de HPE25, reunindo cerca de 100 velejadores de diversos estados do país em torno do esporte e do turismo náutico.
Em uma grande logística operacional e receptivo impecável aos competidores, o Aratu Iate Clube proporcionou aos amantes da Vela um evento que marca um capítulo importante do cenário esportivo no país, reunindo um time técnico e organizacional de nível internacional.
Os vencedores do Brasileiro de HPE25 2022
Com a participação de campeões mundiais e velejadores olímpicos, foram realizadas dez regatas, com o evento sendo concluído neste último sábado (5), tendo como grande campeão o veleiro paulista Ginga (Vicente Monteiro/Breno Chvaicer/Wilson Moura/Gabriel Silva).
Em segundo lugar, o veleiro Espetáculo (Martin Lowy/Luis Fernando Staub/Nem Wanderley/Otavio Cardoso), em terceiro o veleiro Three Musqueteers (Alberto e André Guarischi, Pedro Tinoco e Mauricio Santa Cruz), em quarto lugar o veleiro Saci/PGL (Fabio Cotrim, Ricardo Canepa, Jorge Zarif e Anderson Brandão) e em quinto lugar o veleiro Mussulo 25 (José Guilherme Caldas, Juliana Duque, Rafael Martins e Frederico Baumert), representando a Bahia. Confira os resultados finais em www.aratuiateclube.com.br.
“Terminamos hoje o campeonato com a sensação de dever cumprido. Organizar um campeonato deste porte com o nível de velejadores que participaram foi um desafio enorme. Tivemos condições de tempo que proporcionou belas regatas e eu gostaria muito de agradecer nossos patrocinadores, a Classe HPE e a Marinha do Brasil. O Aratu Iate Clube se sente muito honrado de ter conseguido realizar este inesquecível Campeonato Brasileiro”, ressalta André Costa, gerente do Aratu Iate Clube.
HPE25: uma classe nacional
Cassio Ashauer, presidente da Classe HPE25 resume assim este grande evento: “Quando pensamos em realizar o campeonato aqui (na Bahia) ninguém achou que conseguiríamos. Mas, realizamos ‘O’ campeonato. E o legado deste evento é mostrar que a Classe HPE é, de fato, uma classe nacional. Só tenho elogios ao Aratu Iate Clube e aos coordenadores das flotilhas também. A sensação é de dever cumprido”.
Lucio Bahia, capitão da flotilha baiana, comenta a satisfação de ter realizado o evento “Em nome do Aratu Iate Clube eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse evento, competidores, juria, patrocinadores e a Marinha do Brasil. Foi uma semana incrível, com condições de regatas as mais variadas. Desde ventos de 8 até 23 nós, mar calmo, mar agitado, sol, chuva, regatas técnicas e um grande esforço para receber bem a todos”.
O 17º Campeonato Brasileiro de HPE25 é uma realização do Aratu Iate Clube. Tem o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Dasa, Clínica Amo, Hospital da Bahia, Porto Salvador Marina, Magma Yachts, Quantum Sails e Z6 Náutica, além do apoio da FENEB, Marinha do Brasil e Tribuna da Bahia.
Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/aratuiateclube/albums