Novidades no design exterior e interior, na ergonomia, e nos materiais utilizados

Riva tem história, criatividade, apelo e inspiração para criar um barco que antecipa o futuro, mas é permeado pelo clima evocativo da tradição. A produção e capacidade criativa do estaleiro, continuou a manter a sua estabilidade e vitalidade em 2020. O Riva 88 ’Folgore, herdeiro de um dos mais vendidos da marca, apresenta novidades no design exterior e interior, na ergonomia, e nos materiais utilizados, combinando com as marcas clássicas da história lendária de Riva.

Quase vinte e sete metros (88,4 pés) de comprimento e 6,31 m (20,8 pés) de largura, o iate é um produto da colaboração entre a Officina Italiana Design, empresa chefiada por Mauro Micheli e Sergio Beretta que projeta toda a linha Riva, o Comitê de Estratégia de Produto liderado por Piero Ferrari e Departamento de Engenharia do Grupo Ferretti.

Filosofia de projeto

Construído a partir de materiais compostos, com reforços de fibra de carbono na superestrutura, O Riva 88 ‘Folgore é totalmente focado na eficiência, com um design desenvolvido especificamente para abraçar materiais como mármore, vidro de cristal e aço inoxidável, mas sem afetar desempenho.

Voltando ao design, o curso ministrado pela Officina Italiana Design com a Dolceriva continua a ser verdadeiro: o novo design das janelas do casco, uma reminiscência de uma pincelada preta ao longo do lado prateado do iate, sobe em direção ao convés e encontra um sistema de acoplamento casco-convés original e inovador, onde a área de popa abre espaço para uma entrada de ar com arestas de aço.

Os icônicos detalhes em mogno e aço, combinados com elementos de fibra de carbono, resume o equilíbrio perfeito entre passado e presente que caracterizou os barcos Riva em anos recentes. Esse é o mérito de um design funcional sofisticado, como pode ser visto em vários elementos, incluindo as luzes de navegação emolduradas em aço inoxidável polido, ou a linha de água azul-marinho contínua.

Os corrimãos da passarela também são de fibra de carbono e aço, com uma seção no lado estibordo que também atua como a maçaneta para a porta de acesso ao  interior. O que torna este barco ainda mais único é o pára-brisa inovador, fabricado com cristais esféricos que resultam em uma ligeira contra-curvatura, um detalhe que parece prestes a se tornar uma marca registrada da Riva.

Outra característica de estilo inovador é o telhado de vidro na superestrutura, que oscila aberto tanto para a popa quanto para a proa, para permitir a entrada de ar fresco durante o cruzeiro ou em âncora.

Sob o telhado está uma estrutura de ripas que separa o interior e o exterior espaços se desejar. A solução padrão é um telhado fixo.

Imagen: Ferretti Group/Divulgação Riva 88 Folgore

Exteriores

Com o objetivo de oferecer um design que alie estética e funcionalidade, o Riva 88 ’Folgore oferece um conceito de popa totalmente redesenhado, com uma porta traseira que se abrem duas posições diferentes: paralela à linha de água para uso como um clube de praia de 6 m2, e submerso para lançamento e recuperação de licitação. A garagem pode abrigar um Williams Sport Jet 395 e um jet ski.

Dois conjuntos de degraus laterais de teca levam à área multifuncional do cockpit de 22 m². No arco, a primeira unidade possui uma ampla sala de jantar com um sofá que pode ser transformado em um sunpad operando o mecanismo up-down que levanta e abaixa a mesa de mogno. À esquerda está uma unidade de serviço com um compartimento de armazenamento, uma máquina de gelo e uma geladeira ou a terceira estação de comando para operações de amarração de popa.

 A estibordo, a barra móvel ao lado da escada do fly desportivo possui uma pedra por tampo em mármore Florim com abertura elétrica e duas banquetas, solução original para uma clientela principalmente americana. Os aposentos da tripulação podem ser acessados ​​através de uma escotilha companheira sob a escada, bem como da cozinha no convés inferior.

 No arco, o layout desta primeira unidade apresenta um enorme sofá em forma de C com uma mesa de centro que se abre para revelar uma grande área de armazenamento e, mais à frente, um protetor solar no deckhouse que pode acomodar pelo menos quatro pessoas. Integrado no protetor solar está um pequeno capô que é aberto por um mecanismo eletro-hidráulico.

Toda a área de 23 m² pode ser coberto com toldos. Os 20 m² do Fly oferece ao proprietário ainda mais ideias de maneiras de relaxar com conforto, comum grande protetor solar mais sofá na popa, outro sofá com mesa de centro e pufe no porto lado, e ainda outro sofá no lado estibordo. A estação do leme é  posicionada centralmente no arco, com um encosto giratório compartilhado pelo sofá, e possui dois visores touchscreen de 16 polegadas. Esta área também pode ser completamente coberta com toldos.

Interiores

Entrado pela porta de vidro na cabine, os interiores do convés principal são divididos em áreas de estar, jantar e estação de comando. O salão de espaço aberto tem um desimpedido vista para o mar e é um exemplo perfeito do estilo inconfundível Riva.

A altura de todas as áreas internas atinge 2 metros e é ainda maior no convés inferior, contribuindo para um conforto incomparável.

Uma mistura cuidadosamente escolhida de madeira, couro e aço caracteriza a decoração a bordo do ambos os conveses principal e inferior. A madeira dominante nesta primeira unidade é polida jacarandá, combinado com inserções de couro de cor clara ou escura e parque branco.

Estes emparelhamentos e as seções de teto laqueadas em branco e preto criam contrastes surpreendentes que conferem ao barco uma elegância requintada e clássica, realçada por luz natural que inunda as janelas laterais contínuas e o pára-brisa dianteiro. O salão está mobilado com um grande sofá Poliform cor de gelo a estibordo, de frente para um gabinete com uma TV de até 55 polegadas.

Uma mesa de centro Poliform em mármore cinza completa o mobiliário. Também a bombordo fica a sala de jantar, onde se encontra a grande mesa de vidro fumê, com uma base de aço e cadeiras Minotti cinza com encostos em nobuck cor de carvão. Na proa, a estação do leme com dois assentos de couro de altura ajustável está posicionada o lado estibordo e separado da sala por uma divisória de vidro fumê de altura total, uma solução que amplia o prazer da privacidade.

O capitão também pode entrar e sair pela porta ao lado da estação de leme do lado de estibordo, sem ter que passar através da sala de estar e sala de jantar.

Convés inferior

O convés inferior oferece ao proprietário quatro cabines: a suíte completa do proprietário no centro de o iate; uma cabine VIP na proa com cama de casal e dois guarda-roupas; uma cabine VIP  a bombordo com guarda-roupa e duas camas individuais; e uma cabine dupla com um guarda-roupa e camas de solteiro. Todas com seus próprios banheiros. A cabine de estibordo banheiro também atua como um chefe de dia.

Superfícies espelhadas dominam todas as cabines: paredes revestidas com espelhos coloridos e tela panorâmica As TVs são habilmente combinadas com madeira, couro, tecido e cores que combinam com as da plataforma principal. Os 20 m² da suíte do proprietário possui três layouts diferentes: a primeira unidade será equipado com a versão opcional A, que tem um grande banheiro do proprietário, um closet e uma penteadeira com cadeira Living Divani de couro e alumínio.

Os móveis são completados por várias peças de mobiliário independente escolhidas pelo proprietário, incluindo uma cadeira de couro marrom Poliform, uma mesa de centro Frank de aço pintada de preto da B&B Itália e uma poltrona prateada por Minotti. A cabine é acessada por meio de enquanto o piso, chuveiro e pia do banheiro do proprietário têm acabamento em branco e mármore Calacatta polido a ouro.

A versão padrão tem um banheiro menor e dois closets, enquanto opcional a versão B oferece a possibilidade de dois banheiros com serviços separados e um único ducha central, além do closet. Os alojamentos da cozinha e da tripulação no Folgore 88 ‘estão ambos no convés inferior para o máximo de privacidade. Uma porta separa a cozinha do convés principal, com acesso por uma escada, enquanto outra porta no lado oposto o separa dos aposentos da tripulação.

Este último contém uma área de refeitório, duas cabines com beliches e cabeceira, e uma lavanderia com uma máquina de lavar e uma secadora de roupas mediante pedido.

Propulsão e tecnologia

Esta primeira unidade Folgore Riva 88 ‘ é equipada com um par de motores MTU 16V 2000 M96L classificados 2.638 mhp, para uma velocidade máxima de 39 nós e uma velocidade de cruzeiro de 33 nós. O padrão solução de propulsão é um par de motores MTU 16V 2000 M96 com potência nominal de 2.435 mhp, que conduzem o iate a uma velocidade máxima de 36 nós e uma velocidade de cruzeiro de 30 nós.

A estação do leme na ponte principal tem o leme eletro-hidráulico Xenta, com gerenciamento de leme independente para otimização de curvas esportivas e um LOOP integrado painel desenvolvido em colaboração com NAVIOP-SIMRAD, que se integra a bordo monitoramento com instrumentos de navegação e manobra e de onde o capitão pode gerenciar o iate inteiro.

Esta unidade está equipada com três telas sensíveis ao toque de 19 polegadas. Um joystick de manobra também está instalado, apresentando a funcionalidade do modo de encaixe para fácil manuseio em águas confinadas, como na amarração ao lado, com movimento obtido pela ação combinada das hélices principais e do proporcional propulsor de proa. Além de tudo isso, um Sistema de Posicionamento Dinâmico mantém o iate na mesma posição mesmo em fortes ventos e correntes: a solução perfeita quando preparando para atracar ou enquanto espera para reabastecer.

O novo modelo é equipado com aletas estabilizadoras Humphree. Para oferecer também o máximo conforto na âncora, o iate também pode ser equipado com o Seakeeper Estabilizador giroscópico SK26.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here