Conheça a história dos precursores do Jet Boat no Brasil.

Falar da história do jet ski e do jet boat no Brasil e não citar o paulista João Victor Eduardo Colunna é praticamente impossível. Colunna foi um dos precursores do desenvolvimento e da divulgação dos produtos, em uma época em que eles ainda eram raridade, ou nem existiam no Brasil.

Tudo começou em 1981, quando Eduardo tinha apenas 18 anos e idealizou, desenvolveu e fabricou seu próprio jet ski para um trabalho de conclusão do seu curso de projetos e design. Sozinho, ele desenvolveu o casco e moldou peça por peça do motor e do hidrojato, um dos primeiros desse tipo no país.

“Eu cursava engenharia e naquela ocasião também fiz um curso de design. Como produto final de conclusão de curso tinha que fazer uma moto. Como eu gostava mais de mar do que de moto, perguntei se eu podia desenvolver um jet ski com motor de moto. Não existia ainda jet ski no Brasil, então a coisa toda foi uma grande novidade”, conta Eduardo.

O que era um projeto escolar acabou se tornando um negócio. Com o sucesso do protótipo, o produto foi levado ao mercado e Eduardo começou a vender o jet ski que criou para os amigos, criando a marca “Colunna” e sendo o pioneiro do segmento do país.

Desde então, o envolvimento apenas aumentou. Eduardo fabricou desde peças de reposição a jet skis para competições. “Nos anos 90, com o incentivo a importação de veículos promovida pelo governo Collor, passamos a construir jet skis para competição. No início dessa década fui campeão brasileiro, e o que era um hobby passou a ser um negócio”, explica Colunna.

E foi aí que uma coisa acabou levando a outra. Eduardo conta que no início da década de 90 a Colunna iniciou a produção de barcos maiores, estimulado pelo sonho de fabricar lanchas com motor a hidrojato.

Já em 1995, criou uma pequena lancha de 12 pés, com capacidade para três pessoas, veloz, boa nas curvas e com uma turbina no lugar do tradicional hélice. Nascia assim, o primeiro Jet Boat brasileiro, uma mistura de lancha com jet ski que conquistou os brasileiros.

O sucesso foi tanto, que na época os jet boats se tornaram o principal produto da empresa. Até hoje, a Colunna detém, exclusividade na produção de Jet Boats não só no Brasil, mas em toda a América do Sul.

Um dos modelos mais lembrados até hoje foi o Senna, lançado em 2003, em homenagem ao piloto Ayrton Senna. A ideia de criar um modelo foi conversada com o próprio ídolo do automobilismo nos anos 90, que veio a falecer em 1994. Quando o projeto saiu do papel, em 2003, o XR2 –S Senna se tornou o Jet Boat mais famoso do país, com destaque para a versatilidade, aliada a um design arrojado, com linhas futurísticas.

Em 2004, mais um passo ousado. A Colunna lança no mercado uma lancha de 32,5pés, nascida de um brilhante projeto: a Sport Cruiser 32,5. E então, ano a ano, o Colunna foi enfrentando desafios e trazendo ao público brasileiro novas embarcações.

De projeto escolar a grande estaleiro

Depois de um projeto ousado na conclusão de curso, Eduardo acabou virando proprietário de um dos estaleiros mais bem conceituados do Brasil. Atuando no ramo náutico há mais de 20 anos, atualmente a Colunna está localizado em São Bernardo do Campo de frente para rodovia Anchieta, na grande São Paulo.

Todos os projetos são assinados pelo estaleiro. “Projetamos e modelamos os barcos internamente e contamos com fornecedores”, afirma Eduardo. Segundo o fundador do estaleiro Colunna.“O Estaleiro Colunna prima pela qualidade e não pela quantidade. Nossos pontos fortes são a assistência de pós-venda, o que reflete em uma porcentagem altíssima de satisfação. Essa é nossa ideologia e prática de atuação”, conclui o Eduardo, que além se ser o fundados do Colunna, preside a ACOBAR, principal associação brasileira de construtores de barcos.

Hoje, o estaleiro conta com uma linha de produção que englobas as seguintes embarcações: Colunna 235 Open, Colunna 235 Cabin, Colunna 305 Sport Cruiser, Colunna 325 Sport Cruiser, Sport Cruiser 435, Jet Boat Expert 3, Jet Boat XR2-S.

Veja mais em www.colunna.com.br


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here