Barco Crédit Mutuel vence Regata Jacques Vabre na categoria Class40 

A edição 2019 da Regata Jacques Vabre Normandie Le Havre definiu todos os campeões nas três classes inscritas na que é considerada maior regata em duplas do mundo.

Na madrugada da última quinta-feira (14), em Salvador (BA), o barco Crédit Mutuel tripulado pelos franceses Ian Lipinski e Adrien Hardy foi coroado campeão da categoria Class40.

A prova teve ao todo 8 mil quilômetros e largou de Le Havre, na França, com 59 barcos, sendo 27 da Class40.  Além do Crédit Mutuel, os outros campeões foram: Groupe GCA – Mille et un sourires, na Multi50, e Apivia, na IMOCA.

O pódio da Classe 40 foi definido na manhã da última quinta-feira (14) com a chegada do segundo colocado Leyton. O Aina Enfance et Avenir será o terceiro colocado em Salvador (BA).

Ao todo, 29 barcos já atracaram no Terminal Turístico Náutico da Bahia em todas as três classes. A prova teve sete veleiros que acabaram desistindo dos 59 que largaram em 27 de outubro.

O Crédit Mutuel fez o percurso da Regata Jacques Vabre em 17 dias

O Crédit Mutuel fez o percurso em 17 dias, 16 horas e 21 minutos. “Foi uma regata bastante estratégica no início e depois velocidade pura. O barco mostrou que está ótimo, quando acelerava nunca parava”, comentou o velejador Ian Lipinski, que fez sua estreia na competição.

Seu parceiro, Adrien Hardy, participou uma vez da Transat em 2015, quando terminou em sexto na classe IMOCA. “Nunca é óbvio o que pode acontecer em um transatlântico, é cheio de surpresas. É verdade que fiquei surpreso com a velocidade do barco, que foi incrível”, disse Adrien Hardy.

Recorde

A dupla francesa Ian Lipinski e Adrien Hardy conseguiu mais uma façanha antes de atracar Baía de Todos-os-Santos.

Na passagem pelos ventos alísios do Atlântico, o novo modelo da Class40 (lançado em agosto desse ano pela construtora JPS) navegou 415,86 milhas a uma velocidade média de 17,3 nós.

Foi a quebra de recorde de milhas percorridas em 24 horas.

A marca antiga era de 377,7 milhas náuticas VandB de 2017.

”Fico muito contente com o resultado do barco Crédit Mutuel, que trabalhou muito forte para esse resultado. Os outros campeões também mostraram a qualidade da regata, como o veloz Groupe GCA na Multi50 e toda técnica, somada ao desenvolvimento do IMOCA Apivia”, comemorou Sébastien Tasserie, secretário geral da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre.

São agora 21 veleiros na Class40 que percorrem a Rota do Café no momento. Seis barcos da categoria tiveram que abandonar a competição: BeijaFlore, Entraide Marina- ADOSM, Kiho, Lamotte – Module Creation e SOS Mediterranee.

Veja a posição real dos veleiros

Sobre a Regata Jacques Vabre

A Regata Transat Jacques Vabre chega ao Brasil pela oitava vez, sexta em Salvador.

A regata é realizada de dois em dois anos e sempre navega até um país produtor do café. A edição 2019 é a 14ª de sua história

A saída ocorre invariavelmente de Le Havre, na região francesa da Normandia.

As duplas enfrentam duras condições de mar no início da prova, como a passagem pelo Canal da Mancha e Golfo de Biscaia.

Na descida pelo Atlântico, a passagem pelas ilhas ibéricas e a costa africana sempre reserva surpresas, bem como a difícil navegação pelos Doldrums, zona de convergência intertropical próximo à Linha do Equador com ventos quase que indecifráveis.

A competição tem previsão de ir até quarta-feira (20), quando chegará o último Class40.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here