Cozinhar no barco é um prazer em viagens de um dia, e também obrigação em jornadas mais longas.  Preparar feições a bordo é mais fácil que se imagina, tudo depende do tamanho de sua cozinha e o mar que está navegando.

cozinhar-no-barco-armazenamento

Mas existem dicas e truques podem ajudar você a cozinha com praticidade mesmo embarcado.

Dicas e truques para cozinhar no barco

– Estabilidade é um luxo quando se cozinha a bordo, fique longe de objetos que de vidro e utensílios com a base pequena, ou muito leve.

cozinhar-no-barco-dicas

– O ditado cozinha limpa é cozinha feliz vale o dobro a bordo. Primeiro por segurança, nunca deixe faca e outro objetos cortantes na sua área de preparo quando não estiver usando, e inclusive entre uma tarefa e outra.  Segundo, porque qualquer balanço pode espalhar restos de alimentos por toda cabine.

cozinhar-no-barco-utensilios

– A organização também é fundamental pela falta de espaço, planeje cada passo de seu preparo antes de começar.

– Sempre avise seus convidados que não há necessidade de trazer qualquer tipo de louça e utensílio a bordo.

– Viagens longas, principalmente por áreas remotas com poucas paras, exigem muito planejamento. Sempre adicione 20% nas previsões de alimentos, e 35% na previsão de água.

– Simplifique seu menu, evite alimentos que precisem de muito cozimento ou seus ingredientes de preparo sejam muito volumosos.

– Um ponto importante é o armazenamento dos alimentos, sabemos que os barcos possuem espaço limitado, principalmente para produtos que precisem de refrigeração. Deixe de fora caixas, sacolas e outros recipientes que você não vai precisar.

 

– Economize água, não faça lavagens desnecessária muito menos deixe qualquer fonte aberta. É um dos recursos mais limitados do barco, e cozinhar de forma inconsciente pode deixar toda a embarcação sem água.

– Fazer as refeições com produtos frescos exige muito espaço e tempo. Produtos enlatados, instantâneos e congelados podem ajudar na hora do preparo. Sempre se certifique se existe um forno abordo, o que é raro em embarcações de médio porte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here