A importante arte culinária

Uma das partes mais importantes de uma carta de super iate é a culinária; pode elevar uma viagem de ótima a incrível. Os chefs podem não apenas preparar seus pratos e guloseimas favoritos a qualquer momento, mas também apresentar-lhe experiências gourmet fora do mundo e deliciosas iguarias locais ao longo do caminho. O excelente iate a motor de 69,7 metros, Sherakhan, que pode acomodar até 26 pessoas, é famoso por sua cozinha extraordinária, criada pelo chef Toine Smulders, com estrela Michelin, e seus dois colegas profissionais de cozinha.

Um Chef apaixonado por criatividade

Vindo da Holanda, Smulders mergulhou pela primeira vez no mundo da culinária aos 16 anos, após um encontro casual com a gastronomia e todas as suas maravilhas; ele é apaixonado por criatividade com comida desde então. Embora seu primeiro trabalho como chef tenha sido em um estabelecimento especializado em culinária francesa, Smulders trabalhou em todo o mundo – tanto em terra quanto em iates – com experiência na França, Itália, Espanha e Suíça.

Smulders foi atraído pelos desafios e recompensas únicas de ser um chef de super-iate e assumiu seu primeiro papel a bordo do iate Dardanella, seguido por vários anos a bordo do iate Iduna, o clássico Feadship. Depois de se concentrar exclusivamente em iates de vela até agora, em 2018, ele decidiu experimentar uma nova experiência a bordo de um super iate a motor, e então abordou Jan Verkerk, proprietário de Sherakhan, por meio de um contato mútuo. Os dois se deram bem e ele se juntou ao famoso iate como Charter Chef em março daquele ano.

A excelente cozinha a bordo do Sherakhan permite que Smulders deixe sua imaginação correr livre

A coisa favorita de Smulders em ser um chef de iate de luxo é a liberdade que ele tem na cozinha para encantar os convidados, sem as restrições orçamentárias existentes nos restaurantes. Não existe algo impossível a bordo de Sherakhan, ele explica, acrescentando: “Podemos cozinhar frikandel holandês, kabsa da Arábia Saudita ou torta de limão da África do Sul; você escolhe, nós podemos fazer isso!”

Certamente, qualquer tipo de comida está disponível para afretar os hóspedes a bordo de Sherakhan, mas se Smulders descrevesse seu “estilo de assinatura”, seria la cuisine du soleil: “Os sabores são a parte mais importante da comida que eu crio, ao lado de suas estruturas”, comenta. “Alimentos naturais, saudáveis ​​e reconhecíveis são muito importantes para mim”.

Equipamentos culinários de alta tecnologia e ingredientes excepcionais

As tendências alimentares atuais que ele considera emocionantes e inspiradoras são alimentos saudáveis, veganos e locais. Para ele, em essência esses desenvolvimentos são liderados por um desejo de comida autêntica, que remonta ao básico. Os sabores asiáticos também continuam a ser populares e inspiradores.

A excelente cozinha a bordo do Sherakhan permite que Smulders deixe sua imaginação correr livre, com acesso aos melhores equipamentos culinários de alta tecnologia e ingredientes excepcionais. Uma das peças incomuns do kit a bordo é a máquina de algodão doce, que ele usa para criar um acompanhamento doce em um prato de fois gras exclusivo, provando que a comida gourmet pode ser surpreendente, divertida e deliciosa.

Amplas opções de locais para refeições a bordo

Para garantir uma experiência tranquila de fretamento para os hóspedes, Smulders  realiza reuniões diárias com o gerente do hotel Manon de Wit, planejando cada refeição, incluindo onde será servido, temas e combinações de vinhos.

Existem amplas opções de locais para refeições a bordo, desde os vários decks ao ar livre com belas vistas da paisagem até a impressionante sala de jantar de altura dupla com um átrio com galerias e claraboia do terraço com jacuzzi com fundo de vidro. Este último é o lugar favorito de Smulders no Sherakhan para criar uma experiência gastronômica inesquecível, pois 26 convidados podem se sentar juntos à enorme mesa curva em uma atmosfera espetacular, com lustres personalizados e um ambiente suntuoso.

A capacidade de proporcionar aos hóspedes umas férias charter extraordinárias por meio de suas experiências gastronômicas é a maior motivação profissional de Smulders, encontrando o elemento humano de seu trabalho e fornecendo conexão através da comida. Uma de suas experiências de destaque no Sherakhan é uma carta que eles fizeram para uma família canadense que estava comemorando uma ocasião especial nas Bahamas.

“Eles eram pessoas adoráveis ​​e ficaram realmente impressionados com a comida que criamos para eles”, explica ele. “Quando chegou a hora de partir, eles tinham lágrimas nos olhos por se sentirem as pessoas mais sortudas do planeta. Foi muito gratificante fazer parte disso”.

Obviamente, trabalhar em um iate em movimento oferece desafios logísticos aos chefs, mas Smulders diz que isso também fornece um dos destaques em seu trabalho:

“Adoro a exploração de novos ingredientes, culturas e tradições e a oportunidade de conhecer novas pessoas. através do meu trabalho a bordo. Em locais mais remotos, pode ser difícil obter provisões, mas eu adoro explorar as ilhas e comprar belos ingredientes locais. Às vezes precisamos improvisar um pouco, mas é para isso que somos treinados – como chefs, a criatividade está em nosso DNA”!

 O Sherakhan está disponível para fretamento no Caribe durante a temporada de inverno de 2020, com uma taxa semanal de US $ 425.000, mais os extras como combustível e provisões, dependendo dos planos e preferências pessoais de um fretador.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here