Está decidido! O título do Campeonato Sul-Americano de Snipe 2024 ficou com os argentinos Julio Alsogaray e Malena Sciarra (CNSP), que ficaram à frente de Roberto Paradeda e Giovanne Pistorello (CDJ) por apenas um ponto, já o terceiro lugar foi do bicampeão mundial de Snipe, o lendário Augie Diaz e Constanza Seguel (CGSC).
O domingo de Páscoa foi também de decisão para o Sul-Americano de Snipe aqui no Veleiros do Sul, desde cedo, a flotilha de quase 50 barcos foi para raia enfrentar a última série de regatas da competição.
Assim como no sábado, tivemos um dia quente em temperatura e em termos de disputas, começando com uma regata de norte entre 9 e 11 nós de vento, que foi diminuindo de intensidade o que restou no encurtamento da R6. Os vendedores foram o Roberto Paradeda e Giovanne Pistorello (CDJ).
A R7 largou em seguida, com ventos mais fracos, com média de 6 nós, ainda de norte, e que foi vencida por Ernesto Rodriguez e Bruno Mello (RHYC). O calor aumentou e o vento parou ao final da sexta regata do campeonato, fazendo a CR levantar a Recon que permaneceu em cima por aproximadamente duas horas.
Com quase todas as regatas da competição tendo sido realizadas com vento do quadrante norte, foi a vez do vento sul preencher a raia para a última disputa do dia e do campeonato.
A oitava regata aconteceu com uma intensidade muito maior, chegando aos 14 nós de sul, e garantindo muita emoção pela proximidade entre os primeiros colocados. A R8 foi vencida por José Irineu da Silva e Felipe Fraquelli (ICSC/VDS), e assim Julio Alsogaray e Malena Sciarra, da Argentina, garantiram o título do Sul-Americano de Snipe de 2024, por apenas um ponto entre Roberto Paradeda e Giovanne Pistorello, e dois pontos na frente de Augie Diaz e Constanza Seguel.
O troféu transitório foi entregue à dupla campeã pelas mãos de Nelson Picollo e Carlos Henrique de Lorenzi, campeões mundiais de Snipe em 1967.
Confira os primeiros colocados gerais do Campeonato Sul-Americano de Snipe 2024:
1º Lugar Geral – Julio Alsogaray e Malena Sciarra (CNSP)
2º Lugar Geral – Roberto Paradeda e Giovanne Pistorello (CDJ)
3º Lugar Geral – Augie Diaz e Constanza Seguel (CGSC)
4º Lugar Geral – Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling (ICSC/CDJ)
5º Lugar Geral – Bernardo Peixoto e Bruna Patricio (YCB/YCSA/MB)
Categoria Feminina:
1º Lugar – Ana Carolina Roth e Marília Bassoa (VDS)
Categoria Mista:
1º Lugar – Julio Alsogaray e Malena Sciarra (CNSP)
2º Lugar – Augie Diaz e Constanza Seguel (CGSC)
3º Lugar – Bernardo Peixoto e Bruna Patricio (YCB/YCSA/MB)
Categoria Júnior:
1º Lugar – Stefano Francavilla e Pedro Rosa (YCSA/CDJ/CBC)
2º Lugar – Bernardo Martins e Eduardo Magalhães (ICRJ/CICP)
3º Lugar – Francisco Dal Ri Lucas Zorzi (CDJ)
Categoria Master:
1º Lugar – Augie Diaz e Constanza Seguel (CGSC)
2º Lugar – Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling (ICSC/CDJ)
3º Lugar – Ricky Fabini e Florencia Parnizari (YCU)
A cerimônia de premiação foi realizada em frente ao Salão Social do Veleiros do Sul e contou coma presença do Comodoro do VDS, Frederico Roth, o Vice-Comodoro Esportivo do VDS, Luiz Gustavo Geyer de Oliveira, o Capitão da Flotilha de Snipe do VDS, Ader Santos, o Diretor de Eventos da CBVela, Walter Böddener, a Secretária Geral da Scira para o Hemisfério Oeste e Ásia, Paola Prada, o Diretor Técnico da FEVERS, Carlos Henrique De Lorenzi e o Vice-Comodoro Administrativo do CDJ, Aleks Vasconcellos.