Na Finn, Jorge Zarif é líder e só precisa completar regata de medalha deste domingo para garantir o topo do pódio.
Um sábado com brilho dourado para o Brasil na etapa de Miami da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (World Sailing). Na classe 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze subiram no topo do pódio após vencerem a regata de medalha disputada neste dia 28. Na Finn, Jorge Zarif não deu chance aos adversários e, salvo protestos, já não pode mais ser alcançado pelos rivais. Só precisa completar a regata final, marcada para este domingo, dia 29, para sacramentar o ouro.
“Foi muito bom ganhar essa regata da medalha e terminar com o ouro mais uma vez”, disse Kahena, em entrevista para o canal da Federação Internacional de Vela (World Sailing).
“As condições estavam difíceis, mas a gente não desaprendeu a velejar nesse período depois dos Jogos Olímpicos. A primeira volta da regata não foi tão boa, mas a gente conseguiu se recuperar”, acrescentou Martine.
As campeãs olímpicas encerraram a competição com 35 pontos perdidos, bem à frente das concorrentes mais próximas, as norueguesas Ragna Agerup e Maia Agerup, que ficaram com a prata, com 56 p.p. Este foi o segundo título da dupla em Miami (já haviam sido campeãs em 2013 e bronze em 2015) e a segunda medalha de ouro de Martine e Kahena em 2017. As duas já haviam conquistado no começo de janeiro o título do Mid Winters, também em Miami. A próxima grande competição da dupla será a IV Copa Brasil de Vela, em Porto Alegre, de 5 a 11 de março.
Já Zarif conseguiu um primeiro lugar e um quinto nas duas regatas de Finn disputadas neste sábado. Assim, chegou à marca de 17 pontos perdidos, à frente do britânico Ben Cornish, que tem 37 p.p. A regata de medalha da Finn está prevista para 16h40 deste domingo – hora Brasília.
Na classe 470 masculina, Henrique Haddad e Breno Abdulklech também se classificaram para a regata de medalha, na nona colocação. Na Laser, Bruno Fontes avançou na oitava posição.
As regatas finais de Miami terão transmissão ao vivo neste domingo, a partir de 15h (de Brasília), no canal da World Sailing no YouTube.
Outros resultados do Brasil na etapa de Miami da Copa do Mundo:
Classe 49er: Robert Scheidt e Gabriel Borges, 16º lugar, com 140 pontos perdidos
Classe RS:X feminino: Bruna Martinelli, 17ª colocação (182 p.p.)
Classe Laser Radial: Gabriella Kidd (Laser Radial), 25ª posição (218 p.p.)
Confira o vídeo com os melhores momentos da competição neste sábado clicando aqui.
SOBRE A CBVELA
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem e a Richards como apoiadora oficial. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.