Resistência comprovada: motor FPT Industrial completa 21 mil horas de operação em embarcação na Argentina
29 de janeiro de 2025 – A FPT Industrial, marca do Iveco Group reconhecida globalmente por seu compromisso com sistemas de propulsão com baixo impacto ambiental, reforça sua presença no setor marítimo com soluções confiáveis e eficientes. Neste contexto, um de seus produtos alcançou excelente desempenho em águas argentinas: o motor N67 TM6 operando na embarcação Laizo, da Compañía Fluvial del Sud S.A., completou 21.000 horas de operação sem a necessidade de grandes intervenções, garantindo assim uma operação contínua.

A bordo do Lazio, o motor N67 TM6, da Família NEF da FPT Industrial, é utilizado como grupo gerador. O motor se destaca pelo alto desempenho com custos operacionais mínimos e instalação rápida e fácil. Além disso, possui uma fonte de alimentação comutável entre 50/60 Hz; disponível para aplicações emissionadas e não regulamentadas.
A Família NEF é a maior das famílias de motores da FPT Industrial para aplicações marítimas. Os motores da linha G-Drive, para geração de energia, são caracterizados por sistemas avançados de injeção mecânica de combustível e eletrônica Common Rail, proporcionando alta confiabilidade e baixos custos de combustível e manutenção.
“Normalmente, um motor com estas características requer manutenção completa após um extenso período de operação, contemplando também uma revisão parcial, na metade desse período. Superar esse tempo de uso com o motor foi possível graças ao fato de o cliente seguir rigorosamente as recomendações de manutenção preventiva, o que estabelece um precedente positivo, que nos permite responder as exigentes demandas, com total confiabilidade”, afirma Leonardo Almeida, responsável pelas vendas da Rede FPT Industrial na América Latina.
A companhia Fluvial del Sud se dedica à extração e comercialização de areia, pedregulhos e pedras britadas. Para isso, possui dois navios em atividade: o navio Guarani e o Laizo, com o motor FPT Industrial. Originalmente, o Laizo era um cargueiro japonês, que foi adaptado para cumprir sua função de transporte de areia, com modificações como a incorporação de um porão de carga de areia e mecanismos de extração, entre outros.
Eficiência, disponibilidade e Suporte
Pablo Marcelo Torchia, gerente Técnico da Compañía Fluvial del Sud S.A., aponta que a escolha do motor FPT Industrial representa a melhor proposta em termos de combinações entre motor e gerador. A disponibilidade de peças e o suporte técnico do distribuidor Euro Torque, na Argentina também foram diferenciais a serem escolhidos, de acordo com o cliente.

Carlos Fassio, gerente da Euro Torque, ressalta que a confiança dos clientes é fundamental para o crescimento da FPT Industrial na Argentina.
“Nosso relacionamento com a Compañía Fluvial del Sud S.A. é um exemplo claro de como a combinação de um produto confiável com um serviço de excelência nos permite acompanhar e aprimorar suas operações de forma sustentada”, afirma Fassio.
A FPT Industrial reafirma assim sua liderança no fornecimento de motores para aplicações marítimas, fornecendo soluções versáteis e eficientes que aumentam a produtividade em diversos segmentos, desde o transporte comercial até a geração de energia no setor marítimo.

N67 TM6 do navio Lazio – Especificações técnicas
Número de cilindros: 6L
Sistema de injeção: Mecânica
Turbocompressor: TAA
Deslocamento [litros]: 6.7
Potência em espera [kWm] @ 1500 rpm: 165
Potência motriz [kWm] @ 1500 rpm: 150
Para mais informações, visite: www.fptindustrial.com.