A Hublot tem seu próprio departamento de P&D, o que lhe permite pensar o impensável e alcançar o que ninguém mais imaginou. E a Art Basel de Miami acaba de ser palco de uma de suas últimas conquistas. O ‘MP-09 Tourbillon Bi-Axis 5-Day Power Reserve foi inteiramente projetado pela Hublot e leva o icônico design Rainbow para o século XXI.
Tudo teve de ser reinventado: o conceito, o método, as ferramentas, os materiais e todas as gamas de cores associadas. A ideia inicial é relativamente simples: reproduzir o efeito arco-íris de gemas coloridas, mas usando carbono e compósitos em vez de gemas. Esta realização excepcionalmente complexa reproduz as variações naturais normalmente alcançadas pela variação natural de diamantes, rubis, safiras e esmeraldas na superfície da caixa.
Poderosa maquinaria industrial e relojoeira
Graças à sua poderosa maquinaria industrial e relojoeira e, também, à engenhosidade de seus pesquisadores, a Hublot foi capaz de superar consideráveis complexidades de fabricação uma após a outra. Na técnica tradicional, a mão humana escolhe as pedras já formadas ao longo de milhões de anos e depois as monta de acordo com a sua cor; aqui, cada pequena inserção em tons diferentes deve ser criada uma a uma. Em essência, o caso é trançado.
Barras finas de carbono são colocadas planas, com alguns milímetros de distância. Em seguida, barras de compósito colorido são colocadas verticalmente nas lacunas e sobressaem ligeiramente do carbono. Essa diferença de altura é então preenchida com uma terceira malha de carbono que eleva todos os componentes ao mesmo nível. Tanto o carbono quanto os compósitos são inseridos na massa em todas as três dimensões: comprimento, largura e altura.
Tons infinitos reproduzem o brilho das pedras preciosas
Para alcançar este resultado, centenas de inserções coloridas tiveram que ser criadas. Como o olho os combina espontaneamente para recriar uma gradação harmoniosa e natural, o efeito é quase uma ilusão de ótica. Na realidade, a Hublot teve que desenvolver um prisma completo de tons infinitos para reproduzir o brilho das pedras preciosas – uma inovação na relojoaria.
A cor de cada inserto escurece ligeiramente conforme se ajusta dentro da caixa de carbono. Isso tinha que ser levado em consideração ao criá-los, pois o resultado final seria ligeiramente diferente quando os insertos estivessem no lugar. Outro desafio era posicionar cada composição no lugar certo para que a incrível quantidade de trabalho desaparecesse e se tornasse perfeita a olho nu.
A superfície do novo MP-09 Tourbillon Bi-Axis é totalmente lisa e polida ao toque. Cada pastilha é cortada imperceptivelmente com carbono, polida e ajustada ao mícron mais próximo. Nunca antes um relógio ostentou tantos tons de compósito colorido como o novo Mp-09 Tourbillon Bi-Axis. um mundo em primeiro lugar. Quanto ao movimento, este novo MP-09 Tourbillon Bi-Axis mantém o calibre excepcional que tem sido o seu coração pulsante desde a sua criação: o movimento HUB9009.H1.RA.B com corda manual e reserva de marcha de 5 dias.
Explorando as regiões desconhecidas da Alta Relojoaria
Vem com um turbilhão bi-axial com uma rotação completa por minuto para o primeiro eixo e uma segunda rotação a cada 30 segundos para o segundo eixo. Esta hipnótica dupla rotação única guiou o design da caixa com lados curvos, que exibe o turbilhão às 6 horas, dentro de uma nova arquitetura colorida e estritamente limitada a 8 peças.
“Nós dominamos o Carbon. Dominamos a configuração tradicional do arco-íris. Mas ninguém ainda dominava o carbono 3D com o efeito arco-íris, simplesmente porque ninguém havia pensado nisso. É isso que torna a Hublot diferente: exploramos as regiões desconhecidas da Alta Relojoaria. Este novo ‘MP Tourbillon Bi-Axis’ não é, portanto, apenas mais uma peça de manufatura: ele incorpora o que a Hublot é. Ser o primeiro, único e diferente. E isso nunca vai mudar.”
Ricardo Guadalupe – CEO Hublot