O Silent 79 é autossuficiente com autonomia ilimitada sem queima de combustível.
A Silent Yachts, produtora de catamarãs ultra-inovadores movidos a energia solar, com sede na Áustria, está dando um grande salto. O estaleiro vai introduzir em sua gama de produtos o maior modelo produzido até hoje. O espaçoso e elegante Silent 79 está sendo construído em um estaleiro em Marotta, perto da capital italiana da construção naval, Ancona. Três unidades estão em construção, sendo que duas já foram vendidas e a primeira unidade será lançada em 2020.
Michael Köhler, fundador e CEO da Silent Yachts criou o conceito da 79, enquanto Enrique Castilla, da Insenaval, é responsável pela arquitetura naval. Marco Casali, da Too Design, foi contratado para projetar o exterior e o interior do novo iate.
Em termos de estilo, o Silent 79 é uma evolução da visão da empresa. Ele carrega o DNA do modelo Silent 55, mas em uma escala muito maior.
“Eu acho que os barcos elétricos-solares são o futuro. É por isso que eu imediatamente concordei em trabalhar com Michael Köhler em seu excitante empreendimento”, disse o designer Marco Casali, que tem um vasto currículo de projetos de super iates com o ISA Yachts, Columbus Iates, Itama e Canados. “Por ser energia solar precisamos dedicar tanto espaço na superfície aos painéis solares quanto possível. Mesmo assim, tendo em mente que é necessário também equilíbrio. Na minha opinião, conseguimos isso com o Silent 79. O que tentei alcançar foi um design italiano interessante, sofisticado e refinado. Este é um belo iate que atende à eficiência”.
Exterior atemporal
O exterior Silent 79 é limpo e atemporal. Suas linhas retas e enormes janelas permitem a entrada de muita luz natural. Os convidados que ficam no salão ainda têm vista panorâmica por toda parte.
Transportando painéis solares, o flybridge acrescenta esportividade ao visual graças a grades de ar horizontais inspiradas em supercarros, mas com apelo ecológico. Ambas as partes de proa e popa dos espaços exteriores são grandes e perfeitas para acolher áreas sociais agradáveis. O cockpit na popa tem um lounge e um bar, enquanto a área da frente é perfeita para relaxar sob o sol, pois é equipado com um sofá de frente para o mar.
O novo iate é construído com uma infusão de resina embalada a vácuo para criar uma construção leve de sanduíche de vidro que possui qualidades de isolamento de som e temperatura.
Assim como o Silent 55, o novo 79 é um catamarã solar-elétrico oceânico. Ele usa propulsão elétrica silenciosa para alcance ilimitado sem ruído ou fumaça e vibração mínima. Ele ainda é autossuficiente e praticamente livre de manutenção. O catamarã é equipado com um par de motores elétricos (50 kW cada na versão padrão “Cruiser”, 250 kW cada na versão “E-Power”) e eixos comuns. Na versão mais poderosa, o Silent 79 pode alcançar até 20 nós.
Potência
O sistema funciona de forma simples e virtualmente sem necessidade de manutenção. O catamarã é capaz de rodar a 6-7 nós em completo silêncio. O alcance é ilimitado passando por cerca de 100 milhas náuticas por dia.
Com 70 painéis solares de alta eficiência classificados para aproximadamente 25 kW, o Silent 79 usa reguladores de carga solar MPPT (Maximum Power Point Tracking) e as mesmas baterias de lítio usadas pela Tesla, que fornecem capacidade para cruzeiros que duram a noite inteira. Inversor de 15 kVA fornece energia para todos os eletrodomésticos.
O Silent 79 também tem um gerador, mas este é usado apenas para recarregar as baterias. Isso acontece em casos raros. Um exemplo é quando é necessária uma maior velocidade por longos períodos de tempo. Outra opção é se o tempo estiver ruim por vários dias.
Layout flexível
O Silent 79 está disponível em vários layouts diferentes. Uma das opções é ter um salão no convés principal, com 10,95 m de largura, cozinha, sala de estar e área de jantar. O andar inferior é equipado com 4 a 6 cabines de hóspedes e duas cabines de tripulação. Todas as cabines oferecem camas de casal ou duplas, e os banheiros incluem um chuveiro separado. Outros layouts estão disponíveis mediante solicitação.
Como não há sala de máquinas o Silent 79 tem a maior garagem da categoria.
Interior
O interior do 79 também é completamente personalizável. Como o patrimônio da Silent Yachts é ser verde e ecológico, o iate é decorado principalmente com materiais leves e recicláveis.
“O Silent 79 é projetado para fornecer o máximo conforto para o proprietário e os hóspedes que passam meses a bordo em longas viagens “, disse Michael Köhler. “O estilo da decoração é marinho, por isso é minimalista, ergonômico, silencioso e ao mesmo tempo luxuoso e refinado à perfeição.”
Preço
O preço base do Silent 79 é de 3,4 milhões de euros, já com muitas opções incluídas como padrão.