Close Menu
Perfil Náutico
  • Barcos
    • Barcos de Pesca
    • Iates
    • Jets / Infláveis
    • Lanchas
    • Veleiros
    • Wake / Ski
    • Outros
  • Mundo Náutico
    • Estaleiros
    • Eventos
    • Marinas
    • Mercado
    • Serviços
    • Técnica
  • Viver Náutico
    • Estilo
    • Viagem
    • Gastronomia
    • Planeta Água
  • Esportes Náuticos
Últimos Posts
15/06/2025

Dicas de como viver experiências autênticas em destinos culturais inusitados

15/06/2025
12/06/2025

Regata celebra 165 anos de Itajaí

12/06/2025
10/06/2025

Mubadala Brazil brilha em Nova York

10/06/2025
08/06/2025

Oito barcos Fibrafort no BS Marina Itajaí

08/06/2025
O que está em alta
15/06/2025

Dicas de como viver experiências autênticas em destinos culturais inusitados

15/06/2025
12/06/2025

Regata celebra 165 anos de Itajaí

12/06/2025
10/06/2025

Mubadala Brazil brilha em Nova York

10/06/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
segunda-feira, junho 16
Facebook X (Twitter) Instagram
Perfil NáuticoPerfil Náutico
  • Barcos
    • Barcos de Pesca
    • Iates
    • Jets / Infláveis
    • Lanchas
    • Veleiros
    • Wake / Ski
    • Outros
  • Mundo Náutico
    • Estaleiros
    • Eventos
    • Marinas
    • Mercado
    • Serviços
    • Técnica
  • Viver Náutico
    • Estilo
    • Viagem
    • Gastronomia
    • Planeta Água
  • Esportes Náuticos
Perfil Náutico
Home»Esporte»A Regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre segue equilibrada
05/11/2019

A Regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre segue equilibrada

05/11/2019
Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copy Link

Barcos chegam aos ventos alísios; Tripulação do Hugo Boss decide cortar a quilha

A tripulação do Hugo Boss disse nesta segunda-feira (04) que, depois de esgotar todas as opções, decidiu cortar a quilha do seu monocasco IMOCA de 60 pés. O barco bateu em um objeto não identificado e acabou abandonando a 14ª edição da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre.
Image bank of the New Imoca Hugo Boss, skippers Alex Thomson and Neal McDonald. (Photo by Hugo Boss)

Largaram 59 barcos de Le Havre rumo à primeira capital do Brasil

A regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre segue equilibrada para as três classes que participam da maior travessia em duplas do mundo, ou seja, IMOCA, Multi50 e Class40. A prova de 8 mil quilômetros entre a França e o Brasil deve conhecer seus primeiros vencedores na quinta-feira (7).

A organização espera que os primeiros catamarãs da Multi50 concluam a regata em mais três dias. Os três na disputa já chegaram a andar 70% do percurso.Os IMOCA devem cruzar a linha em Salvador (BA) a partir de sexta-feira (8). Já os Class40 têm uma semana ainda de mar pela frente.

Largaram 59 barcos de Le Havre rumo à primeira capital do Brasil. Ao todo seis abandonaram a regata, sem contar as paradas técnicas.Mas, enquanto os barcos não chegam ao destino final na baía de Todos-os-Santos, a disputa segue pelos chamados ventos alísios da divisão entre os hemisférios continua na Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre.

Veja as posições atualizada

Ventos alísios

Conhecidos também como ventos comerciais, os alísios ocorrem durante todo o mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. São ventos úmidos, provocando chuvas nos locais onde convergem, são conhecidos pelas zonas de calmarias equatoriais.

”Os ventos alísios não são regulares, mas são normais. O que é bom é que há vento, mas isso varia muito em relação à direção. Dessa forma, não ficamos entediados a bordo”, disse Sam Davies, skipper do Iniciatives-Coeur (IMOCA)

”Em relação aos Doldrums, olhamos as informações com bastante precisão, sabemos que em dois dias estaremos lá. Estamos à procura de um ponto de entrada de acordo com as previsões. Ainda é um pouco cedo!”

Depois dos alísios, será a vez dos barcos negociarem a entrada nos Doldrums, que ainda mais indecifráveis.Na prática, a ideia dos primeiros colocados não é ultrapassar a todo custo, mas conseguir entrar e sair mais rápido dessa região do Oceano Atlântico. 

Quilha ao mar

A tripulação do Hugo Boss disse nesta segunda-feira (04) que, depois de esgotar todas as opções, decidiu cortar a quilha do seu monocasco IMOCA de 60 pés.O barco bateu em um objeto não identificado e acabou abandonando a 14ª edição da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre.

“Ontem à noite, Alex e Neal puderam descansar a bordo do Hugo Boss”, disse Ross Daniel, diretor técnico da Alex Thomson Racing.“Nas primeiras horas da manhã, os skippers retomaram suas tentativas de estabilizar a quilha”.

“Apesar de seus esforços, ficou claro que manter a quilha presa colocaria o barco em grande risco. Com a quilha presa apenas pelo aríete hidráulico e em uma posição instável, havia um sério risco de danos significativos ao casco. Fizemos tudo o que pudemos para preservar a quilha, mas coletivamente determinamos que era muito perigoso mantê-la no lugar.Portanto, com a orientação de nossa equipe em terra, Alex e Neal começaram a cortar o aríete hidráulico para liberar a quilha do barco. Depois de muitas horas, eles tiveram sucesso em seus esforços e a quilha agora não está mais presa ao barco”.

Hugo Boss havia completado pouco mais de um terço do percurso de 4.350 milhas desta regata em duplas para Salvador (BA). No ranking das 15H (UTC), o barco mais rápido do grupo foi o 11th Hour Racing de Charlie Enright (EUA) / Pascal Bidegorry (FRA).

O veleiro Charal pode estar na liderança da IMOCA, mas eles estão sentindo o calor que vem por trás dos seus concorrentes, enquanto procuram o melhor ângulo para os Doldrums.

Na noite passada, o 11th subiu duas posições do quinto para o terceiro lugar e estavam apenas uma milha atrás do Apivia.O 11thHour Racing percorreu 416 milhas nas últimas 24 horas, 48 a mais que Apivia e 28 a mais que Charal, que está 71 milhas à frente.

Artigo AnteriorEm Salvador, tudo pronto para a chegada da Regata Jacques Vabre
Próximo Artigo DutchCraft 25: totalmente elétrico em fibra de carbono

Artigos Relacionados

Dicas de como viver experiências autênticas em destinos culturais inusitados

15/06/2025
Continue Lendo

Regata celebra 165 anos de Itajaí

12/06/2025
Continue Lendo

Mubadala Brazil brilha em Nova York

10/06/2025
Continue Lendo

Oito barcos Fibrafort no BS Marina Itajaí

08/06/2025
Continue Lendo

Evento socioambiental SailGP em Nova Iorque

05/06/2025
Continue Lendo

Four Seasons I : o luxo dos mares

03/06/2025
Continue Lendo
Deixar uma resposta Cancelar Resposta

Pesquisar
Arquivos
Principais Notícias

Limpeza na Baía de Guanabara

19/02/20253.900

Tirreno: novo padrão em embarcações sport

09/12/20241.822

Jet Skis: 30, 50 ou 70 mil? Selecionamos os melhores preços por marca

11/06/20181.584

Robin Lee Graham, a lenda vida da navegação

16/01/20251.393
Não Perca

Dicas de como viver experiências autênticas em destinos culturais inusitados

15/06/2025

Viajar para destinos exóticos é uma oportunidade incrível de sair da zona de conforto, descobrir…

Continue Lendo
12/06/2025

Regata celebra 165 anos de Itajaí

12/06/2025
10/06/2025

Mubadala Brazil brilha em Nova York

10/06/2025
08/06/2025

Oito barcos Fibrafort no BS Marina Itajaí

08/06/2025

O Portal Perfil Náutico é uma multiplataforma digital especializada em comunicação náutica. Os seus canais digitais oferecem um conteúdo 360º divulgando o melhor do perfil técnico de embarcações e equipamentos ao melhor do estilo de viver náutico.

Contate-nos: redacao@perfilnautico.com.br
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Barcos
  • Mundo Náutico
  • Viver Náutico
  • Esportes Náuticos
© 2025 PN Mídia Comunicação Ltda . Artigos assinados ou comentários não representam necessariamente a opinião da PN Perfil Náutico. As imagens sem créditos foram fornecidas para divulgação pela empresa ou pessoa citada na publicação. Todas as informações técnicas devem ser atualizadas com a empresa de origem.

Portal desenvolvido por MKT2BIS Negócios Online.

Digite acima e pressione Enter para procurar. Pressione Esc para cancelar.