Evento recebeu cerca de 34 mil visitantes e apresentou lançamentos que prometem movimentar o mercado em 2017.
O Rio Boat Show, considerado o maior salão náutico outdoor da América Latina, chegou ao fim nesta terça-feira, 11 de abril, na Marina da Glória, com saldo de 34 mil visitantes. Presente no calendário da cidade há 20 anos, ininterruptamente, o salão reuniu, ao longo de sete dias, cerca de 100 marcas expositoras nacionais e internacionais, que apresentaram ao mercado lançamentos exclusivos para esta edição carioca. “É gratificante perceber que mesmo com o atual cenário econômico, os expositores acreditaram na força do Rio Boat Show e escolheram o salão para apesentar suas apostas de 2017”, diz Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show.
Entre as novidades destacaram-se 150 embarcações (75 na água e 75 em terra) de diversos tamanhos e estilos, motores e equipamentos marítimos, jet-skis e acessórios do universo náutico. Além de apresentar os lançamentos do setor, o Rio Boat Show recebeu, pela primeira vez, o Espaço dos Desejos – área voltada para exposição de artigos de luxo. Participaram marcas como Lexus, Meister Relógios, Samsung, Faber-Castell, Pirelli, Delonghi, SPA Versatti e Mercedes-Benz. Esta última montou uma pista off-road com seis obstáculos que permitiram que os visitantes testassem quatro diferentes modelos de carros.
Desfile noturno de barcos impressiona
Outro destaque do evento foi o desfile noturno de barcos que transformou as águas da Baía de Guanabara em uma verdadeira passarela aquática. O ponto alto da noite foi a apresentação da violinista Lara Salustian, que tocou a música “Garota de Ipanema” segurada por Thiago Caldas, especialista em Flyboard – prancha parecida com a de wakeboard que é impulsionada por um jato de alta velocidade. A impressão para o público que assistia foi que os dois flutuavam sobre as águas.
Novo estaleiro brasileiro foi lançado no salão
O Rio Boat Show também foi o local escolhido para o lançamento da Okean, empreendimento dos sócios Nércio Fernandes, Amilton Gutierrez e Katia Fernandes em parceria com o projetista italiano Paolo Ferragni. Na ocasião, o estaleiro apresentou sua primeira embarcação: a Okean 50, um fast trawler de 50 pés e mais de 15 metros de comprimento. A embarcação chama atenção pelo seu design e conta com flybridge e aberturas nas bordas laterais, podendo ampliar o convés e formar duas varandas sobre o mar.
Lançamentos do Rio Boat Show
Intermarine 95 – considerado o maior barco de fibra de estilo esportivo feito em série no Brasil, com quase 30 metros de comrimento e 330 m² de área útil, a Intermarine 95 possui duas versões de layout interno que se diferenciam no flybridge, deck principal e deck inferior. O iate possui cinco suítes (versão Quintessence) ou ainda quatro suítes e uma sala multiuso (versão Fascination). Outra opção para os clientes que buscam exclusividade é a possibilidade de personalizar todo o interior da embarcação de acordo com as preferências e o estilo de vida de cada proprietário.
– Segue 89 – este barco da Yacht Center Group tem 26 metros de comprimento e é considerado veloz para seu porte. O design é assinado pelo renomado projetista Gino Gandino e conta com materiais nobres como madeiras maciças, laminados naturais e couros argentinos. A suíte máster a meia-nau é bem ampla e ocupa os 5,90 metros de boca do barco, que tem capacidade para 18 pessoas de dia e dez para pernoite.
– Cimitarra 640 – com comprimento total de 18,65 metros, a Cimitarra 640 tem duas versões, flybridge e Sundeck — este último um fly reduzido para dar espaço a um enorme teto solar na área de comando. A capacidade é de 20 passageiros em passeio diurno e 11 para pernoite. Com motorização IPS 800 Volvo, o cliente pode escolher as cores e configurar o barco de acordo com o seu gosto.
– Schaefer 510 – a nova embarcação de 51 pés da Schaefer tem 15,4 metros de comprimento e conta com uma confortável suíte master à meia-nau, três opções de layout interno com até três suítes, além de espaço gourmet na plataforma. Com acabamento de alto padrão e design moderno, haverá também versão especial em parceira com o estúdio italiano Pininfarina, um dos mais conceituados do mundo, responsável pelo design de empresas como Ferrari e Maserati.
– Armatti 480 Sport Fly – com pouco mais de 14 metros de comprimento, o novo modelo da Armatti Yachts – linha de lanchas para passeio do Triton Group – apresenta um design marcante ao misturar conforto com esportividade. Projetada para tornar a experiência de navegação ainda mais apaixonante, a embarcação tem capacidade para receber 14 passageiros, sendo seis para pernoite. A área do fly, um dos maiores da categoria, possui moderno posto de comando com ótima visibilidade além de equipamentos de alta tecnologia.
– Coral 43 HT – uma das novidades do estaleiro fluminense Coral é a nova lancha de 43 pés com hardtop. Com mais de 13 metros de comprimento, o modelo conta com amplo cockpit, com banco duplo para piloto, espaço para refeições e sofás para os passageiros, além de espaço gourmet na popa. O hardtop torna a lancha ainda mais confortável em intempéries climáticas.
– Verve 40 – primeira lancha esportiva da marca italiana Azimut, o modelo chama a atenção por aliar luxo, design, modernidade e desempenho. Com pouco mais de 12,5 metros de comprimento e 3,8 de largura, destaca-se pelo desempenho obtido por três motores de popa de 350 HP cada. O posto de comando é aberto, mas protegido por hard top. A proa foi aproveitada ao máximo com dois sunpads e a popa conta com áreas para para refeições com grill, cooktop, pia e geladeira. Tem ainda cabine confortável para a categoria.
– Lagoon 450 Sportop – vendido pelo Grupo Sailing, o novo veleiro catamarã do estaleiro francês Lagoon, será o primeiro modelo da linha SporTop a chegar ao Brasil. Originalmente lançado com flybridge, a nova versão foi uma inovação do modelo de maior sucesso do estaleiro, o 450 F com mais de 600 unidades vendidas. O posto de comando, estrategicamente posicionado entre o cockpit e a parte superior do salão, possibilita maior integração com as demais áreas de convívio do barco, além de facilitar as manobras.
– Real 270 – derivada da Real 260, o modelo conta com para-brisa mais esportivo, que virou identidade da marca, targa à ré (garantindo uma maior área abrigada do sol) e um pé a mais na plataforma de popa. O casco com Hydrolift System, sistema de redução de atrito com a água patenteado pelo estaleiro, proporciona melhor desempenho e garante mais economia e suavidade. A embarcação comporta 13 pessoas e, mesmo com proa aberta, vem com banheiro fechado.
– Sedna XF 335 IPS – produzida pelo estaleiro paulista Sedna Yachts, a lancha de pesca tem 10,93 m de comprimento e capacidade para 12 pessoas de dia e quatro, em pernoite. Seu novo layout conta com cozinha na parte externa da embarcação e cockpit redesenhado. Na nova versão, a XF 335 vem com tanque de combustível com capacidade maior – 1000 litros – e propulsão rabeta fixa – são dois motores Volvo IPS 400.
– FS 265 Solaris – novo projeto do estaleiro catarinense FS Yachts, a embarcação foi lançada oficialmente no Rio Boat Show. Trata-se de uma lancha de 26,5 pés, irmã da FS 265 Element, porém com a proa aberta, possibilitando um espaço de utilização muito mais eficiente para passeios diurnos. Usa motorização de centro-rabeta a gasolina.
– Focker 255 GT – lancha de proa aberta com borda alta e grande capacidade de transporte, podendo levar até 12 adultos em passeios diurnos em águas parcialmente abrigadas. Isto significa uma capacidade de carga cerca de 50% superior a uma lancha da mesma categoria. Outro destaque neste lançamento da Fibrafort é o banheiro, cujo acesso é facilitado pelo rebaixamento do piso no corredor de acesso à proa. A embarcação vem também com paiol para guardar uma prancha de wakeboard e uma targa de aço inox para puxar um praticante deste esporte.