2 de setembro de 2024, Rio de Janeiro, Brasil | O Rio de Janeiro sediará a etapa inaugural brasileira do SailGP, o renomado campeonato internacional de corridas de vela, conhecido como a corrida mais emocionante na água. O Enel Rio Sail Grand Prix acontecerá nos dias 3 e 4 de maio de 2025, na Baía de Guanabara, tendo como pano de fundo o Pão de Açúcar, um dos principais cartões postais da cidade. O fim de semana cheio de ação marcará a estreia do SailGP na América do Sul e promete ser um momento histórico na história do estado, que tem uma tradição centenária de sediar grandes eventos esportivos.
Competindo ao redor do mundo, a temporada 2024-25 do SailGP será a maior da liga até hoje, com eventos em cinco continentes. Começando em Dubai nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, fará paradas em locais icônicos, incluindo São Francisco, Nova York, Los Angeles e Genebra. A estreia da competição no Brasil, no Rio (3-4 de maio de 2025), ocorre junto com a chegada da primeira equipe sul-americana, a Mubadala Brazil SailGP Team, anunciada no início deste ano.
Desde sua primeira temporada, em 2019, o Sail GP se destaca por sua combinação de tecnologia de ponta e alta velocidade, utilizando catamarãs F50, capazes de atingir velocidades em torno de 100 km/h. As equipes competidoras representam onze países e são formadas por atletas de elite, que competem em locais icônicos ao redor do mundo. A inclusão do Rio de Janeiro no circuito global do Sail GP reforça a posição do estado como um importante destino para eventos esportivos internacionais. A título de curiosidade, Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de Fórmula 1, é coinvestidor da equipe alemã.
“Estamos muito felizes em anunciar o Rio de Janeiro como palco de uma das etapas do SailGP. Sempre foi nosso sonho poder ter a equipe brasileira participando de uma etapa próxima dos fãs, apaixonados por esporte em alto nível. O SailGP, uma nova liga profissional, sinônimo de inovação, tecnologia, velocidade e com um sério compromisso com a preservação ambiental, com certeza, vai cativar o público. Será uma competição de alto nível com a Baía de Guanabara como palco natural, com a beleza do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor. O palco perfeito para esse espetáculo a céu aberto”, afirmou Alan Adler, CEO da IMM.
“Temos o prazer de anunciar não apenas a sede do primeiro evento brasileiro do SailGP, mas também de confirmar Martine Grael como pilota da primeira equipe SailGP do país. Martine é um talento incrível e mostrou que pode vencer nos mais altos níveis da vela de elite”, disse Sir Russell Coutts, CEO do SailGP, continuando: “O Brasil tem uma base de fãs altamente engajada que adora corridas. O SailGP redefinirá a imagem da vela no Brasil, atraindo um público totalmente novo de seguidores. Sabemos que o povo do Rio adicionará seu toque brasileiro especial ao evento, apoiando Martine, a equipe Mubadala Brazil SailGP e aproveitando a atmosfera cheia de adrenalina pela qual nossos eventos estão se tornando conhecidos”.
O Rio Sail Grand Prix é apresentado pela Enel e tem a TIM como parceira oficial de conectividade, promovendo tecnologia 5G para a comunicação durante a competição.
“É uma honra para o Brasil sediar mais um evento mundial da vela após os sucessos das paradas de The Ocean Race, Olimpíada 2016, jogos Pan-Americanos e inúmeras regatas que escolhem nosso país para promover as competições. Além disso, Temos a chancela de ser o primeiro país sul-americano a ingressar na Sail GP e certamente nossa equipe verde-e-amarela vai mostrar o talento na modalidade, que já nos rendeu 19 medalhas olímpicas e muitos títulos mundiais em diversas classes ”‘, comentou o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro.
Calendário 2024-25
Dubai, Emirados Árabes – 23 e 24/11/2024
Auckland, Nova Zelândia – 18 e 19/01/2025
Sidney, Austrália – 8 e 9/02/2025
Los Angeles, EUA – 15 e 16/03/2025
São Francisco, EUA – 22 e 23/03/2025
Rio de Janeiro, Brasil – 3 e 4/05/2025
Nova York, EUA – 7 e 8/06/2025
(Cidade Pendente), Inglaterra – 19 e 20/07/2025
(Cidade Pendente), Alemanha – 16 e 17/08/2025
Taranto, Itália – 6 e 7/09/2025
Genebra, Suíça – 20 e 21/09/2025
Cádiz, Espanha – 4 e 5/10/2025
(Cidade Pendente), Oriente Médio – 7 e 8/11/2025
Abu Dhabi, Emirados Árabes – 29 e 30/11/2025
Bicampeã olímpica comanda o Time Brasil
Esta, entretanto, não é a única novidade da próxima temporada. No evento de lançamento da Enel Rio Sail Grand Prix realizado nesta segunda-feira,a bicampeã olímpica Martine Grael foi apresentada como a capitã da equipe inaugural do SailGP do Brasil – a primeira mulher a ocupar essa posição na liga global.
A notícia reforça o compromisso de longa data do SailGP em criar um campeonato esportivo inclusivo, com equidade de gênero em seu cerne. A nomeação de Grael supera a meta inicial de ter uma mulher como piloto na liga até a 6ª temporada. Até o momento, 37 mulheres competiram a bordo dos F50s como parte do programa de inclusão de mulheres do SailGP – um programa de desenvolvimento lançado na 2ª temporada (2021) para proporcionar oportunidades para que mulheres compitam ao lado de seus colegas homens no mais alto nível do esporte.
Grael e a equipe brasileira se juntarão a uma formação confirmada de 11 equipes nacionais na linha de partida em novembro de 2025, competindo em catamarãs de 50 pés com tecnologia de ponta e alta velocidade. Grael terá sua primeira experiência no comando de um F50 neste mês, em um campo de treinamento para equipes selecionadas em Bermuda. A formação completa da equipe será revelada nas próximas semanas.
O CEO da SailGP, Sir Russell Coutts, comemorou a nomeação de Grael, saudando os brasileiros como “um time a ser batido” na temporada 2024/2025.“O Brasil tem uma longa história de sucesso na vela, e mal podemos esperar para redefinir tudo o que essa base de fãs engajada e apaixonada sabe sobre nosso esporte. A estreia brasileira da SailGP reunirá esporte e espetáculo, e sabemos que o povo do Rio dará total apoio ao evento, Martine e à equipe Mubadala Brazil SailGP”, concluiu.
“Estou muito honrada de ter recebido esse convite para liderar o Time do Brasil no SailGP. É um projeto novo e desafiante, ser a primeira mulher a comandar um barco no SailGP. Vamos iniciar um capítulo na competição que reúne os melhores do mundo, no momento em que o Rio de Janeiro lança a sua primeira etapa. Não podia ter um momento melhor para o nosso time”, comentou Martine Grael.
A presença da brasileira como capitã, aliás, reforça um dos compromissos mais importantes do Sail GP: a diversidade. Ainda que Martine seja a primeira capitã, desde a primeira temporada a organização incentiva a participação de mulheres. Prova disso é que há pelo menos uma mulher em cada equipe.
É possível acompanhar tudo o que acontece em cada etapa nas redes sociais do Sail GP.
As informações sobre venda de ingressos para a etapa do Rio de Janeiro serão disponibilizadas em breve.