ArtePNEsporte


Brasileiros na liderança da Copa Brasil de Vela

Robert Scheidt
Robert Scheidt

Favorito ao título da Copa Brasil de Vela, na Laser, Robert Scheidt não decepcionou. Depois de abrir a temporada 2014 com a vitória na primeira edição do evento, em janeiro, o velejador voltou à competição, nesta terça-feira (16), na liderança. O brasileiro venceu uma das três regatas desta terça-feira e foi quarto e terceiro nas outras, somando oito pontos perdidos. O holandês Rutger Van Schaardenburg é o vice-líder, com 11 pontos perdidos, e Bruno Fontes o terceiro.

O primeiro dia da Copa Brasil, na raia de Niterói, teve ventos fracos, de seis a sete nós, exigindo muita sensibilidade dos velejadores para perceber as mudanças de direção do vento, além de uma técnica apurada. “Tive um dia consistente, com poucos erros. Consegui prever a direção do vento melhor que nas últimas competições e fiz boas regatas”, analisou Scheidt.

“O nível está bem forte, com vários nomes fortes. O Bruno Fontes velejou muito bem, hoje. O holandês (Schaardenburg) também. E tem um inglês mais jovem (LOrenzo Chiavarini), ao lado do Nick Thompson, com possibilidade de surpreender”, apontou Scheidt, atual número 2 do ranking mundial da Laser, patrocinado por Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela.

Bruno Fontes
Bruno Fontes

Em sua última competição do ano, o velejador Bruno Fontes (UNIMED, CBVELA, MARINHA DO BRASIL, IATE CLUBE DE SANTA CATARINA, GOVERNO DO PARANÁ E AGE DO BRASIL) teve um grande início nas três regatas de abertura da Copa Brasil de Vela. Com uma vitória e um terceiro lugar, além de um 10º, Fontes aparece na 3ª posição no campeonato com 14 pontos perdidos e brigando pela ponta.

“Estou muito focado para esse evento. De longe foi uma das melhores preparações que fiz no ano e vim decidido a conquistar um bom resultado. Arrisquei nas largadas e consegui bons resultados com isso”, disse Bruno.

A parte técnica será um grande fator para apontar os vencedores das regatas, uma vez que o nível da Copa Brasil de Vela tem chamado a atenção, principalmente na classe Laser, devido ao grande número de atletas estrangeiros inscritos na flotilha.

“Com certeza essa será uma das competições mais fortes que teremos no Brasil. Os estrangeiros comparecem em peso para os eventos na raia dos Jogos Olímpicos e isso torna a competição ainda mais interessante”, explica.

Além de Scheidt e Bruno Fontes,  Alex Veeren é o décimo, com 33 pontos perdidos. Para a Laser, estão previstas de duas a três regatas por dia, a partir das 13 horas, até sábado, quando os dez primeiros colocados disputarão a medal race, valendo pontos dobrados. A Copa Brasil de Vela definirá a Equipe Brasileira de Vela Olímpica para 2015.

Classificação após três regatas

1. Robert Scheidt (BRA) – 8 pontos perdidos (4+3+1)
2. Rutger Van Schaardenburg (NED) – 11 pp (1+5+5)
3. Bruno Fontes (BRA) – 14 pp (3+1+10)
4. Giovanni Coccoluto (ITA) – 15 pp (2+10+13)
5. Christopher Barnard (USA) – 16 pp (10+2+4)
6. Lorenzo Chiavarini (GBR) – 20 pp (6+7+7)
7. Gustavo Lima (POR) – 21 pp (8+4+9)
8. Charlie Buckingham (USA) – 22 pp (5+6+11)
9. Francesco Marrai (ITA) – 25 pp (7+12+6)
10. Alex Veeren (BRA) – 33 pp (12+9+12)

Fotos: Fred Hoffmann/CBVela

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here