Na última semana foi finalizada a 70ª regata Rolex Giraglia, uma das regatas mais tradicionais e famosas do Mar Mediterrâneo, que ocorreu entre os dias 9 e 14 de junho e contou com a presença do veleiro “Camiranga”, representando o VDS neste evento magnífico.

70ª Regata Rolex Giraglia – Foto: Fabiano Benedetti

Reunindo o mais alto nível de habilidade e tecnologia, o circuito foi especial tanto pela edição comemorativa de 70 anos, quanto pelas disputas em si. Equipes do mundo todo prestigiaram um dos maiores eventos da classe Oceano, entre eles a tripulação composta pelo comandante Eduardo Plass, Renato Plass, Samuel Albrecht, Guilherme Roth, Alexandre Rosa, Alexandre Rimoli, Guilherme Hamelmann, Ari Soares, Gilcimar Percilio, Marcos Pinheiro, Gonzalo Vértiz (ARG), Diego Garay (ARG) e Nevio Sabadin (ITA), a bordo do veleiro “Camiranga”.

70ª Regata Rolex Giraglia

A Equipe, formada em grande parte por velejadores do VDS, representou não só o clube, mas também o Brasil neste grande evento. Dividido em três etapas,  a edição iniciou com a regata  Sanremo – Saint Tropez, com largada às 11h da noite do dia 9 junho, a qual teve o barco brasileiro como Fita Azul. Samuel Albrecht, atleta olímpico, conta como foi esta primeira etapa do campeonato:

“A tripulação se reuniu dois dias antes em Gênova para treinar e se adaptar, fizemos essa regata em condições de vento extremamente fraco, mas largar à noite foi bem legal. Velejamos a madrugada toda e mesmo, sem poder ver muito a terra, foi muito divertida, onde pudemos relembrar um pouco do barco que fazia tempo que não velejava.”

Terminada na manhã do dia 10, os velejadores chegaram a Saint-Tropez para as regatas inshores, conhecendo a maior parte da flotilha nesta etapa. Definido para a classe IRC 0 e MAXI 1, o “Camiranga” contou com familiares dos principais tripulantes a bordo, como por exemplo Angela, Jaqueline e Cláudia Plass, entre outros membros que contribuíram muito com o clima alegre da tripulação.

‘Foi bem legal, conseguimos velejar com os melhores barcos do evento, sendo o menor deles nas disputas, nas quais tivemos resultados poucos expressivos, dado que o Camiranga é pensado para regatas longas. Tivemos a oportunidade também de fazer algo diferente, que não costumamos fazer, que foi velejar com essas pessoas que fazem parte da família Crioula, que nos acompanham e geralmente não podem estar presentes”. Comenta Samuel.

70ª Regata Rolex Giraglia – Foto: Fabiano Benedetti

Com 140 barcos, a 70ª Regata Rolex Giraglia durou mais de 30h

Chegada a última etapa da competição, o circuito offshore “Rolex Giraglia”, em seus 70 anos, que começou no dia 14 de junho, saindo de Saint-Tropez, passando por Giraglia e finalizando em Gênova. A regata durou mais de 30h, com 140 barcos que saíram da França em direção à Itália, com um percurso de 241 milhas náuticas, vento fraco e festa linda!

Albrecht faz uma avaliação final muito positiva da competição e dos momentos vividos junto da tripulação:

‘Tivemos uma excelente velejada, com uma noite estrelada maravilhosa! O mais surpreendente foi o grande número de barcos que, devido ao vento fraco, chegavam até dois ou três dias depois, com uma festa de recepção muito legal. Foi uma linda experiência para a equipe Crioula que esteve ao lado dos melhores velejadores e melhores barcos, aprendemos bastante e velejar no camiranga é um prazer e que a gente possa seguir usando-o em muitas regatas!”

Fabiano Benedetti, velejador, fotógrafo e sócio do VDS, também pode acompanhar e registar de perto esse campeonato incrível junto desta tripulação especial:

“Através do Comodoro Fred Roth, que fez o intermédio com o Yacht Club Italiano, pude estar lá para fotografar e fui muito bem recebido, com todo um suporte de ponta para cobrir alguns momentos da competição! Foi demais, valeu a muito experiência como velejador e também como fotógrafo”

Confira os resultados completos aqui.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here