Após dois anos de intensa colaboração, a Lexus apresentou o notável iate Lexus LY 650

Construído pela Marquis Yachts, com sede nos EUA, e com design de interiores do renomado estúdio italiano Nuvolari Lenard, o LY 650 é um iate de luxo de influência global que transmite perfeitamente as qualidades de luxo da Lexus.

Os clientes Lexus conhecem a marca por seus carros de luxo que alcançam a “perfeição na construção” através de incrível habilidade e inovação por dentro e por fora. Assim como a compra de um carro Lexus, o LY 650 é um iate criado para uma clientela extremamente exigente que procura adquirir uma embarcação de luxo supremamente trabalhada. Portanto, era crucial encontrar uma equipe que pudesse interpretar de maneira competente o espírito da Lexus em uma visão marítima.

Reunião de mentes de diferentes setores

“A realização do LY 650 foi um processo emocionante e desafiador, diferente de tudo o que experimentamos nos 27 anos anteriores em design de iates”, comenta Carlo Nuvolari, diretor e sócio sênior da Nuvolari Lenard. “Com as partes interessadas baseadas em três continentes diferentes e de três culturas muito distintas, foi um verdadeiro caldeirão de influências e estilos, um projeto genuinamente global”.

A colaboração aconteceu em todo o mundo, desde a Toyota City no Japão até o Nuvolari Lenard Design Studio em Veneza, e a sede de fabricação do Marquis em Pulaski, Wisconsin. Além da evidente diversidade cultural das empresas, as diferentes abordagens industriais trazidas à mesa pela gigante automotiva Toyota, contrastando com a natureza personalizada da indústria náutica, deram ao projeto outra dimensão interessante, diz Nuvolari, acrescentando:

Essência e filosofia de design da marca lexus

“Foi um processo realmente fascinante; Devido ao volume de produção que a Lexus está acostumada, suas equipes são muito bem organizadas e têm uma maneira altamente estruturada de trabalhar. Eu acho que eles também acharam gratificante poder colaborar e se relacionar com especialistas de um setor totalmente diferente. Fabricantes de automóveis como a Toyota são extremamente precisos e detalhados, porque se concentram em espaços pequenos, como a cabine do carro. Eles trabalham em um escala milimétrica, enquanto, como projetistas de iates, trabalhamos em uma escala métrica – então tivemos que encontrar uma maneira de nos encontrar no meio”.

“Não é possível replicar exatamente a sensação de estar em um carro quando você está em um iate desse tamanho, pois isso realmente envolveria apenas as opções de móveis”, diz Dan Lenard, diretor e sócio sênior da Nuvolari Lenard. “Precisávamos destilar a essência e a filosofia de design da marca Lexus e depois traduzir isso em algo na escala de uma casa. Foi certamente um desafio, mas, graças ao envolvimento contínuo das equipes de design da Toyota ao longo de dois anos, na minha opinião, fizemos isso com muita eficácia. ”

Representação realista de curvas semelhantes a carros

Com os designs de interiores do LY 650 acordados, a próxima tarefa era transmitir ao Marquês o que Nuvolari Lenard e Lexus queriam criar, enquanto simultaneamente entendiam do fabricante as realidades do que poderia ser alcançado em termos de espaço, materiais e restrições técnicas.

Como um iate pretendia evocar a sensação de estar em um carro, uma consideração crítica era garantir que não houvesse arestas vivas ou linhas retas em todo o interior. Em um carro, isso é por razões de segurança, para proteger o motorista e os passageiros de se machucarem; mas na escala de um iate de 65 pés, o empreendimento se torna complicado.

Nuvolari Lenard perseverou na criação de uma representação realista de curvas semelhantes a carros, e com grande efeito – talvez seja melhor exibido na cabine principal no andar inferior. Aqui, a cama king-size apresenta uma base curva e flutuante e cabeceira arredondada para transmitir a sensação de estar em um casulo, semelhante à cabine de um carro. A mesa, a espreguiçadeira e a porta ecoam as curvas e as bordas arredondadas, resultando em uma atmosfera relaxante.

Além das formas do interior, os materiais usados ​​a bordo seriam cruciais para replicar efetivamente a “experiência Lexus”, acrescenta Nuvolari:

“Tivemos que empurrar o envelope em termos dos materiais que selecionamos. Obviamente, eles precisavam ser de nível marítimo e atender aos padrões regulamentares, mas também tiveram que ecoar o visual Lexus Premium. O couro era naturalmente uma parte importante de transmitir a sensação de estar dentro de um carro, e escolhemos o mesmo couro creme de alta qualidade, tanto para dentro quanto para fora. Também projetamos recursos de couro em locais que você normalmente não espera encontrá-los em um barco, como em painéis de portas com padrões elaborados de costura. Foi muito eficaz”.

Couros ecológicos em várias áreas

Para complementar o elegante couro creme, uma combinação de tons marrom escuro e marrom-acastanhado foi usada nos armários, móveis e pisos, além de ferragens de aço inoxidável polido. As madeiras selecionadas incluem eucalipto frise e nogueira lacada a preto. A pedra creme no LY 650 é um novo mármore marfim, enquanto a pedra marrom escura é um mármore imperador escuro. Assim como o couro de origem americana, os couros ecológicos foram colocados em várias áreas.

Com pára-brisas grandes e janelas laterais, a capacidade de ver os arredores é importante não apenas por razões de segurança, mas também para apreciar a vista. Consequentemente, o LY 650 apresenta grandes quantidades de vidros, tanto no salão de convés principal em plano aberto quanto no convés de serviço e acomodação abaixo. Desde o para-brisas de grandes dimensões que arqueia acima do leme até os montantes minimizados e as grandes janelas para os portos e para a popa, o salão é inundado de luz e uma sensação de abertura.

Mas a verdadeira obra-prima dos vidros do LY 650 está na cabine principal, onde as enormes janelas com notáveis ​​vigias “flutuantes” dão a impressão de estar na suíte do proprietário de um super iate. O triunfo no design é o resultado de muito trabalho, visão e colaboração entre Lexus, Nuvolari Lenard e Marquis.

Um layout considerado

O novo LY 650 é um pouco baseado no conceito Lexus Sport Yacht de 42 pés que foi exibido pela primeira vez em janeiro de 2017, mas possui um estilo único e distinto. Do lado de fora, o seu flybridge “esporte” ajustado para a popa do perfil garante que o LY 650 mantenha sua estética dinâmica. O deck de popa apresenta um grande sofá em forma de U e mesa de jantar com um vínculo estreito com o espaço interior graças às portas traseiras de altura total e a barra traseira externa à porta que reflete a bancada do outro lado do vidro.

Nuvolari comenta que esse layout oferece a extensão visual ideal do espaço interior, proporcionando um local agradável para o entretenimento.

A escada do salão para o convés inferior foi conscientemente projetada por Nuvolari Lenard como um espaço aberto e iluminado, com metal e madeira altamente polidos para elevá-la de um simples local de passagem a uma parte agradável do iate. Com uma aparência tão Premium, parece que você está em um iate muito maior, enquanto oculta inteligentemente itens funcionais na passagem, como a lavadora e a secadora.

“Talvez a parte de um iate que tenha a sinergia mais aparente com o carro seja o leme, e por isso foi especialmente importante para a Toyota garantir que o leme do LY 650 tenha uma aparência distintamente Lexus”. Esse foi um desafio interessante para os designers italianos, comenta Nuvolari, acrescentando:

“Praticamente falando, você dirige um carro sentado enquanto você dirige um iate sentado e em pé. Naturalmente, era muito importante que a Lexus se esforçasse bastante nesse espaço, e havia muitas discussões de design necessárias para fazer com que parecesse apenas correto. Como um toque Premium interessante para um iate desse tamanho e, para dar ao leme uma aparência moderna e de alta tecnologia, os controles são integrados a uma ponte de vidro com bordas de aço inoxidável. É muito visualmente atraente e um recurso de design que consideramos um grande sucesso”.

“Foi um processo fascinante trabalhando no design do LY 650 e gostamos dos desafios e das experiências com novos parceiros e culturas. Estamos realmente orgulhosos do que alcançamos e esperamos ver seu sucesso no mercado”.

A primeira unidade do LY 650 foi lançada no International Boat Show de Fort Lauderdale de 2019 e várias outras unidades já estão em produção.

Especificações:

Comprimento total: 19,96m / Boca: 5,76m / Motorização: 2 X IPS de 800 hp / Capacidade de combustível: 4013L / Capacidade de água: 852L / Capacidade do tanque de retenção: 643L / Cabines: 3 / Banheiros: 3 / Pernoite: 6 pessoas

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here